Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

BOLA DE CARNE FOFINHA


Adoro bolas de carne, nestes dias de confinamento tenho experimentado algumas, são óptimos lanches.

Esta bola é super fácil de fazer, usei a batedeira para bater a massa, depois é só esperar levedar, cerca de 1 hora em local seco  sem correntes de ar(uso o microondas) untar e enfarinhar uma forma e fazer as camadas, o recheio é a gosto, usei chouriço de colorau que lhe dá um sabor mais acentuado, fatias de bacon, queijo e fiambre.

A particularidade desta massa diferente de outras que já experimentei é que é mole, elástica mas mole,  não dá para esticar com rolo, mais parece massa de bolo, mas é mesmo assim.



Para fazer esta bola vai precisar dos seguintes ingredientes para a massa:

600g de farinha
4 dl de leite morno 
1 pacote de fermento padeiro seco (fermipam)
5 ovos 
3 colheres sopa de azeite
1 pitada de sal

Para o recheio usei:
400g de bacon
2 chouriços de colorau cortados em rodelas  finas
100 g de queijo (facultativo)
200 g de fiambre

Aquecer o leite até amornar e dissolver nele o fermento de padeiro, juntar os ovos bater um pouco, juntar o azeite e o sal. Colocar na batedeira com varas para massa, juntar a farinha e bater por cerca de 10 minutos, primeiramente em velocidade baixa para não levantar a farinha, depois em velocidade alta até a massa ficar elástica.

Retirar da batedeira, tapar com um pano e deixar a levedar em local seco por cerca de 1 hora ou até duplicar de volume.

Untar e enfarinhar um tabuleiro, coloque 1/4 da massa,  com ajuda de uma espátula espalhe a massa, não queremos uma base grossa, mas sim fina, por cima coloque 1/3 do recheio, novamente uma camada de massa, espalhe bem e faça uma camada fina, novamente recheio, mais uma de massa e uma de recheio, termine com massa. Leve a assar em forno a 180º por cerca de 40 m. A meio da cozedura pincele com ovo batido para ficar aquele douradinho brilhante.


 


Sem comentários:

Enviar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram