Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Arroz de Lampreia á moda da Afurada


A receita foi-me transmitida por uma varina da Afurada, a lampreia foi arranjada por ela, pois eu não consigo tocar nas bichinhas ainda vivas...


A lampreia ainda viva é escaldada, é esfregada até lhe tirarem toda a viscosidade, é lavada, depois fazem-lhe um corte e retiram-lhe as tripas, aproveitam o sangue para um alguidar, cortam-lhe a cabeça, retiram-lhe as guelras aproveitando todo o sangue,  é esfolada, cortada em postas que se junta ao sangue e tempera-se com 3 dl de vinho tinto, sal, e pimenta e alhos esmagados.
Fica a marinar de um dia para o outro.
No dia refogar num fio de azeite uma cebola picadinha,dois dentes de alhos, um pouco de bacon cortado em tirinhas, juntar uma folha de louro e um raminho de salsa, colocar as postas da lampreia e juntar metade da marinada, deixar refogar 15 minutos.
Ao fim desse tempo retirar a lampreia para fora, juntar a restante marinada e água suficiente para cozer o arroz, deixa-se apurar, rectifica-se os temperos, junta-se o arroz e deixa-se cozer mexendo de vez em quando com um garfo.
Quando a arroz estiver quase cozido, junta-se a lampreia que acaba de cozer.
O Arroz tem que ficar malandrinho, e é servido logo de seguida.

Nota: Este arroz deve servir-se malandrinho, pelo que devemos ter em conta que para uma chávena de arroz usar 3 chávenas de  água,  (uma chávena de arroz dá para 2 pessoas que comam bem), usei arroz carolino porque é mais gomoso e fica bem cremoso.

5 comentários:

  1. Querida Conceição, é a primeira vez que encontro uma receita de lampreia, por aqui :)
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Não sou apreciadora de lampreia, mas tem muito bom aspecto...

    jinhos

    ResponderEliminar
  3. Céus, Conceição!!Fiquei mais tranquila quando descobri que lampreia é um peixe, ainda bem...Um prato super diferente,e deve ser muito gostoso...bjkas.

    ResponderEliminar
  4. Xissa... mas que drama! Não fazia ideia que era feito assim dessa forma... já comi no Alentejo e gostei, mas depois de saber como é preparada vou pensar duas vezes antes de comer,lol.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi...mas esta receita depertou me cuiosidade!!!
    Beijinhos
    bijusecondhand@gmail.com

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram