Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Arroz malandro de grelos e feijão vermelho



Voltando ao arroz como acompanhamento, este arroz é muito apreciado lá em casa, malandrinho, com muito feijão e muitos grelos, a acompanhar um peixinho frito ou grelhado.

Eu não tenho colocado aqui o tipo de arroz que costumo usar para o arroz malandro, porque tinha a ideia que todos conheciam, mas como recebi alguns emails a perguntar, aproveito para esclarecer algumas dúvidas.
No Arroz malandro e arroz doce, uso sempre arroz carolino que é um arroz de grão pequeno e redondo com mais goma, apresenta uma textura cremosa depois da cozedura, também absorve melhor os sabor dos ingredientes que o acompanham.
Para quem não conhece a expressão " arroz malandro" é um arroz mais cremoso e com algum caldo.

Num tacho coloco um fio de azeite, uma cebola picada, um dente de alho esmagado, e uma folha de louro,  deixo a cebola estalar, refresco com um pouco de água, acrescento os grelos que previamente lavei e arranjei, uma cenoura cortada em cubinhos, tempero com sal e deixo refogar até os grelos ficarem tenros, nesta altura junto o arroz, misturo bem, junto uma lata de feijão encarnado, acrescento água fervente suficiente para a cozedura (para 1 chávena de arroz 3 de água), mexo com um garfo para misturar bem, rectifico os temperos, tapo o tacho e deixo cozer, vou mexendo de vez em quando com o garfo, para libertar a goma do arroz. Servir imediatamente.


4 comentários:

  1. Miga...

    Adoro este tipo de Arroz com grelos e feijão...

    Adoroooooooooooo

    jinhos

    ResponderEliminar
  2. linda como e adoro estes arrozes bem aguados
    hum que bom
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    participe do sorteio lá no meu blog:
    http://wscompras.blogspot.com/2011/02/promocao-100-seguidores.html
    :)
    bom findi!!!

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram