Meus pais tem um pequeno quintal que nos tem brindado com algumas colheitas excepcionais, que são divididas pelos filhos, como eu sou uma grande apreciadora de legumes, tenho tido ofertas generosas, e me deparo com problemas como conserva-los por mais tempo, eu não gosto de desperdício, então surgiu-me a ideia deste post e outros que virão com outros produtos, em que vou vou colocar as minhas experiências de como preparar para não deixar estragar e como me ajudam no dia a dia corrido, estando quase prontos. Espero desta forma ajudar, e aprender pelo que estou aberta a outras sugestões. Conto convosco.
|
Grelos de Nabos |
Grelos de nabo, excelente fonte de vitaminas, ricos em magnésio, fibras, folatos e cálcio, trazem enormes benefícios para a saúde do cólon e dos pulmões, também são benéficos para a artrite reumatóide e arteriosclerose.
Eu costumo coloca-los em água fria com um pouco de vinagre durante alguns minutos, depois de retirar as folhas amarelecidas. Lavo-os em água corrente, corto os talos mais duros, cozo-os em água fervente, escorro-os, passo por água fria, para parar a cozedura e arrefecerem mais rápido, e separo por porções, algumas com mais se forem para saltear, outras com menos se forem para adicionar a arroz, massas, feijão,sopas, e se forem muitos preparo um esparregado que depois de pronto e arrefecido também posso congelar.
|
esparregado de grelos
Depois de cozidos, escorridos, levo-os a saltear em azeite com alguns dentes de alho esmagado, tempero de sal, polvilho com uma ou duas colheres de sopa de farinha, dependendo da quantidade de grelos, adiciono leite aos poucos depende da quantidade e se queremos muito ou pouco espesso, deixo engrossar um pouco, rectifico os temperos, adiciono noz moscada, ou cominhos, e depois trituro com a varinha magica, volta ao lume para acabar de engrossar.
Coloco em taças, deixo arrefecer bem, tampo e congelo.
Quando preciso é só deixar descongelar e aquecer bem.
|
|
grelos prontos a congelar
|
Estes estão destinados para ser salteados, depois de descongelados, coloco uma frigideira funda com lume com um fio de azeite, deixo aquecer e junto os grelos, alho picado, tempero com sal e cominhos, e deixo-os saltear. Adoro a acompanhar carnes assadas.
Outras sugestões:
Grelos salteados com bacon e alho
Arroz malandro de grelos e feijão
Querida Conceição, adoro o esparregado destes grelos :)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semama.
ADOREI AS DICAS TBM NÃO GOSTO DE DESPERDICIO!
ResponderEliminarBEIJO
A minha mãe coze-os e escorre-os bem. Coloca numa caixa e junta alho picado e azeite, envolve e guarda no frio. Duram mais tempo e estão sempre prontos a servir. Bjks
ResponderEliminarPs: os meus favoritos!
Eu também sou uma grande apreciadora de grelos, tanto de nabo como de couve...
ResponderEliminarNesta época que é tão vasta, coloco depois de bem lavados e escorridos, guardo-os também em porções, no congelador...
Tal como tu, separados tanto para arroz ou para saltear...
Adoro simplesmente...
jinhos
Excelentes sugestões que nos trazes aqui é sempre agradável conhecer métodos para consumir legumes.
ResponderEliminarGostei muito...
Beijinhos
eu adoro grelos e quando estao na altura de ser apanhados apnho e depois congelo ja prepardos e pre cozinhados.
ResponderEliminaragora delicio-me com eles:-)
Gosto mais deles salteados e amanhã vão acompanhar o almoço :)
ResponderEliminarMuito bom. Acabei de cozinhar um bom molho de nabo. Vou saltear uns poucos e comer com frango grelhado. O restante vai ser congelado em porções.
ResponderEliminarOs talos aproveito sempre e com eles faço uma base para sopa (triturados) a que junto feijão e chouriço para dar gosto. Um pouco de cominhos aqui.
Já fiz migas também comeles e pão demilho. Fica muito bom
Esses "grelos" são as folhas do próprio nabo? Sou brasileira e fiquei curiosa.
ResponderEliminarOlá, grelos são os brotos dos nabos ou das couves.
Eliminar