Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Marmelada na panela de pressão


aqui tinha uma receita de marmelada, também na panela de pressão, mas descascava os marmelos e cozia-os primeiro antes de colocar o açúcar, o que era mais trabalhoso, depois que aprendi esta receita que vou colocar,  já não quero outra, e até já fiz algumas variações que depois colocarei no blog.

Posso dizer que com esta é um dois em um, fica uma marmelada sequinha, mas muito macia, e com uma parte do liquido uma geleia deliciosa, mesmo gelatinosa.

1,5 kg de marmelos
1kg de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
1 colher chá de extracto de baunilha
1 dl de água

Lavar bem os marmelos para retirar a penugem que costumam ter, cortar em quartos e retirar o caroço, e alguma pele que esteja mais escura.
Colocar na panela de pressão juntamente com os restantes ingredientes. Tapar e depois de chiar deixar cozer 20 minutos.
Desligar, retirar a pressão, vamos ver que os marmelos estão bem cozidos e com muito liquido.
Se quiser uma marmelada mais cremosa, mantenha todo o liquido. Para ficar durinha imediatamente, retiro metade do liquido para um vidro esterilizado, assim fico com uma geleia muito saborosa e gelatinosa.
Retira-se o pau de canela e a casca de limão e tritura-se tudo com a varinha magica.
Está pronta. Se pretender mais durinha, leve novamente ao lume e verifique a consistencia, ao mexer deve abrir uma estrada. São apenas uns minutinhos.
Coloque em taças e deixe esfriar.

Dica para conservar mais tempo, depois de fria pincele com algumas gotas de aguardente e tape com papel vegetal.



10 comentários:

  1. Gosto mas nunca fiz
    Gostei muito desta
    bj

    ResponderEliminar
  2. Também já fiz marmelada na panela de pressão e gostei imenso!
    È rápida e bem saborosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, pela receita. Já fiz a primeira dose de marmelada. Ficou com uma cor lindíssima e de gosto ficou espetacular.Amanhã, vou fazer mais. Aroveitei metade do líquido para geleia.Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiz a receita mas fracassei completamente... O volume de água era muito pequeno e o açúucar derreteu-se e queimou-se.
    Ficou tudo preto. Pode ser que os marmelos usados fossem muito secos sem suco. Ou eram de variedade não comestível????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, não lhe sei dizer o que pode ter acontecido de errado. tenho feito esta receita várias vezes e sempre correu bem, a quantidade de liquido é suficiente, depois de cozidos, tenho sempre de retirar um pouco de liquido para que fique mais seca.
      Variedade de marmelos mais secos e sem suco pode ser a explicação, o lume muito forte, que queime o açúcar antes do suco ser extraído pode ser outra explicação.Se for estes casos poderá colocar os ingredientes na panela, deixar macerar alguns minutos para extrair os sucos e só depois levar ao lume. Depois de começar a ferver, reduza a temperatura do fogão.
      Espero que não desista de tentar.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Fiz e ficou bom, porem quase explodi minha cozinha, vazou calda por todo o lado inclusive no teto, tive que lavar tudo, fora o tombo que levei ao tentar desligar o fogão, portanto fazer cuidado ao utilisar uma panela de presão seja para o que for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpas por não ter respondido atempadamente, mas tenho andado um pouco afastada do blog, lamento o que lhe aconteceu, uso muito a panela de pressão e nunca tal me aconteceu, mas é como diz, é preciso usar com muito cuidado.
      Provalvelmente a sua panela é mais pequena do que a minha e terá que ajustar as quantidades.
      Mas apesar do acidente com a panela, espero que tenha gostado da marmelada.
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. A minha fucou fantástica mas, a marmelada fucou muito escura, isto apesar de eu ter tido o cuidado de a cada quarto de marmelo que descascava, o mergulhava em sumo de limão paea não oxidar. Resultou até ter fechado a panela de pressão, estavam claros mas, i produto funal ficou da cor da marmelada tradicional. Suponho que é devido ao serem marmelos bravos, biológicos, com muita pectina. No fim juntei mais água a ferver. Gosto de dê para espalhar facilmente sobre as torradas e conservo-a em vários frascos esterelizados. Obrigado pela receita. 🙏

    ResponderEliminar
  7. Fiz hoje a sua recita e gostei muito rápida e boa obrigado

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram