Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

11:30 a.m.

Queijinhas de limão

by , in

Não me enganei no titulo, o nome da receita é mesmo essa, queijinhas, são género queijadinhas, o nome penso que será por causa do leite que com tanta  raspa do limão talha, mas no final temos umas queijadas com um sabor intenso a limão.
A receita foi retirada de uma teleculinária antiga, não sei o nº pois já não tem capa, mas, há muito que estava na minha lista das receitas a experimentar.
As queijadas no forno crescem muito, mas como queijada que se preze, abatem sempre um pouco, não se assustem é mesmo assim.
Rendeu 20 queijinhas que foram devoradas num instante.

0,5 dl de leite
1  colher sopa de manteiga
raspa de 1 limão
5 ovos
400g de açúcar (usei só 300g)
170 g de farinha
40g de farinha maizena


Unte as forminhas com manteiga e polvilhe-as com farinha.
Leve o leite com a manteiga e a raspa de limão ao lume num tacho até derreter a manteiga (o leite  talha, não se preocupe é mesmo assim).
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar, adicione depois o leite em fio, e mexendo sempre e, por fim, misture ambas as farinhas peneiradas, e envolva cuidadosamente para que não ganhem grumos.
Passe o creme por um passador de rede, verta para as formas e leve ao forno em banho-maria por cerca de 30 minutos em forno a 180º.
Espete o palito para verificar se as queijadas estão cozidas, retire-as do forno, e deixe-as arrefecer, desenforme-as e coloque-as sobre forminhas de papel.
3:07 p.m.

Pudim de batata cenoura e pescada

by , in

Tinha copiado esta receita da Regina da Comunidade do Orkut - Culinária Receitas, para experimentar, acontece que um dia destes fiz batatas cozidas com pescada, e resolvi cozer um pouco a mais que as medidas do costume para que sobrasse. Assim fiquei com a base praticamente pronta para esta receita, acrescentei por minha conta sobras de pescada cozida sem peles nem espinhas, salsa, e  ficou uma delicia.

3 batatas grandes


3 cenouras cozidas

1 xicara de chá de leite

2 colheres sopa de farinha de trigo

3 ovos inteiros

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

3 colheres sopa de queijo parmesão ralado

1 colher chá de sal

Acrescentei por minha conta: Pescada cozida sem peles e espinhas e salsa picada


Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até homogenizar a massa.

Colocar em forma untada e levar ao forno moderado até que esteja dourado e cozido por cerca de 40 minutos.
12:09 p.m.

Arroz de nabiças com filetes de carapau grelhados

by , in


Adoro nabiças, novinhas muito tenras, este arroz foi o acompanhamento de filetes de carapaus, mas para mim poderia ser apenas arroz que eu ficava muito bem.

Num tachinho colocar um fio de azeite, uma cebola e um dente de alho bem picadinhos, deixar estalar, juntar as nabiças previamente arranjadas, deixe-as murchar e aos poucos juntar um pouquinho de água fervente, juntar o arroz (para nós 3 uma xícara de arroz), deixar ferver, mexendo com um garfo para que fique solto, temperar com sal e adicionar aos poucos mais água fervente até o arroz estar cozido, mas com um pouquinho de caldo. Desligar o fogão tapar e deixar 2/3 minutos, servir de seguida.

Os Carapaus foram abertos ao meio, retirei a espinha, temperei-os com sal e sumo de limão, pincelei-os com um pouco de azeite e levei-os a grelhar na chapa quente
10:37 a.m.

Pasta de beringela

by , in




Gostei tanto da experiencia do babagamuche do   Fabio  que tenho experimentado a pasta com outros ingredientes, esta ainda sem o tahine que não consigo encontrar, mas com sabor bem Português, ficou  uma pasta muito saborosa.

2 beringelas
2 dentes de alho
sumo de 1/2 limão pequeno
azeite virgem extra espiga q.b
sal e pimenta moida na hora

Assar as beringelas no bico do fogão até ficarem bem moles. Deixar amornar e retirar a pele e o cabinho.
Colocar a polpa das berindelas numa taça funda, juntar os alhos, o sumo de limão, azeite, sal e pimenta
moida na hora, bater com a varinha magica, provar se achar que está muito acido juntar mais um pouquinho de azeite e bater novamente. Levar ao frigorifico por cerca de 1 hora. Servir com tostinhas.
1:45 p.m.

sopa de nabiças com feijão de debulhar (feijocas)

by , in
Feijão de debulhar é raro encontrar nos supermercados, estes foram-me oferecidos ainda nas vagens já secas,  foram debulhadas  e os feijões  para não estragarem, foram cozidos e congelados, assim  é meio caminho andado para uma refeição rápida, uma fervura e já está.

Esta sopa é muito apreciada por todos nós.


3 batatas grandes
1 cebola
1 dente de alho
1 molho de nabiças
1 mão cheia de feijões de debulhar (feijoca) previamente cozidos
sal a gosto
um fio de azeite clássico espiga



Colocar 3 batatas previamente descascadas, lavadas e cortadas em pedaços, 1 cebola e 1 dente de alho numa panela, juntar água até cobrir os legumes e levar ao lume até que fiquem bem cozidas. Passar com a varinha, se estiver um creme muito grosso juntar mais um pouco de água, quando levantar novamente fervura juntar as nabiças que foram lavadas, escolhidas e cortadas em juliana, e os feijões que foram também cozidos previamente. Temperar com sal  deixar ferver e juntar e um fio de azeite classico espiga. Quando as nabiças estiverem cozidas, retira-se do lume ( se as nabiças forem novinhas è só dar uma fervura).
2:15 p.m.

Moscovita

by , in


Um pudim bem fresco, e com crocante que faz as delicias de qualquer um

Como não levei ao congelador ele não ficou tão firme como deveria, mas ficou muito bom.


4 folhas de gelatina
4 gemas
150 g de açúcar em pó
2,5 dl de leite
1 vagem de baunilha
2 dl de natas

Para o nougat
1 colher de manteiga
150 g de açúcar
100 g de nozes

Ferva o leite com a vagem de baunilha.
Demolhe a gelatina em água fria.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.Junte o leite fervido, aos poucos mexendo sempre. Incorpore a gelatina escorrida e dissolva-a. Mexa de vez em quando para arrefecer.
Bata as natas e envolva-as no creme e leve ao congelador por cerca de 3 horas numa numa forma para pudins, previamente untada com óleo. (Eu coloquei no frigorífico em vez do congelador, ficou muito cremoso)

Para o nougat: Parta as nozes em pedacinhos. Numa frigideira leve o açúcar e a manteiga até derreterem e ficar um tom dourado, nessa altura junte as nozes, abane a frigideira para que estas sejam envolvidas no caramelo. Deite sobre uma superfície lisa e untada e deixe arrefecer. Com o rolo da massa parta o nougat em pedacinhos.

Desenforme o pudim, decore com o nougat.



12:08 p.m.

Lombo de porco assado á minha moda

by , in

Lombo de porco é carne muito usada nesta casa, uso quase sempre cachaço, é mais gordo, no entanto mais saboroso e  mais tenro e suculento.

A forma de temperar vai variando conforme a disposição e os ingredientes disponiveis neste caso, uma mistura de sal, coentros e alho desidratados, pimentão e louro, azeite e vinho branco, massajar a carne com este tempero e deixar repousar pelo menos uma hora. Levar a assar, regar com mais um fio de azeite e vinho branco, ir virando de vez em quando para assar por igual. 

Servi com batatas assadas, penca salteada com cenoura.
11:49 a.m.

Bolo de chocolate da Beira Baixa

by , in


Este bolinho foi feito pela filhota, receita do livro "Cozinha Regional Portuguesa", muito fofo e gostoso. Serviu também para experimentarmos o óleo em spray espiga  para untar formas, acabaram-se os dedos untados com margarina.



4 ovos
250 g de açucar
60 g de manteiga
2 dl de leite
200 g de farinha com fermento
100 g de chocolate em pó
1 colher chá de sumo de limão

Batem-se as gemas com o açucar e a manteiga derretida, junta-se o leite, o chocolate e a farinha. Bate-se bem, adiciona-se o sumo de limão e as claras em castelo, envolve-se.
Leva-se a cozer em forma untada e polvilhada com farinha.
10:00 a.m.

Pudim dos Amores

by , in

Eu adoro fazer doces, tanto como os comer, há muito que não fazia pudins, comprei uma teleculinária onde só aparece pudins, anotei alguns para fazer e este foi o primeiro. Muito bom.

3 dl de leite
2 dl de natas
raspa da casca de 1 laranja
4 gemas+3 ovos
120 g de açúcar
1 colher de farinha maisena
Caramelo liquido

Untar a forma com caramelo liquido que pode ser de compra, eu fiz o caramelo, coloquei 100 g de açúcar numa frigideira pequena e alta e levei ao lume até o açúcar derreter e ficar com tom levemente dourado, nessa altura reguei com sumo de meia laranja, e deixei ferver até ficar novamente liquido (normalmente ao adicionar o liquido fica endurecido e salta bastante, mas com a fervura volta ao normal).

Ferver o leite com as natas e a raspa de laranja, deixar amornar.
Bater as gemas e os ovos com o açúcar e a farinha maisena, adicionar o leite morno aos poucos mexendo sempre.
Passar esta mistura por um coador e colocar na forma.
Levar a assar no forno em banho-maria por 45 minutos. Desenformar depois de frio.


5:03 p.m.

melão e figos com presunto em cama de folhas verdes

by , in

Uma entrada simples e deliciosa, que consistitu numa salada verde de mistura de alfaces verde e roxa, rucula e agrião, temperadas com sal, azeite e vinagre balsamico, melão cortado em cubos, figos cortados em quatro e tiras finas de presunto.
10:00 a.m.

Farofa de cenoura e bacon

by , in

Esta é a farofa preferida pelo pessoal da casa e foi a que acompanhou o feijão preto e a couve.

1 cenoura ralada
1 cebola pequena finamente picada
1 dente de alho
cubinhos de bacon
1/2 pimento cortado em cubinhos bem pequenos
8 a 10 colheres de farinha de mandioca
azeite

Colocar um fio de azeite numa frigideira e levar ao lume com a cebola,o alho e o bacon picado, a cenoura e o pimento a fritar ligeiramente,(até a cebola ficar transparente), temperar com sal, acrescentar a farinha e misturar para agregar bem todos os ingredientes, a farinha vai absorver toda a humidade e engrossar ficando com um tom dourado. Apague e sirva .
10:00 a.m.

penca salteada com alho e bacon

by , in


Esta foi a couve que acompanhou o feijão com orelheira do post anterior, como não tinha couve galega, foi uma penquinha, ou couve portuguesa como quiserem chamar.

A penca foi lavada e escolhida, retirei os talos mais grossos, miguei-a como se fosse para caldo verde, escaldei-a em água fervente, escorri.

Numa frigideira coloquei um fio de azeite, uma cebola pequena e 2 dentes de alho picados, acrescentei bacon cortado em cubinhos pequeninos e deixei fritar ligeiramente só até a cebola estalar temperei com sal e acrescentei as couves e deixei saltear, misturando bem para absorver os sabores.


4:42 p.m.

Feijão preto com orelheira

by , in

Feijão preto


orelheira fumada

linguiça

cebola, alho e folha de louro

1 laranja





A orelheira costumo preparar de véspera, queimam-se todos os pelos, lava-se bem, raspa-se e volta-se a lavar. Costumo deixar de molho em água abundante.



Cozo em agua abundante, deixo esfriar e corto-a em pedacinhos.



Cozo o feijão preto em bastante água (costumo usar a panela de pressão). Reservar a água de cozer o feijão.



Num tacho coloco um fio de azeite, a cebola e o alho picado, junto uma folha de louro, e a linguiça cortada em rodelas, quando a cebola começa a alourar refresco com um pouco de vinho branco, junto a orelheira, um pouco de água e deixo refogar. Vou acrescentando aos poucos a água de cozer o feijão, nesta altura convém ver se está temperado ou se precisa de sal, normalmente não coloco pois a orelheira já é salgada. Quando a orelheira estiver bem refogada, junto o feijão e uma laranja inteira, deixo apurar mais um pouco. Gosto de deixar este feijão com algum molhinho.A Laranja é para absorver a gordura e deixa um gosto especial, depois do feijão pronto retiro-a.
Acompanho o feijão com farofa e couve salteada.
6:43 p.m.

Bifinhos de peru com bacon

by , in

Esta receita eu vi no blog da colher de pau, achei uma boa ideia para variar os bifes de peru, que em minha casa são muitíssimo usados.
Uma refeição muito simples e muito saborosa. 


bifes de peru cortados em pedaços

um fio de azeite

bacon cortado em tirinhas

50 ml de vinho branco

sal e pimenta



Temperar os bifinhos com sal e pimenta.

Numa frigideira coloque o azeite e frite ligeiramente o bacon, até dourar. Retire-o e reserve-o.

No mesmo azeite frite os bifes de peru em ambos os lados, até ficarem dourados. Junte o bacon e o vinho e deixe ferver alguns minutos para perder o álcool.

Servi os bifinhos com arroz de ervilhas
11:21 a.m.

Arroz de tamboril com delicias de camarão

by , in

Tamboril limpo cortado em cubos pequenos.


3 tomates sem pele

1 cebola

2 dentes de alho

1/2 pimento verde

azeite

2 dl de vinho branco

coentros

1 chávena de arroz carolino

delicias de camarão

piri-piri

sal

limão

1 colher de sopa de pó de sopa de marisco



Temperar o peixe com sal e sumo de limão e reservar. Ferva as espinhas do tamboril. Coe e reserve



Pique a cebola, os alhos e o o pimento e leve-os a refogar num pouco de azeite, refresque com o vinho branco, acrescente os tomates cortados em pedacinhos e deixe-os refogar até desfazerem, acrescente um pouco do caldo reservado tempere com um pouco de sal e o piri-piri (pouco lembre-se que o peixe também tem sal), junte o arroz, misture com um garfo, e vá acrescentando o caldo aos poucos.Quando o arroz estiver a meio da cozedura, acrescente o tamboril e o liquido da marinada, misture, junte também as delicias de camarão, rectifique os temperos,se gostar dissolva a colher de sopa de pó de marisco num pouco de água fria e junte ao arroz, deixe o arroz acabar de cozinhar. Quando cozido acrescente os coentros picados. Apague o lume e sirva de seguida.



Nota: este arroz deve ficar bem malandrinho, por isso é necessário ir juntando o caldo á medida que vai cozendo.
3:07 p.m.

carne de porco estufada na panela de pressão

by , in

Comprei um pedaço de perna de porco que pedi para cortarem em pedaços para fazer rojões, mas acabei por não os fazer, e acabaram estufados na panela de pressão.

A carne de porco cortada em pedaços foi temperada com sal, pimentão, louro, cominhos, piri-piri, e vinho branco, ficou a marinar algumas horas, depois coloquei na panela de pressão com um fio de azeite e deixei alourar, acrescentei o liquido da marinada, um cebola cortada as rodelas, 1 pimento em tiras, 3 tomates médios sem peles, e um copo de água, tapei a panela e deixei após tomar pressão durante uns 15 minutos. Terminado o tempo, retirei a pressão e abri, a carne já estava macia, deixei ao lume com a panela aberta mais uns minutos para o molho apurar. Servi com arroz branco e salada de tomate.
11:13 a.m.

Arroz de carne de cozido

by , in

Este arroz surgiu da necessidade de aproveitar arroz branco que tinha sobrado de uma refeição e aproveitar a carne e enchidos (sobras de um cozido) que estavam no congelador. Viraram uma refeição saborosa e muito fácil e rápida de confecionar.

Coloquei um tacho com um pouco de água a ferver. Arranjei metade de um repolho, e cortei-o em pedaços, uma cenoura que cortei em rodelas, quando a água começou a ferver juntei os legumes e deixei cozer.


Quando cozidos juntei a carne e os enchidos do cozido e deixei ferver mais alguns minutos para libertarem o sabor e a gordura, provei, não juntei sal, pois a carne já tinha sal suficiente.

Juntei o arroz que já estava cozido e temperado, envolvi bem no caldo, deixei ferver para que o arroz absorvesse os sabores.
11:09 a.m.

Que fruto é este?

by , in


Alguem conhece este fruto, foi a primeira vez que o vi, e provei,  o sabor é um pouco exotico vai do sabor a meloa, sem ser doce, ao sabor leve de pera.
Se alguem o conhecer e me puder dizer o nome para que eu possa procurar mais informações sobre o mesmo. Agradeço.
10:12 a.m.

Parfait de limão

by , in

Uma delicia geladinha, numa tarde quente, uma maravilha.

3 dl de água
300 g de açúcar
1 limão
8 gemas
2 dl de natas

Ferva a água com o açúcar e as cascas de limão cortadas (só o vidrado). Deixe ferver 3 a 4 minutos, retire do lume e deixe amornar.
Verta 1,5 dl desta calda sobre as gemas, mexendo sempre. Passe por um passador de rede fina e leve as gemas a lume brando, mexendo sempre, até cozerem mas sem deixar ferver.
retire o preparado do lume e continue a bater com a batedeira eletrica até obter um preparado espumoso e firme.
À parte bata as natas até ficarem firmes e envolva-as delicadamente no preparado anterior.
Forre uma forma com película aderente ( eu usei a forma de silicone, pelo que não precisei de forrar) encha--a com o preparado e leve ao congelador.
Alguns minutos antes de servir desenforme, decore com as cascas de limão da calda  ou se prefeir cascas cristalizadas e sirva com a restante calda de limão levemente aquecida.
12:44 p.m.

sopa de penca

by , in





Raramente me lembro de publicar sopa, talvez porque a como todos os dias e a base das minhas sopas sejam normalmente idênticas variando os legumes conforme a época.

Neste caso a base foi composta por 2 batatas grandes,  1 xuxu, tudo descascado, lavado e cortado em rodelas, 1 cebola cortada em tiras, e 1 dente de alho, foi tudo a cozer num tacho coberto com água, quando cozido, foi reduzido a puré,e temperado com sal, quando recomeçou a ferver juntei uma penquinha que foi previamente lavada, escolhida e cortada em juliana fina. Deixei a couve cozer reguei com um fio de azeite e retirei do lume.
Gosto desta sopa também com feijão previamente cozido. 







3:00 p.m.

Coelho embrulhado

by , in


Em casa coelho é uma carne muito apreciada, por ser uma carne branca com pouco teor de gordura, eu tento que ele entre mais vezes nas refeições do dia a dia, mas as preferência da família vão para os assados, e este ficou muito especial.

Eu costumo retirar todas as gorduras do coelho, gosto de o partir em pedaços e então temperar, neste caso foi temperado com sal, uma mistura de pimentão e louro picado, coentros e alhos esmagados, um pouco pimenta moída na hora e um fio de azeite, ficaram neste tempero cerca de 2 horas, depois enrolei cada pedaço numa tira de Bacon magro bem fina.

Na forma de barro de ir ao forno coloquei uma cebola grande cortada em rodelas e tomates sem peles cortados em pedaços, coloquei o coelho enrolado no Bacon por cima, reguei com um fio de azeite e levei ao forno médio regando de vez em quando com o próprio molho, quando ele começar a ficar tostado, vire-o com cuidado para ficar assado por igual de ambos os lados.

Servi com batatinhas assadas á parte e salada mista.




2:00 p.m.

cotovelos com delicias de camarão e espinafres

by , in

Encontrei estas delicias de camarão no super mercado, são delicias do mar em forma de camarão grande, uma delicia mesmo, resolvi fazer esta receita que pedia camarão, mas que foi muito bem substituído.

Cozer a massa em água fervente temperada com sal juntamente com uma cenoura cortada em pedacinhos.
Escorrer e reservar.
Numa frigideira ou wok colocar dois dentes de alho picados, uma cebolinha também picada e um fio de azeite, deixar ferver temperar com um pouco de sal, juntar os espinafres em folhas previamente lavados, deixar saltear um pouco até os espinafres murcharem, juntar então as delicias de camarão deixar saltear mais um pouco, eu também juntei tomatinhos cereja que andam em abundância na minha cozinha, mas a receita não pede.
Quanto os espinafres e as delicias estiverem no ponto juntar a massa reservada, um fio de azeite, temperar com uma pitada de pimenta moída na hora, envolver tudo. Apagar o lume. Colocar na taça de servir e deliciar-se.
12:03 p.m.

Babaganush do Fabio

by , in

Esta é uma receita Israelita do Fábio da comunidade do orkut minhas tuas nossas receitas, uma pasta de beringela para barrar umas tostinhas, bem light deliciosa, escolhi esta entre as inúmeras receitas de babaganush pois a maioria delas, libanesas, tem na sua composição pasta de gergelim, que eu ainda não consegui encontrar, esta por sua vez é composta por  ingredientes bem simples que temos sempre em casa.

2 beringelas grandes
1 colher de sopa de alho espremido (usei 3 dentes de alho)
azeite
1 colher sopa de vinagre tinto
paprica picante (usei um piri-piri)
sal

Queime as beringelas directamente no bico do fogão até que a casca esteja totalmente queimada e a polpa esteja quase a desmanchar-se. Deixe arrefecer um pouco, retire as cascas. depois amasse a polpa manualmente até que fique uma pasta acrescente os outros ingredientes e misture bem (eu aqui coloquei a varinha magica e reduzi a puré juntamente com o alho, sal, azeite, e vinagre).
Verifiquei os temperos se estavam a meu gosto. Depois é só colocar numa tacinha e levar ao frigorífico  por 3 horas, depois é só ir petiscando com umas tostinhas, com pão sirio....
5:55 p.m.

Sumo de melão e canela

by , in


Tenho a mania de comprar melões grandes pois acho que são os melhores, acaba sempre por sobrar, então para aproveitar fiz este sumo que ficou bem agradável.
Bati pedaços de melão bem fresco juntamente com uma colher de café de canela no liquidificador. Depois é só colocar no copo e servir.
9:30 a.m.

Espetadas de peru com legumes salteados

by , in

Compre bifes de perú mais grossos que o habitual e corte em cubos, tempere com sal, pimenta e sumo de limão.
Faça as espetadas intercalando os cubos de perú pedaços de cebola e pedaços de pimento, pincele com um pouco de azeite e leve a grelhar, virando de vez em quando para grelhar por igual de todos os lados.

Entretanto corte uma beringela em cubos, uma courgete em meias luas e alguns tomates cereja ao meio, tempere os legumes com sal, pimenta, cominhos, oregão e um fio de azeite.
Aqueça um Wok ou uma frigideira bem quente e salteie os legumes começando a colocar primeiro a beringela deixar saltear um pouco, depois juntar a courgete e por fim o tomate, deixar saltear mais um pouco, mexendo de vez em quando.

Servi as espetadas com os legumes e arroz branco.
9:03 a.m.

Tagliatelle verde com salmão

by , in

Aqui fica um prato saudável, muito gostoso, e muito fácil de preparar. Uma forma diferente de servir salmão e agradar a todos.

Para 4 Pessoas:

300g de tagliatelle verde
500 g de lombinhos de salmão
1 cebola
2 dentes de alho
100 g de tomate cereja
azeitonas pretas descaroçadas
1 colher de alcaparras (se gostar)
sal, azeite, pimenta moída na hora e mangericão


Cozer a massa em água fervente temperada de sal. Escorra-a e reserve-a.
Cortar o salmão em cubinhos e tempera-o com um pouquinho de sal.
Picar a cebola e o alho e refoga-lo no azeite até a cebola ficar transparente, junte o salmão e deixe dourar. Corte o tomate em metades e junte-o ao salmão, acrescente as azeitonas.
Deixe cozinhar por 5 minutos, acrescente a massa cozida e as alcaparras. Envolva, transfira para a taça de servir. Regue com um fio de azeite tempere com pimenta moída na hora e mangericão finamente picado. Sirva de imediato.
9:00 a.m.

Salada de tomates e pimento assado

by , in

Estes pimentos foram assados no disco do fogão até ficarem bem chamuscados, depois foram pelados por baixo de água fria corrente, retirei as pevides e cortei-os em tiras temperei-os com sal, alho picado, um fio de vinagre e bastante azeite, ficaram nesta marinada de um dia para o outro.
A salada é uma vulgar salada de tomate cereja, azeitonas e cebola , a que se juntou o pimento assado e temperou-se com o molho dos pimentos.

6:25 p.m.

Fanecas fritas com arroz de tomate e pimentos

by , in


Arroz de tomate malandrinho com peixe frito é das minhas refeições prediletas, não tem nada que saber, mas aqui fica a sugestão.


Amanhar as fanecas, temperar com sal e sumo de limão e reservar.


Fazer um refogado com azeite, cebola e alho picadinhos, quando a cebola murchar juntar tomates previamente pelados e cortados em pedacinhos deixar fritar um pouco e juntar um pouco de água e deixar ferver até o tomate ficar desfeito, nessa altura acrescentar o pimento cortado em pedaços, e 3 copos de água, temperar com sal e deixar ferver. Juntar 1 copo de arroz, misturar e deixar cozer, mexendo de vez em quando com um garfo, até estar cozido, solto e ainda com alguma calda.
Passar as fanecas por farinha, sacudir, e frita-las em óleo quente, até estarem douradinhas.
9:38 a.m.

coxas de frango assadas

by , in



Mais frango assado, neste caso coxas, normalmente vou juntando os ingredientes e os temperos conforme o tenho á mão e desta vez foi assim.





Temperei as coxas com uma mistura de sal, alho, coentros e pimentão, reguei com um fio de azeite e espremi o sumo de um limão, juntei as cascas e deixei a marinar por cerca de 2 horas no frigorífico, coloquei na assadeira juntamente com a marinada, juntei batatinhas pequenas descascadas e golpeadas, tomates cherry e folhas de mangericão, envolvi tudo, reguei com mais pouquinho de azeite e foi a assar ao forno até estar bem douradinho como eu gosto.

9:34 a.m.

Salada de tomates com azeitonas e mangericão

by , in

Mais uma saladinha de verão, nestes dias quentes é o que sabe melhor.



Tomates cherry cortados ao meio

cebola em fatias finas

azeitonas descaroçadas e cortadas ao meio

mangericão cortado em pedaços



Juntar tudo numa saladeira e temperar com sal, vinagre tinto, azeite e um pouco de pimenta moída na hora.
9:58 a.m.

salmão com salada de grão e beringelas grelhadas

by , in

Uma refeição completa, saudável, equilibrada, pratica, e faz-se num ápice.

Postas de salmão temperadas com sal, alho em pó e sumo de limão que vão ao grelhador depois deste estar bem quente até ficarem no ponto.
Beringela cortada em rodelas finas temperadas com sal que também vão a grelhar. Depois de grelhadas,rega-se com um pouquinho de azeite e sumo de limão.

Enquanto isso
1 frasco de grão cozido
tomate partido em cubos
pepino cortado em cubos
pimento também cortado em cubinhos
cebola picadinha

Coloca-se tudo numa saladeira, tempera-se com sal, azeite, vinagre e salsa picada.
9:40 a.m.

Mil folhas de legumes

by , in

Que tal uma entrada de legumes assados, para reactivar o blog que tem estado de férias.

Esta entrada foi inspirada numa receita que vi numa revista já algum tempo enquanto esperava a minha vez num consultório, tão fácil e pratica e com um visual lindíssimo, decidi que tinha que a fazer. O tempo foi passando e agora decidi-me, com os legumes que dispunha em casa.

beringela
courgete
pimento
tomate
sal
alho em pó
ervas a gosto (usei orégão e mangericão fresco)
azeite

Cortar os legumes em rodelas com espessura de 0,5, o pimento preferi cortar em quartos. Numa assadeira colocar todos os legumes misturados e temperar com o sal, alho, as ervas se regar com um fio de azeite. Envolver tudo para que todos os legumes fiquem temperados e levar a assar por cerca de 10 minutos.

Depois de assado é só montar os mil folhas com os legumes em camadas , comecei por beringela, tomate, pimento, courgete, tomate, pimento,beringela, tomate pimento e courgete. Por cima regar com o molho dos legumes assados que ficou na assadeira.
11:20 a.m.

Coxinhas de frango da Maria

by , in

Mais uma receita muito gostosa que aprendi com a Maria, amiga do Orkut, que tem uma comunidade maravilhosa, onde ensina a fazer salgadinhos, estas receitas tipicamente brasileiras, bem diferentes das nossas mas que eu adoro. Maria muito obrigada pelo carinho e disponibilidade em nos ensinar. Adorei....

06 batatas grandes (01 k.) ou mandioca
01 litro de água da cozedura do frango
02 caldo knor de frango
02 colheres de sopa de margarina
04 copos farinha (de 250 ml) (até dar o ponto na massa)

Massa:
Coza as batatas. Amasse bem e coloque novamente na panela, com o caldo do frango, o knor e a margarina. Deixe ferver, prove o sal e vá colocando a farinha aos poucos até dar o ponto. Pode precisar de mais ou menos farinha depende das batatas serem mais ou menos farinhentas. O ponto é quando se pega na massa ela não gruda nos dedos. E desgruda da panela.
Retire da panela e coloque numa superfície lisa, amasse-a com as mãos até ficar lisa. (dica da Maria: para não se queimar embrulhe a mão num pano, eu usei uma luva de pano, e coloque dentro de um saco plástico assim pode amassar sem se queimar)
Não deixe criar crosta na massa, vá misturando ela devagar pra alisar.
Faça bolinhas do mesmo tamanho e quando tiver uma boa quantidade, recheie as coxinhas. Abrindo-as com as pontas dos dedos, coloque o recheio e volte a fechar, tenha o cuidado de ir apertando a massa pra sair o ar ,(deixando ar nos salgadinhos, corre se o risco de estourar).
Não use farinha na mesa, se precisar, sempre passe margarina nas mãos.

Recheio:
02 peitos de frango
01 cebola picadinha
Cebolinho e salsinha a gosto, alho
Colorau e sal a gosto.

Cozinhe peito de frango com alho, cebola e temperos verdes.
Coe o caldo pra fazer a massa.
Desfie a carne. ...
Coloque óleo na panela, um pouquinho de colorau, alho e cebola, refogue sem queimar os temperos, coloque o frango, sal e os demais ingredientes que quiser, não deixe a carne com muito caldo, nem muito seca também. Deixe esfriar, pra rechear. Recheio pronto.

Para empanar:
01 copo (250 ml) de leite,
01 copo de água,
02 colheres(sopa) de maisena
01 pitada de sal,
Misture todos os ingredientes e passe os salgados de massa cozida nessa mistura e depois no pão ralado.

Para congelar: Coloque os salgadinhos numa forma de alumínio, um do lado do outro, leve ao congelador para congelar por umas 3 horas, depois coloque nos sacos, tire o ar e volte ao congelador de novo. Congele por 3 Meses

Para fritar, retire uma hora antes, deixe a gordura ficar quente, (colocar um salgadinho pra fazer a prova, antes de colocar os outros). Colocar poucos de cada vez, uns 4 ou 5 depende na panela, para evitar esfriar rápido a gordura



Os meus prontinhos para congelar.




9:30 a.m.

Choquinhos

by , in

Uma refeição muito gostosa, pratica e apreciada por todos.

1 kg de choquinhos
azeite
alho
piri-piri
coentros
sumo de limão

Levar um tacho com um fio de azeite com os alhos picados e o piri-piri ao lume, quando o azeite começar a ferver juntar os chocos limpos. Tapar o tacho e deixar cozinhar até ficarem tenros abanando o tacho de vez em quando, os chocos largam água salgada durante a cozedura, por isso não costumo colocar sal, se o liquido que eles largam secar e os choquinhos ainda não estiverem tenros coloque um copinho de vinho branco, nessa altura juntar os coentros deixar apurar. Apagar e espremer o sumo de um limão, sacudir o tacho para os envolver bem no sumo e servir.
Acompanhei com batata cozida e vagens cozidas.
9:00 a.m.

Gelatina com creme rosado

by , in


Uma sobremesa fresquinha para estes dias de calor, foi retirada do site tudo gostoso
Para ficar mais bonito devia ter inclinado as taças enquanto a gelatina endurecia, como também só preparar o 2º creme depois da gelatina estar solidificada, mas como o meu tempo era escasso, preparei os dois cremes e deixei a mousse solidificar numa taça grande, na hora de servir, retirei bolas com a colher de gelado e coloquei por cima da gelatina solidificada, decorei com morangos e servi, não ficou tão bonito como o da receita original, mas assim poupei pelo menos 3 horas e ficou pronta a horas.
2 gelatinas de morango
Água fervente
1 medida da lata do leite condensado de leite
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de maisena
1 pacote de natas
Morangos para enfeitar
1.Prepare 1 gelatina de acordo com instruções da embalagem
2.Coloque em taças individuais pela metade
3.Para obter um efeito bonito, leve as taças ao frigorifico de alguma forma que fiquem inclinadas (eu não me preocupei com isso)
4.Quando endurecer prepare a segunda parte da sobremesa
5.Dissolva a outra gelatina em 1 copo de água fervente,reserve.
6.Leve ao lume o leite condensado com a maisena dissolvida no leite
7.Mexa até ferver. Retire do lume.
8.Deixe esfriar e misture a gelatina reservada e as natas (eu bati as natas assim ficou tipo mousse)
9.Complete as taças com o creme
10.Leve ao frigorifico até endurecer
11.Decore com morangos

9:30 a.m.

tortellines com tiras de peru, espinafres e cogumelos

by , in


Quando preciso de uma refeição rápida o que me vem á ideia é massa.

Tinha bifinhos de peru temperados com sal, pimenta moída na altura alhos picados e coentros desidratados, azeite e um pouquinho de vinho branco. Cortei-os em tirinhas.

Tinha espinafres já lavados e separados em folhinhas.

Massa só tinha tortelinis de queijo, que coloquei a cozer em água fervente abundante temperada com sal.
Levei as tirinhas de peru a fritar num pouquinho de azeite até dourarem. Retirei o peru e adicionei os espinafres até murcharem temperei com um pouquinho de sal. Retirei os espinafres e juntei alguns cogumelos a perderem a água, nessa altura juntei tudo, a massa também já estava cozida, escorri tendo o cuidado de reservar um pouquinho da água da cozedura e juntei aos outros ingredientes. Envolvi tudo, deixei apurar mais um pouquinho e servi.









10:07 a.m.

Bolo brigadeiro

by , in


Mais um dos bolinhos do aniversário da filhota que fez 11 anos, bem fofinho e delicioso.

Massa:
5 ovos (gemas e claras separadas)
1 e 1/2 xicara de chá de açucar
2 xicaras de chá de farinha
1 colher sobremesa de fermento em pó
1/2 xicara de chá de chocolate em pó
1/2 xicara de chá de leite morno

Recheio:
1 lata de leite condensado,
3 colheres sopa de chocolate em pó
1 colher sopa de margarina
1 pacote de natas

Cobertura:
1 lata de leite condensado,
a lata do leite condensado com leite comum
3 colheres sopa de chocolate em pó
1 colher de margarina
1 colher de maizena
granulado de chocolate

Massa:

Na batedeira, bater as claras em castelo, juntar as gemas uma a uma batendo sempre, adicione o açucar. Sempre a bater acrescente a farinha, o chocolate e o fermento, por ultimo o leite.
Retire da batedeira e coloque em forma untada e enfarinhada.
Leve ao forno préaquecido até que enfiando o palito saia limpo. Depois de frio corte em duas partes no sentido horizontal e espalhe o recheio.
Monte o bolo e cubra com a cobertura, polvilhe com o granulado.
Recheio:
Misture o leite condensado, o chocolate, a manteiga, leve ao lume até mexendo sempre até abrir estrada, retire do lume e junte as natas misture bem, deixe esfriar e use.
Cobertura:
Misture todos os ingredientes e leve ao lume até engrossar. Utilize depois de frio.
10:14 a.m.

Bolo fofo folhado

by , in



Este foi o bolo de aniversário da filhota, um dos preferidos pelo pessoal da casa.

Um bolo muito delicado, fofissimo, com uma camada de massa folhada no meio, recheio creme pasteiro que vai dar humidade ao bolo, a cobertura optei por marshelow.

Massa:
6 ovos (gemas e claras separadas)
6 colheres sopa de açucar (se gostar mais docinho acrescente mais 3)
3 colheres sopa de farinha
3 colheres sopa de maizena
1 colher sobremesa de fermento em pó

Na Batedeira bater as clara em castelo, juntar as gemas uma a uma batendo sempre, juntar o açúcar aos poucos, colocar as farinhas também aos poucos batendo sempre, por fim o fermento, envolve e retira da batedeira.

Colocar em forma untada e enfarinhada, (neste caso optei por untar a forma, forrar com papel vegetal e voltar a untar). Levar ao forno a 180º até que enfiando o palito saia seco.

Retirar do forno, desenformar, e depois de frio cortar ao meio, colocar metade do recheio, numa das partes, por cima, a massa folhada, outra camada de recheio, bolo, cobrir com a cobertura e decorar a gosto.

massa folhada:

1 placa de massa folhada estendida na forma do bolo e levada assar até estar bem dourada e estaladiça (pique a massa a meio da cozedura para não levantar) .Use depois de fria apare as pontas para ficar da largura do bolo. Aproveite as aparas para a decoração.

Creme pasteleiro:
1 litro de leite
1 colher de café de essência de baunilha
3 ovos e 1 gema
120 g de açúcar
65 g de farinha (usei maizena)

Retirar uma xícara de leite e ferver o restante com a essência de baunilha.

Bater muito bem os ovos com a gema, juntar o açúcar. Dissolver a farinha na xícara de leite frio e juntar á gemada, mexer bem. Quando o leite estiver frio deitar em fio na gemada misturando muito bem. Levar novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre.

Retire do lume e espere esfriar antes de usar.

Cobertura:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de agua
3 claras

Ferva a agua com o açúcar até ficar uma calda em ponto de fio.

Bata as claras em castelo firme e adicione a calda quente em fio continuando sempre a bater até ficar bem firme e brilhante. Aplique de seguida.









9:27 a.m.

taça cremosa de Chocolate

by , in





Comprei o livro "Nigella Bites", já tinha visto esta receita de copos cremosos de chocolate, na tv, mas como sempre, só vejo estes programas enquanto estou a fazer outras tarefas, não prestei a devida atenção. Agora com o livro, com as medidas certas e os ingredientes á mão não resisti. Mudei o nome para taças pois foi assim que foram servidas, é que eu sou gulosa e um pequeno copo não satisfaz a minha gula.


175g de chocolate preto 70 % cacau

150 ml de natas

100 ml de leite

1/2 colher de chá de essencia de baunilha

1/4 de colher de chá de pimenta da Jamaica (usei pimenta rosa)

1 ovo


Triturar o chocolate. Aquecer as natas juntamente com o leite até estarem quase a ferver, juntar a baunilha e a pimenta. Colocar a mistura das natas no robot, no meu caso, no liquidificador, juntar o chocolate triturado, deixar repousar durante 30 segundos.

Bater durante 30 segundos, juntar o ovo e bater mais 45 segundos (confesso que nao cumpri estes tempos e bati bem mais)

Colocar a mistura nos copos, no meu caso taças e levar ao frigorifico durante 6 horas ou de um dia para o outro.

Tirar do frio 20 minutos antes de ser servidos.

9:33 a.m.

peito de peru recheado com nabiças

by , in

Comprei peito de perú pedi para o abrirem no talho em forma de um bife grande para o rechear, tarefa que costumava fazer em casa, mas já que o talhante prepara porque não aproveitar este serviço, as facas e o engenho, são bem mais eficientes, e eu poupo o tempo que já é tão curto para outras tarefas mais prazeirosas.

Peru preparado, foi só colocar no tabuleiro onde iria assar e temperar com uma pasta de azeite, sal, pimentão doce, piri-piri, alho esmagado, envolvi em ambos os lados esta pasta e reguei com vinho verde branco. Deixei a marinar de um dia para o outro.

No dia, cozi as nabiças em água temperada com sal, escorri-as e saltei-as em azeite e alho.

Peguei no tabuleiro do Peru e coloquei uma camada de queijo fatiado, por cima desta coloquei as nabiças. Enrolei e atei com fio de cozinha para prender bem e o recheio não sair.

Reguei com um fio de azeite e levei a assar até ficar dourada.

Acompanhei com batatas assadas e salada de pepino.

9:30 a.m.

Croquetinhos de Carne Moida da Maria

by , in
Esta receita é da Maria da Comunidade do Orkut Cozinha sem frescura, bem diferente desta que costumo fazer e está no início deste blog.


01 xicara (240 ml) de leite
01 xicara de água
02 copos de farinha de trigo
01 tablete de knorr Carne
01 col cheia de margarina
02 xicaras de carne moída e refogada com cebola picadinha, alho, pimenta calabresa, tempero verde e uma pitadinha de sal.

Levar a água e o leite a ferver, colocar a margarina e o knorr. Quando começar a ferver colocar a carne já refogada, quando começar a ferver de novo, deitar a farinha de uma só vez e mexer com uma colher de pau ate desprender da panela.
Retirar a massa, colocando em cima de uma mesa untada com margarina.
Deixe amornar e sovar bem a massa, até ficar uma massa lisa. Modele os crequetinhos, passe numa mistura de água e leite e uma colher de maisena( nesta fase alterei a receita e panei como costumo passando pelo ovo e pão ralado). Depois no pão ralado. Fritar no óleo quente.

Depois de panados costumo coloca-los em bandejas e congela-los, assim tenho sempre prontos para uma emergencia.
9:30 a.m.

trifle

by , in



Este trifle foi uma adaptação ao trifle que a Nigella apresentou no programa da SIC Mulher "Nigella Bites", fiquei encantada com a simplicidade e a forma como ela apresentou a receita, que tive que a fazer. Como sempre adaptei aos ingredientes que tinha em casa, pelo que desta vez vou colocar a minha receita que acabou por ser bem diferente da original. Pena é que não consegui nenhuma foto em condições.
Quanto á sobremesa posso dizer que estava um espetaculo, todos adoraram.


1ª Camada
1 e 1/2 xicara de framboesas
2 xicaras de agua
1 e 1/2 de açucar
1 raminho de limonete
1 pacote de biscoitos champanhe
Faça uma calda com 2 xicaras e meia de água e 1 xicara e meia de açucar,e deixe ferver por cerca de 5 minutos, apague e junte um ramo de limonetee deixe repousar.
Retire cerca de 3/4 de xicara da calda e leve novamente ao lume numa panelinha com as framboesas, deixe engrossar um pouco até ficar um especie de compota e retire do lume. Deixe amornar.
Passe os biscoitos champanhe pela compota e arrume-os na taça onde vai servir. Jogue mais um pouco de compota dor cima, e um pouco de calda de limonete, para que os biscoitos fiquem bem enbebidos. Reserve.
2ª Camada
Creme:
0,5 de leite
1 pau de canela
6 colheres de açucar
2 colheres farinha maisena
1 casca de limão
4 gemas
Ferva o leite com o pau de canela e a casca de limão; retire e serve a canela.
Junte o açucar á farinha maisena e vertalhe o leite em fio mexendo bem.
Bata as gemas; adicione-as ao preparado obtido e misture bem. Leve ao lume em banho-maria até engrossar.Coloque por cima dos biscoitos. Deixe esfriar.
3ª camada
1 pacote de natas
4 colheres açucar confeiteiro
Bater as natas bem firmes e juntar aos poucos o açucar confeiteiro., Bater mais um pouco e colocar sobre o creme já frio.
Por fim a calda de limonete que sobrou levar novamente ao lume até ficar um caramelo claro. Deixer arrefecer e colocar por cima das natas.
Servir esta sobremesa bem fresca.
Texto e fotos de : Conceição Coelho




9:30 a.m.

mousse de limão

by , in



Sobremesa preparada pela Letícia para comemorar o Dia da Mãe. Uma delicia...
3 dl de natas,
4 claras
4 colheres sopa de açucar
sumo e raspa de um limão
2 folhas de gelatina
canela p/ polvilhar
Bata as natas e reserve.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Bata as claras em castelo. quando estiverem firmes, junte o açucar aos poucos batendo sempre, reserve.
Retire um pouquinho de natas e leve ao lume embanho-maria. Junte as folhas de gelatinas escorridas e envolva de modo a diluirem por completo. Rerite do Lume.
À parte misture as restantes natas com as claras, o sumo e a raspa de limão envolva delicadamente.
Por fim envolva o preparado de gelatina. Leve ao Frigorifico durante cerca de 4 horas. decore com canela. Sirva bem fresco.
Texto e fotos por Conceição Coelho




9:30 a.m.

carne de porco com ameijoas

by , in

carne porco (barriga cortada em cubos)
ameijoas
sal, pimentão doce, alhos, folha de louro, e piri-piri
vinho branco
salsa
limão, picles
azeite

Na vespera temperar a carne com sal, pimentão doce, alhos esmagados, folha de louro e piri-piri, regar com o vinho e deixar marinar .
No dia colocar um tacho ao lume com um fio de azeite, fritar ligeiramente a carne até obter um tom dourado, juntar o liquido da marinada e um pouquinho de água se necessário, e deixar a carne cozer até ficar tenra e o liquido quase desaparecer e começar a fritar novamente, nesta altura juntar as ameijoas, a salsa, um pouco de picles picados, abanar o tacho para que os ingredientes se misturem, cortar um limão em pedacinhos e juntar. Mais um mexidela e retirar do lume.

Acompanhei com batata cozida e grelos salteados com alho, e reguei com o molhinho da carne.
Texto e fotos por Conceição Coelho


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram