Arroz de cabidela é daqueles pratos que raramente se fazem cá em casa, mas que todos adoramos, e só se fazem quando temos frango e sangue caseiros e de confiança.
Gostamos dele com bastante caldo grosso e bem escuro a fugir pelo prato, por isso só se termina quando já estão todos prontos para irem para a mesa.
Faço-o bastante simples, num tacho coloco cebola e alho bem picadinhos, uma folha de louro, e uns cubinhos de touçinho fumado ou chouriço tipo salpicão, e uma malagueta deixo a cebola alourar levemente, acrescento o frango cortado em pedaços, envolvo bem, e acrescento água suficiente para a cozedura do frango, tempero com sal, um raminho de salsa e deixo cozinhar até ficar bem tenro.
Nessa altura o caldo já reduziu bastante, acrescento o arroz, envolvo bem, e acrescento mais caldo aos poucos, á medida que o arroz vai necessitando, pois quero o arroz cozido sem se desfazer e com bastante caldo. Vou mexendo com um garfo, porque quero que liberte o amido que engrossa o caldo sem esmagar o grão do arroz.
Quando o arroz já está cozido e no ponto, junto uma chavena de sangue onde foi misturado o vinagre, misturo bem na calda para que coza uniformente, mais 3- 4 minutos, rectifico os temperos, e serve-se logo de seguida para que não seque.
arroz de cabidela gosto tanto a tanto tempo que não como.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Quando era miúda adorava mas depois deixei de gostar de repente e até hoje nunca mais consegui comer e nem sequer cheirar. Mas que está com bom aspecto, está ... mas comigo é só assim no ecrã :)
ResponderEliminarBeijinhos, se quiseres vem visitar-me em
Gulosoqb.blogspot.pt
Facebook.com/gulosoqb