Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Marmelada

Marmelada

Adoro marmelada caseira, por não ser tão doce. Embora seja uma tarefa um pouco complicada.Os marmelos são dificieis de descascar e partir. Depois de fazer o puré e juntar o açucar o melhor é manter o tacho tapado pois salta muito, e pode-se queimar, além de sujar tudo. O melhor é retirar o tacho do lume deixar repousar um pouco e então tirar a tampa para mexer.

1 kg de marmelos
500g de açucar
1 pau de canel
1 casca de limão
Agua q.b.
1 pitada de sal

Retire a pele e as sementes aos marmelos. (guarde-as para fazer geleia)
Parta-os em quartos e coloque-os na panela de pressão juntamente com pau de canela, a casca de limão a pitada de sal, e agua suficiente para cubrir. Depois de começar a ferver deixe cozer por 10 minutos.
Escorra bem os marmelos (reserve a agua da cozedura) e passe-os pelo passe-vite para obter um puré.
Leve o puré ao lume num tacho de fundo grosso, com o açucar, mexendo de vez em quando para que o açucar se dissolva e a marmelada ganhe ponto. Está pronta quando ao mexer com a colher de pau consegue ver o fundo do tacho por instantes(quanto mais tempo estiver ao lume, mais dura vai ficar depois de arrefecer, e assim poderá ser cortada em fatias, na hora de comer em vez de ser barrada)
Retire do lume e disponha-a em embalagens hermeticas.
Deixe arrefecer e depois guarde-as no frigurifico.



3 comentários:

  1. Olá Conceição!

    encontrei o seu blog por acaso enquanto lia "o Fogão do Kuka"

    Adorei as suas receitas! Vou apontar algumas que quero experimentar ;-)

    Continue... vou acrescentar o seu blog à minha lista de visitas diárias!

    ;-)

    ResponderEliminar
  2. olá conceicao, tambem já experimentei a fazer marmelada...o resultado pudia ter sido melhor :), mas o meu marido (alemao...) gostou e agora vou experimentar esta receita, talvez desta vez saia bem. eu depois digo como saiu, so espero que os turcos já tenham marmelos á venda.. ;) bjs andreia

    ResponderEliminar
  3. ...Ola Andreia, os alemaes tambem fazem marmelada, "Quittenmarmelade" tao boa , ou melhor que a portuguesa. Em Stuttgart, vende-se no Markthall, so que e embalada em frascos!
    Carlos

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram