Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

8:54 p.m.

febras com cogumelos

by , in



Mais uma refeição muito simples que se prepara num instante.

Temperar as febras com sal e sumo de limão.
Frita-las num pouquinho de azeite, quando fritas de ambos os lados retirar e na mesma gordura saltear os cogumelos, rectificar os temperos, pingar um pouquinho de água , juntar as febras, polvilhar com salsa picada e deixar apurar.
Acompanhei com puré e salada.
6:51 p.m.

ESTOU FULA - O QUE FAZER COM ISTO

by , in
9:00 a.m.

ninho de chocolate

by , in

Este bolo fiz na pascoa, só agora chegou a vez de ser publicado.

A massa é muito fofa, recheado com creme de chocolate e cobertura de chocolate, decoração só podia ser amêndoas.

6 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
2 colheres sopa de cacau em pó dissolvidas em 1/4 xícara de água quente
6 colheres sopa de farinha com fermento

Na batedeira bater as claras em castelo, juntar as gemas uma a uma batendo sempre, adicionar o açúcar aos poucos, sempre a bater, juntar o cacau dissolvido na água, depois de bem envolvido, parar a batedeira e envolver a farinha delicadamente.
Colocar a massa em forma untada e forrada com papel vegetal e novamente untada. Levar ao forno a assar em forno médio (180º) no meu forno são 25 minutos, convém fazer o teste do palito se sair seco está pronto (eu normalmente não controlo as horas, quando a casa está com aquele cheirinho maravilhoso de bolo ele está pronto, mas passa sempre pelo teste do palito).
Quando cozido retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer.

Creme:
1 lata de leite condensado
2 medidas do leite condensado de leite
1 colher sopa de maisena
3 colheres sopa de cacau

Dissolver a maisena e o cacau num pouco do leite.
Num tacho colocar o leite condensado, o leite, a maisena e o cacau dissolvidos, e levar ao lume mexendo sempre até engrossar e ficar em creme. Retirar do lume e deixar amornar.

Cobertura
1 chocolate 200 g de culinária
pacote de natas

Num tachinho em banho-maria aquecer as natas e quando quentes juntar o chocolate partido em pedaços, misturar bem até derreter e se tornar num creme liso e brilhante, não deixar a mistura ferver.
Retirar.

Montagem do Bolo:

Cortar o bolo ao meio e rechear generosamente com o creme uma das partes, cobrir com a outra parte, regar com a cobertura e decorar a gosto.
9:07 p.m.

Rolinhos de peru recheados com paté de azeitona

by , in


Já devem ter reparado que o peru é muito usado cá em casa, por ser uma carne com pouca gordura e muito mais saudável que as carnes vermelhas. Os bifinhos de peru são muito versáteis e muito rápidos de cozinhar.
Mais uma forma de os preparar, principalmente quem gostar do sabor acentuado da azeitona.
Bifinhos de peru
1 embalagem pequena de paté de azeitona
Temperar os bifinhos com um pouquinho de sal e sumo de limão. Barrar um dos lados com o paté, enrolar, e prender com palitos de forma a que o recheio não saia.
Fritar em frigideira com um pouquinho de azeite, virar frequentemente para dourar por todos os lados.
Servi com arroz de legumes e salada.
9:00 a.m.

morangos ao creme de chocolate

by , in

Uma sugestão para os morangos ou outras frutas, um creme de chocolate para banhar as frutas e nos lambuzarmos.



Uma delicia, muito pratica e que todos gostam.



1 chocolate 200g com teor cacau 70%

1 pacote de natas 2 dl

1 dl de leite

1 vagem de baunilha



Ferver o leite e as natas com a vagem de baunilha, quando começar a ferver retirar a baunilha e juntar o chocolate partido em pedaços, mexer bem até derreter, levar ao lume mexendo bem até espessar e ficar brilhante. Retirar do lume, colocar em tacinhas e servir quente ou frio ao gosto de cada um, faça espetinhos de frutas e mergulhe no creme.
9:00 a.m.

tortelines de queijo com broculos e cogumelos

by , in


Ando sempre á procura de refeições rápidas, simples e deliciosas para o dia-a dia que é sempre atribulado, esta resultou muito bem, rapidamente foi colocada na mesa e todos gostaram.
massa tortelini recheada com queijo
cogumelos frescos
bacon
broculos
queijo ralado
A massa foi cozida em água fervente temperada com sal conforme as instruções da embalagem.
Cozi também os broculos cortados em raminhos em água fervente temperada com sal.
Fritei o bacon cortado em pedacinhos num pouquinho de azeite, juntei os cogumelos e deixei-os saltear bem, depois é só juntar os broculos cozidos e escorridos e a massa escorrida, envolver bem. Retirar do lume, polvilhar com o queijo envolver e servir.
9:00 a.m.

espetadas de peru com bacon e chouriço

by , in


Por vezes acontece não sabermos o que fazer p/ o jantar, desta vez decidi fazer espetadinhas, bem faceis de confecionar e muito gostosas.
Bem , não podemos considerar que isto é uma receita, apenas uma sugestão para o nosso dia-a-dia sempre corrido.
bifes de peru grossos cortados em cubos
fatias de bacon
chouriço de colorau
Enrolar os quadradinhos de peru no bacon e preparar a espetada intercalando os cubinhos de carne e o chouriço e levar a grelhar lentamente, virando várias vezes para assar por igual.
Servi com arroz de cenoura e salada.
Nota: não temperei a carne pois o bacon já é salgado e ao assar vai libertar os sabores que se vão entranhando na carne.
9:00 a.m.

pão-de-ló de laranja

by , in

Este pão-de-ló, receita da minha mãe, muito simples, o segredo é bater muito bem as gemas, fica fofissimo e delicioso para acompanhar um café ou um chá.

6 ovos
8 colheres sopa de açucar
6 colheres farinha fina com fermento (uso branca de neve)
1 laranja

Bater as gemas com o açucar na batedeira durante 15 minutos, juntar o sumo da laranja, voltar a bater. Envolver a farinha. Bater as claras em castelo e envolver delicadamente na gemada. Levar a assar em forma untada e enfarinhada ou se preferir em forma forrada com papel cavalinho em forna a 180º por cerca de 20 a 25 minutos convem fazer o teste do palito para verificar a cozedura.
8:36 p.m.

chocos estufados

by , in

2 chocos grandes

1 dl de azeite

4 dentes de alho

1copo de vinho branco

1 malagueta

1 folha de louro

1 colher de cha de colorau

1 ramo de salsa

sal a gosto



Amanhar os chocos, cortar em pedaços. Num tacho colocar o azeite, levar ao lume e quando quente juntar os chocos, os dentes de alho e tapar. Os chocos vão cozinhando e largando o próprio liquido, quando este desaparecer junte o vinho, o colorau, a folha de louro, volte a tapar. Va vigiando e juntando uns golinhos de água até os chocos ficarem bem macios, e o liquido reduzir, quando os chocos estiverem macios rectifique os temperos, (o sal só se coloca nesta altura) junte a salsa e deixe apurar mais um pouco.

Servi com batatas á murro broculos e cenouras cozidas.
3:30 p.m.

sardinhas assadas no forno

by , in

Adoro sardinhas de qualquer maneira, só não gosto do cheiro que fica em casa depois de as preparar, no forno acho que é a forma que espalha menos cheiro, estas ficaram muito saborosas.

Arranjei as sardinhas, escamei, retirei as tripas, e lavei muito bem. Temperei com sal, e uma mistura de pimentão e alho.
Cortei uma cebola as rodelas e coloquei no fundo dum tabuleiro, reguei com um pouco de azeite, coloquei as sardinhas de forma a ficar apenas uma camada. Coloquei mais cebola por cima, um pimento cortado em tiras, reguei com mais azeite e levei a assar.

Servi com batas cozidas.
9:00 a.m.

Fondue de chocolate

by , in
200g de chocolate em tablete
25 g de manteiga
2 dl de natas
3 colheres sopa de mel
3 colheres sopa de brandy

Parta o chocolate em pedaços e derrata-o juntamente com a manteiga, as natas e o mel, mexendo sempre até obter um creme liso. Retire do lume e junte o brandy, misture bem e leve á mesa sobre a lamparina.

Sirva com frutas a gosto.





9:02 a.m.

Frango de churrasco agridoce no forno

by , in

Um frango assado com sabor exotico. Receita adaptada do livro Culinária para crianças

frango cortado em pedaços

Marinada:
2 colheres sopa de ketchup
2 colheres sopa de molho de soja
2 colheres sopa de mel
2 colheres sopa de sumo de laranja
1 dente de alho esmagado
1 colher sopa de óleo
1 colher de chá de mostarda


Colocar todos os ingredientes da marinada numa tigela e bater bem com a vara de arames.

Lavar bem o frango, goltear as partes mais altas para a carne absorver melhor a marinada.
Colocar a marinada numa taça, juntar o frango e envolver bem, deixar a marinar pelo menos uma hora.
Aquecer o forno. Colocar o frango em tabuleiro e levar a assar durante 10 minutos, vira-se do outro lado e leva-se a assar mais 10 minutos, vira-se de novo e rega-se com metade da marinada, assa mais 5 minutos, vira-se e rega-se com a restante marinada, vai a assar mais 5 minutos ou mais um pouco se necessário.

Acompanhei com batata assada e salada mista.
4:44 p.m.

Torta de Laranja

by , in

Uma das minhas tortas favoritas feita pela filhota. Uma delicia.

250 g de açucar
2 colheres sopa de farinha com fermento
1 colher de sopa de farinha maizena
8 ovos
2 laranjas (sumo de 1 e raspa das 2)
margarina p/ untar a forma

Misture o açucar com as farinhas e envolva. Adicione os ovos, um a um, sem parar de mexar. Bata até obter um preparado homogéneo.
Adicione a raspa e o sumo de laranja. Bata mais um pouco e verta a massa em tabuleiro untado com margarina e forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180º por cerca de 25 minutos.
Depois de cozida desenforme sobre papel vegetal e enrole.
2:15 p.m.

torta com doce de cereja

by , in


Esta torta foi feita pela minha filhota, ficou uma tentação.
6 ovos
6 gemas
4 colheres sopa de leite
250 g de açucar
140 g de farinha com fermento
1/2 limão (raspa)
manteiga e açucar em pó q.b.
doce de cereja para recheio
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, volte a untar. Aqueça o forno.
Bata os ovos com as gemas e o leite, até ficarem em espuma. Adicione-lhes o açucar e bata mais um pouco. Peneire a farinha, deixando-a cair em chuva sobre o preparado anterior. Envolva delicadamente, juntando a raspa de limão. Verta o preparado no tabuleiro e leve ao forno por 15 minutos a 180º. Retire e deixe amornar. Vire sobre um pano humido de cozinha, barre com o dece de cereja e enrole. Polvilhe com açucar em pó.

9:40 a.m.

Costoletas com espargos e cogumelos

by , in

Minha vontade de provar espargos vem se acentuando sempre que vou ao P.D. e os vejo verdinhos, nunca os tinha comprado, pois além de serem caros, não sabia como os preparar, desta vez eles olharam para mim tão verdinhos, que não exitei, trouxe-os logo comigo, pesquisei algumas receitas com eles e até tinha decidido fazer uma receita da amiga Colher-de-Pau, mas quando cheguei a casa tinha costeletas temperadas e mudei logo de ideias, improvisei e saiu uma refeição bem gostosa, rápida e que agradou a todos.




Cozi talharim em agua temperada com sal.


Fritei as costeletas que estavam temperadas com sal e alho num pouco de azeite, depois de fritas retirei-as e reservei, no mesmo azeite saltei cogumelos frescos cortados em laminas, um pouco de Bacon em tiras finas e os espargos aos quais tinha cortado as pontas fibrosas e depois em pedacinhos, juntei um pouco de água, e rectifiquei os temperos, juntei as costeletas tapei e deixei apurar.


Acompanhei com a massa.
11:05 a.m.

Bolo de cacau com chocolate

by , in

Fiz este bolo para comemorar o meu aniversário. E já passou um mês e só agora consegui publica-lo.
Meus queridos amigos, sei que estou em falta convosco, tenho abandonado este cantinho, mas precisava de dar um tempo e repensar, o que vou fazer a seguir.
Deixo-vos esta delicia.




275 de manteiga amolecida


275 de açúcar amarelo


5 ovos levemente batidos


250 g de farinha com fermento


25 g de cacau em pó


1 colher de leite


3 colheres sopa de brandy


50 g de amêndoa picada




Forre e unte uma forma. Na batedeira,bata a manteiga com o açúcar. Aos poucos vá juntando os ovos. Junte a farinha e cacau peneirados, junte também o leite e o brandy. Quando estiver uma massa uniforme, junte as amêndoas aos poucos.


Deite a massa da forma, alise a superficie e leve ao forno e deixe a cozer, faça o teste do palito para ver se está cozido.


Deixe arrefecer alguns minutos e desenforme sobre uma rede e deixe arrefecer completamente.




Recheio:


200ml de natas


200g de chocolate culinário


75 g de manteiga


1 colher de brandy




Leve as natas ao lume até aquecerem . Junte o chocolate partido e misture até derreter. Retire do lume junte a manteiga e mexa até uniformizar. Junte o Brandy, misture. Guarde no frigorífico até precisar.




Cobertura:


200 g de chocolate de culinário


125 g de manteiga


200g de açúcar em pó


2 ovos levemente batidos




Derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga, misture bem até ficar uniforme. Deixe arrefecer. Junte o açúcar em pó, e os ovos ao pouco, mexendo bem. Leve ao frigorífico até solidificar.




Formar o bolo:


Cortar o bolo ao meio na horizontal. Coloque uma camada de recheio. Coloque a outra fatia. Espalhe a cobertura e decore a gosto. Polvilhe com lasca de chocolate.
2:45 p.m.

Aletria á moda do minho

by , in


A aletria de leite é a preferida do M., a minha é esta sem leite.
7,5 dl de água
350 g de açucar
50 g de manteiga
6 gemas
1 casca de limão
1 pau de canela
250 g de aletria


Cozer aletria em água abundante com uma pitada de sal. Escorrer. Entrentanto faz-se uma calda levando a água a ferver com o açucar, casca de 1 limão e pau de canela, depois do açucar dissolvido juntar a aletria, e a manteiga, mexer bem e deixar cozer mexendo de vez em quando até a calda desaparecer. Retirar do lume. Bater as gemas muito bem e adicionar aos poucos a aletria mexendo sempre para não talhar. Levar novamente ao lume mas sem deixar ferver. Colocar em travessas e polvilhar com canela.
11:18 a.m.

Boas Festas

by , in

Que a Magia da Noite de Natal transforme todos os Seus Sonhos na mais bonita realidade e que o Ano Novo seja cheio de Paz, Saude e Prosperidade
10:00 a.m.

bacalhau assado no forno

by , in


Depois de demolhado, foi seco em papel de cozinha temperado com pimenta moída na hora, coloquei uma frigideira com azeite e levei ao lume quando bem quente colocar as postas dourar muito levemente de ambos os lados, retirei e coloquei na assadeira. No mesmo azeite dourei uma cebola grande cortada em rodelas, alho, refresquei com vinagre e juntei alguns picles. Esta cebolada foi colocada em cima do bacalhau e foi a assar.
Acompanhei com batatas fritas e salada
10:00 a.m.

tarte de kiwi

by , in

A filhota queria tarte, eu queria gastar alguns dos kiwis que tinha em casa, então juntou-se o útil ao agradável e saiu esta maravilhosa tarte de kiwi que foi devorada num piscar de olhos.

Para a massa: Usei uma base de massa folhada de compra, forrei a forma com a base, coloquei por cima uma folha de papel de alumínio e por cima desta feijões secos, foi a assar durante 15 minutos, retirei os feijões e a folha de alumínio e assou mais um pouco para dourar.

Creme:

6 dl de leite
6 colheres sopa de açúcar
4 gemas
2 colheres sopa de farinha
2 colheres sopa de maizena
2 colheres de sopa de brandy

Coloque o leite a ferver. à parte misture as gemas com o açúcar, bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada, adicione a farinha, desfaça a maizena numa colher de leite frio e junte a mistura mexendo sempre. Adicione o leite fervido aos pouco no creme de ovo, mexendo sempre, e por fim leve ao lume para engrossar, mexendo sempre. Retire do Lume e adicione o brandy, misture novamente, (o brandy vai-lhe dar um sabor especial). Coloque este creme na base assada e deixe arrefecer.

Fruta: Coloque uma xícara de água e uma de açúcar num tacho e leve ao lume até formar uma calda junte o Kiwi cortado em rodelas e deixe cozer. Apague o lume.
Demolhe 2 folhas de gelatina em água fria. Escorra o kiwi, e na calda dissolva a gelatina escorrida.

Coloque as rodelas de kiwi sobre o creme, e regue com a calda, leve ao frigorífico. Sirva bem fresco









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram