Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

4:39 p.m.

Salada de arroz, salsichas e beringela

by , in

Para aproveitar sobras de arroz

arroz cozido
salsichas
1 cenoura ralada
azeitonas
1 tomate
1 beringela
maionese

Corte a beringela em rodelas e grelhe-as de ambos os lados.
Grelhe as salsichas e corte-as as rodelas.
Forre a saladeira com rodelas de tomate, por cima coloque o arroz, a cenoura ralada, as rodelas de beringela cortadas aos quartos, as rodelas de salsichas e as azeitonas. tempere com a maionese, misture e sirva.
4:29 p.m.

Roupa Velha

by , in

O Natal passou é tempo de reaproveitar as sobras .

Batatas cozidas
bacalhau cozido
couve portuguesa cozida
alhos
azeite
vinagre
cominhos
azeitonas

Num tacho coloque as batatas cortadas em pedacinhos, por cima o bacalhau em lascas
as couves cortadas em pedaços, tempere com alhos picados, cominhos regue com azeite e um pouco de vinagre e leve ao lume mexendo sempre até as batatas ficarem bem desfeitas.
Retire do lume, coloque em travessa e enfeite com azeitonas.
4:01 p.m.

Aletria de leite

by , in

Mais um doce que não pode faltar na minha mesa em tempo de Natal.
1 l de leite
1 pitada de sal
100 g de aletria
1 casca de limão
1 pau de canela
200 g de açúcar
50 g de manteiga
canela em pó
5 gemas de ovos
Leve o leite ao lume com uma pitada de sal, o pau de canela e a casca de limão até levantar fervura.
Adicione a Aletria partida em bocadinhos, o açúcar e a manteiga, mexa e deixe a massa cozer até absorver todo o leite. (Se a massa ainda não estiver cozida acrescente mais um pouco de leite).
Retire do lume e junte as gemas bem batidas mexendo sempre para não talharem, leve novamente ao lume continuando a mexer até cozerem .
Retire o pau de canela e a casca de limão e verta para uma travessa.
Polvilhe com canela em pó.
3:48 p.m.

Bolo de Ananás

by , in

6 ovos
8 colheres sopa de açúcar
6 colheres sopa de farinha
1 lata de ananás
cerejas em calda
açúcar para fazer caramelo


Faça um caramelo brando com açúcar e um pouco de calda de ananás.
Com este caramelo unte uma forma redonda, coloque as rodelas de ananás e as cerejas dentro dos centros do ananás.
Bata as gemas com o açúcar até ficar uma massa esbranquiçada, junte 3 colheres sopa de calda de ananás, mexa bem, junte 1 rodela de ananás partida aos bocadinhos, , misture, misture a farinha e envolva as claras batidas em castelo firme.
Coloque a massa na forma e leve a assar em forno a 180º. Faça o teste do palito e quando estar cozido desenforme.
3:28 p.m.

Rabanadas de leite

by , in

Rabanadas não podem faltar numa mesa natalícia.

1/2 l de leite
1 canela em pau
1 casca de limão
açúcar
canela
6 ovos
1 cacete

Ferva o leite com um pau de canela e uma casca de limão e açúcar a gosto (deve ficar bem docinho).
Corte o cacete em fatias mais ou menos com 2 cm.
Mergulhe o pão no leite ainda quente com cuidado para ficar bem molhadinho mas sem desfazer,retire, escorra numa rede.
Bata os ovos muito bem e passe neles o pão e leve a fritar em óleo bem quente, até ficarem douradas.
Coloque sobre papel absorvente e depois passe por uma mistura de açúcar e bastante canela.
3:26 p.m.

Bolo Rei

by , in
2:46 p.m.

Tronco de Natal

by , in

Este troco ficou uma delicia, muito fácil de fazer, e muito bonito numa mesa de Natal.

Para a massa:4 ovos
100 g de açúcar
4 colheres sopa de farinha com fermento

Para o recheio e cobertura:
200 g de chocolate em tablete
50 g de manteiga
2 dl de natas
nozes

Para decoração:
nozes
cerejas e abóbora cristalizada para enfeitar

Creme e cobertura:
Aqueça as natas com a manteiga, junte o chocolate partido em pedaços e mexa até derreter completamente e obter uma consistência aveludada. Reserve.

Massa:
Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada.
Bata as claras em castelo e adicione-as á gemada alternando com a farinha peneirada.
Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado.
Leve a assar em forno a 180º, por cerca de 15 a 20 minutos.
Desenforme sobre uma folha de papel vegetal, enrole com a ajuda desta, desenrole e cubra com o creme de chocolate, polvilhe com nozes picadas e volte a enrolar.corte uma das pontas do rolo e cole em um dos lados com um pouco de creme de chocolate.Barre todo o bolo com o creme, leve ao frigorífico para solidificar e volte a barrar com o mesmo creme, com um garfo faça ranhuras em todo o cumprimento, decore as extremidades com nozes, faça um raminho com as cerejas e com a abóbora cristalizada faça folhinhas e decore.
Salpique com um pouco de açúcar confeiteiro para dar a ideia de flocos de neve.

Nota: Fiz outro que recheei com doce de alperce e coloquei pedacinhos de alperces secos partidos em bocadinhos por cima do recheio. Também ficou uma delicia.
9:47 p.m.

Azevias de Grão

by , in



O Natal está aí, já apetece aquelas especialidades, esta é tradicional no Norte, espero que gostem.

Para a massa:
250 g de farinha
1 pitada de sal fino
75 g de manteiga
1 ovo
um pouco de agua

Para o recheio:
250 g de grão cozido
150 g de açúcar
1,5 dl de agua
raspa de 1 laranja
2 gemas
canela
óleo para fritar

Prepare a massa:
Coloque a farinha e o sal numa tigela.
Adicione a manteiga fria aos pedaços e amasse, acrescente o ovo, amasse e vá juntado a agua aos pouquinhos até ficar uma massa que possa ser trabalhada com o rolo.

Prepare o recheio:

Tire a pele ao grão cozido e esmague.
Com o açúcar e a agua prepare uma calda de açúcar fazendo ponto assoprado(quando ao soprar a escumadeira retirada da calda se formarem bolas que ficam agarradas á escumadeira).
Junte o puré de grão, raspa de laranja e deixe ferver suavemente até fazer estrada.
Fora do calor junte as gemas e a canela, mexa muito bem.

Estenda a massa, disponha uma colher de recheio, dobre a massa e corte em meias luas.
Frite em óleo bem quente e escorra sobre papel absorvente

Se gostar polvilhe com açúcar e canela.
9:44 p.m.

Bola de Carne II

by , in



Tenho andado á procura de uma receita de bola de carne igual ás que se compram em alguns cafés, ainda não encontrei, mas esta ficou muito fofinha, o gosto bastante agradavel, é perfeita para um lanche. Ficou enorme, da próxima vez divido a massa e faço duas mais pequenas.

500 g de farinha
3 ovos
1 saqueta de fermento fermipan ou 30 g de fermento padeiro
50 ml de vinho do porto
100 ml de leite morno
2 colher sopa de açúcar
100 g de margarina
1 pitada de sal fino
Carnes frias a gosto (fiambre, chourição, presunto, bacon, mortadela)
Queijo em fatias

Peneire a farinha, junte o fermento fermipan (se for fermento padeiro desfazer num pouco de leite morno e juntar 100 g de farinha e deixar levedar até ficar em esponja).
Faça uma cova no centro da farinha e junte os ovos, a manteiga, o açúcar, a pitada de sal, o leite e o vinho do Porto, e amasse muito bem até ficar uma massa bem elástica.
Faça uma bola e deixe levedar cerca de 20 minutos em local morno.
Com o rolo estenda a massa e coloque as carnes frias por cima e o queijo, enrole e deixe repousar por mais 20 minutos.
Pincele com ovo batido e leve ao forno a 180º até ficar bem dourado, nessa altura espete o palito e veja se está cozido.
9:41 p.m.

Tarte Outonal

by , in

Esta tarte é muito simples de preparar, o que lhe dá o toque especial é a mistura da fruta fresca com os frutos secos que estão na decoração.
Na massa se preferir pode trocar as nozes por raspas de laranja que também fica muito bom.

Para a massa:
200 g de farinha
40 g de açúcar
uma pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 gema
2 claras
50 g de margarina
3 colheres sopa de leite
100 g de nozes bem picadinhas

Para o creme:
0,5 de leite
1 casquinha de limão
1 pau de canela
5 gemas
5 colheres sopa de açúcar
uma pitada de baunilha
2 colheres sopa de farinha maizena
3 folhas de gelatina incolor

Para decorar:
1 laranja
1/2 xícara de passas
1 xícara de nozes

Prepare a massa:

Misture a farinha com o fermento, o sal e o açúcar. Abra uma cavidade e no centro coloque a gema, as claras, a margarina e o leite. Misture tudo até obter uma massa flexível e adicione por fim as nozes picadas, envolvendo bem. Deixe em repouso cerca de 20 minutos e de seguida estenda com um rolo sobre superfície enfarinhada.
Forre com ela uma tarteira , cubra com papel de alumínio e encha com leguminosas.
Leve ao forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos.

Prepare o Recheio:

Ferva metade do leite com a casca de limão e o pau de canela.
Á parte bata as gemas com o açúcar, a baunilha e a maizena, junte o restante leite frio e mexa bem.
Adicione este composto ao leite quente e leve ao lume em banho-maria, até engrossar, mexendo sempre.
Retire e incorpore a gelatina previamente demolhada e espremida.

Finda a cozedura da tarte retire o papel de alumínio e as leguminosas e recheie com o creme.
Deixe solidificar, no frigorífico.
Sirva decorada com as rodelas de laranja, passas e nozes picadas.
9:38 p.m.

Lulas recheadas com arroz

by , in

Esta receita retirei-a do livro de Peixes da Vaqueiro, é bem diferente das lulas recheadas que costumo preparar, gostei bastante, as lulas por si só já são uma refeição completa, mas fritei umas batatas para acompanhar o molhinho e preparei uma saladinha para complementar.

750 g de lulas médias
1 cebola picada
2 colheres sopa de azeite
75 g de arroz
2 tomates picados
1 dente de alho
2 colheres de sopa de salsa picada
1 dl de agua
0,5 dl de vinho branco
sal e pimenta (usei malagueta)

Para o molho:
1 cebola picada
1 cenoura picada
30 g de margarina
1 colher de azeite
3 tomates pelados
1 copo de vinho branco

Prepare as lulas: puxe cuidadosamente para fora do saco a cabeça e as vísceras. Retire a cartilagem transparente e dura que está no interior dos sacos.
Corte os tentáculos junto á cabeça. e deite a cabeça fora.
Tire a pele escura que reveste os sacos e os tentáculos. Vire os sacos do avesso e lave-os bem.
Corte os tentáculos em bocadinhos.

Numa frigideira, aloure a cebola picada em 2 colheres sopa de azeite. Junte o arroz cru e deixe alourar. Adicione os tentáculos, os tomates picados sem peles, o dente de alho picado, a salsa picada, a agua, o vinho. Tempere de sal e pimenta e deixe cozer tapado durante 5 minutos.
Encha os sacos das lulas com este preparado e feche-o com um palito.

Num tacho deite a cebola e a cenoura picada, a margarina e o azeite, os tomates pelados e o copo de vinho. Introduza as lulas tape e deixe cozer em lume brando cerca de 40 minutos.
9:48 p.m.

Biscoitos saloios

by , in

Estes biscoitos foram feitos pela minha filha e pelo meu sobrinho de 4 anos, ficaram lindos, Adoro vê-los a brincar com a massa.
Na minha opinião ficaram bem doces, quando fizer novamente vou reduzir o açúcar para metade.

200 g de farinha de trigo
100 g de farinha de milho
100 g de margarina
150 g de açúcar
3 colheres sopa de mel de cana
1 colher chá de canela
1 colher chá de erva-doce
1 colher de chá de fermento
2 ovos
1 colher sopa de azeite

Peneire as farinhas para uma tigela, junte a margarina, o açúcar, o mel, a canela, erva-doce, fermento, os ovos inteiros e o azeite. Misture até obter uma massa homogénea.
Tenda bolinhas e achate-as.
Leve a cozer em forno a 180º durante cerca de 10 minutos.
6:05 p.m.

Costoletas de Novilho Grelhadas

by , in


Para aqueles dias em que queremos uma boa refeição sem qualquer trabalho.
Para 2 pessoas:

2 costeletas de novilho
sal
azeite, alho e pimenta em grão moída na hora
batatas médias

Lave bem as batatas com pele e leve a assar com bastante sal.
Quando as batatas estiverem quase assadas, tempere as costeletas com sal e leve a grelhar de ambos os lados.
Triture o alho e leve a ferver com o azeite.
Dê um soco nas batatas e sirva com as costeletas, regue com o azeite fervido e polvilhe com a pimenta moída na altura.
6:30 p.m.

Manjar de café

by , in

Manjar de Café

Adorei o sabor do manjar, como não coei o crocante das nozes deram uma textura que me agradou, tive um deslize ao desenformar, não sei o que aconteceu, provavelmente não untei bem a forma e não consegui o resultado pretendido, então como tinha visitas e queria um visual mais bonitinho coloquei em taças, enfeitei com o chantily e nozes, e ninguém percebeu que era para ser um pudim, e todos amaram. Na próxima vez que fizer coloco directamente nas taças e levo ao frigorífico assim tenho a certeza que ficam lindas.
5 folhas de gelatina
150 g de miolo de noz
150 g de açúcar
0,5 l de leite
1 colher café de essência de baunilha
1 chávena de café forte
2 dl de natas
Chantily e nozes ou grãos de café para decoração

Amoleça a gelatina em água fria.
Triture as nozes com um pouquinho de agua e 1 colher de açúcar.
Ferva o leite e fora do lume junte-lhe a essência de baunilha e a pasta de nozes, tape e deixe repousar durante 15 minutos.
Coe o leite (não coei, gosto de sentir os pedacinhos das nozes) e leve novamente ao lume com 100 g de açúcar, o café e deixe levantar fervura. Apague e junte a gelatina bem espremida, mexendo bem até dissolver.
Deixe arrefecer completamente e adicione as natas batidas com o restante açúcar.
Unte uma forma de pudim com óleo e deite o creme dentro. Leve ao frigorífico no mínimo por 3 horas.
Mergulhe a forma por alguns segundos em água quente e desenforme.
Decore com chantily e nozes
10:12 p.m.

Bolo de cenoura e amendoa

by , in


Bolo cenoura e amêndoas


Este bolo ficou muito fofo, adorei a crocancia da amêndoa no meio do bolo. Muito bom para acompanhar um café ou um chazinho.

5 ovos
4 cenouras médias
200 g de amêndoa ralada (levemente)
200g de açúcar amarelo
200g de farinha
1 colher chá fermento em pó
3 colheres sopa de leite

Bata no liquidificador coloque as cenouras cortadas em pedaços, o açúcar, os ovos, e o leite.

Noutro recipiente coloque a farinha peneirada, o fermento e a amêndoa, adicione o creme do liquidificador e misture muito bem até ficar um creme homogéneo.

Coloque a massa em forma untada e enfarinhada, e leve ao forno a 180º por cerca de 30 a 40 minutos.
9:58 p.m.

Trancinhas amanteigadas

by , in

Trancinhas amanteigadas

Estes biscoitinhos são uma delicia, a receita é do livro receitas royal abaixo mencionado, pede para fazer tranças com 3 rolinhos, mas confesso que achei mais fácil e que ficavam mais bonitinhos só com dois.

200g de farinha
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
3 gemas
3 colheres bem cheias de açúcar (usei amarelo)
1/2 colher sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sopa de leite
raspa da casca de 1/2 limão
manteiga p/ pincelar.

Peneire a farinha com o fermento.
À parte bata todos os restantes ingredientes muito bem, por fim junte a farinha e amasse até estar tudo bem ligado.
Deixe descansar a massa por 15 minutos no frigorífico.
Sobre uma pedra enfarinhada, faça uns rolinhos da espessura de 1 cm e com 10 cm de cumprimento.
Com 3 rolinhos faça trancinhas que vão ao forno forte em tabuleiro untado e polvilhado, por 10 minutos.
Tire do forno e ainda quentes pincele com manteiga.
9:55 p.m.

Rancho

by , in
Rancho

Tinha uma mão de vaca em casa que tinha que usar, lembrei-me de fazer Rancho não tinha massa cotovelos, foi mesmo com lacinhos e ficou muito boa.

Se alguém tiver alguma sugestão de uma forma mais rápida e eficiente para preparar a mão de vaca diga-me, a minha filha adora, mas eu odeio preparar, por mais que me esforce em retirar todos aqueles pelitos, queima-los,rapa-los etc, depois da primeira cozedura aparece sempre mais algum que acabo por cortar o pedaço e deitar fora.
A receita é a olhometro.

1/2 mão de vaca
200 g de carne de vaca cortada aos cubos
Algumas rodelas de chouriço
1 cenoura
cebola, alho, sal, azeite,
folha de louro, 1 dl de vinho branco
coentros
1 lata de grão de bico
massa cotovelos
2 colheres sopa polpa de tomate

Comece por arranjar a mão de vaca, lave bem, raspe, retire todos os pelos e leve a cozer na panela de pressão por cerca de 15 minutos em agua temperada de sal.

Retire a mão de vaca, corte em pedaços, retire os ossos, verifique os pelos (depois de cozida costuma aparecer mais alguns pelos, retire essa parte).

Faça o refogado com o azeite, a cebola e o alho picado, quando estiver levemente louro, adicione a polpa de tomate, o vinho, o louro, a carne de vaca, a mão , as rodelas de chouriço, a cenoura cortada em cubos, tempere de sal, adicione um pouco de agua e deixe estufar, quando a carne estiver cozida, junte mais agua, deixe ferver junte a massa e o grão e deixe cozer e apurar, antes de retirar junte um pouco de coentros picadinhos.
10:31 p.m.

Arroz de cenoura e frutos secos no micro-ondas

by , in
Arroz de cenoura e frutos secos no micro-ondas

Desde que aprendi a fazer arroz no micro-ondas não quero outro, fica sempre soltinho, não tem qualquer segredo, até uma criança consegue fazê-lo, depois é explorar os sabores.

Desta vez fiz com cenoura e frutos secos (pinhões e castanhas assadas que me tinham sobrado).

Da próxima vez retiro a cenoura e aprecio só os frutos secos acho que a cenoura não combina com eles.

Numa panelinha de ir ao micro coloque um fio de azeite, tempere de sal e alho esmagado, coloque a cenoura raspada, as castanhas assadas e cortadas em lascas e os pinhões, misture bem, junte 1 chávena de arroz, misture bem para envolver na gordura, coloque 2 chávenas de agua, misture, leve ao micro por 15 minutos na temperatura máxima. Apague e deixe repousar dentro do micro mais 10 minutos.
10:28 p.m.

Perna de Peru com castanhas

by , in


Perna de Peru com Castanhas


A minha opção para o S. Martinho, foi uma perninha de peru com castanhas assadas como acompanhamento, adoro substituir as batatas por castanhas.

1kg de castanhas
1 perna inteira de peru
sal,pimenta ou piri-piri
alho, cebola, salsa, alecrim
1 cálice de vinho do porto
azeite

Peça no talho para desossar a perna, eu costumo fazer em casa com ajuda de uma faca bem afiada, mas é uma tarefa um pouco complicada.
Não é obrigatório desossar, mas o tempero entranha-se melhor na carne, ficando uma carne mais suculenta e gostosa.
De véspera tempere a carne com sal, pimenta ou piri-piri, alho esmagado,alecrim, cebola as rodelas, salsa picada e regue com o vinho do Porto e azeite. Deixe marinar até ao dia seguinte.
Coloque a carne num tabuleiro e junte a marinada, leve a assar até a carne estar douradinha e bem macia.


Entretanto prepare as castanhas, lave-as, de-lhes um golpe em toda a volta do corpo e coloque em tabuleiro, tempere com bastante sal e leve-as a assar até abrirem, não deixe assar demasiado para não ficarem duras.
Logo que abram descasque-as.
15m antes de retirar a carne junte as castanhas e deixe-as acabar de assar até ficarem douradas.
Sirva com nabiças salteadas como acompanhamento.

10:26 p.m.

Azeitonas curadas

by , in
Azeitonas

Estas azeitonas eram para ser comida de passarinho, mas será que os passarinhos gostam destes frutinhos tão amargos?
Fui á aldeia, acreditam que quase ninguém apanha as azeitonas, pelo trabalho que dão, a minha mãe andou a apanha-las e agora é prepara-las.
Como se transforma este fruto tão amargo nas azeitonas que estamos habituadas a comprar já bem temperadinhas.

É fácil, mas demora uns tempos.
Primeiro passo é colocar em baldes com bastante água e ir trocando a agua todos os dias. Curioso como a agua fica preta.
Ao fim de 10 dias começa-se a curtir, coloca-se com bastante sal grosso as quantidades não sei foi a olhometro, alho cortado, folhas de louro e rodelas de limão, troca-se a agua mais ou menos de semana a semana e vai-se temperando até estar ao nosso gosto, leva mais ou menos mais 3 ou 4 semanas até ficarem boas para se comerem.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram