Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Bolo de gengibre e tamaras


Minha contribuição para o rei da quinzena na colher de tacho http://reidacolher.blogspot.com/

Este bolo já o fiz á algum tempo atrás, o sabor é bom demais, a textura é bem diferente dos bolos que estou habituada, não é um bolo fofo, é mais uma broa doce em forma de bolo.

125 g farinha milho
125 g farinha trigo
2 colheres chá de fermento em pó
2 colheres chá gengibre em pó
1 colher chá de canela em pó
2 colheres sopa de amêndoas picadas grosseiramente
125 g manteiga
4 colheres sopa caramelo claro
2 colheres sopa açúcar
2 ovos batidos
1 colher chá bicarbonato de soda
0,75 dl de leite morno
50g gengibre cortado as fatias muito fininhas
125g de tâmaras cortadas aos bocados
2 colheres sopa de aveia

Aqueça o forno a 180º.
Unte e forre uma forma redonda com 20cm de diâmetro.
Peneire para uma tigela as farinhas juntamente com o fermento, o gengibre e a canela.
Adicione as amêndoas.
Derreta a manteiga, o caramelo e o açúcar numa caçarola.
Junte a mistura de farinha, misture bem e depois retire do lume, para ir juntando aos poucos os ovos.
Dissolva o bicarbonato no leite morno e deite para a caçarola, com as fatias de gengibre e as tâmaras.
Bata bem.
Deite esta mistura para a forma já preparada e polvilhe a superfície com aveia.
Leve ao forno por 30 a 45 minutos. Faça o teste do palito.Desenforme depois de frio.

3 comentários:

  1. Que perfumado deve ser em?!?! Eu também tenho que fazer minha receita. :)

    ResponderEliminar
  2. Conceição, voce nao cessa de me surpreender com as receitas. Super obrigada por contribuir para o colher tambem.
    Um super abraço.e até a proxima.

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram