Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Polvo á lagareiro





Uma delicia de polvo.


1 polvo cerca de 2 kg ( o meu um pouco mais pequeno1,300Kg)
1 folha de louro
1 cebola
4 dentes de alho
sal
azeite
batatas pequenas

Na panela de pressão coloque num pouquinho de azeite, a cebola as rodelas e o polvo. Tape e coloque a cozer por cerca de 30 minutos.(O polvo coze na propria agua que larga).
Lave muito bem as batatas e coloque-as num tabuleiro de forno, tempere com bastante sal, e leve a assar até ficarem macias em forno a 200º, mais ou menos 30 minutos.
Quando o polvo estiver cozido, corte-o em pedaços e coloque num tabuleiro de forno de preferencia de barro, tempere com sal a gosto, cebola picada os alhos picados a folha de louro e regue com bastante azeite. Em volta coloque as batatas esmurradas e leve ao forno por mais 10 minutos.

Retire e polvilhe com coentros. Sirva imediatamente.

14 comentários:

  1. Conceição mas que maravilha esse polvinho espero o meu filho apanhar aqueles grandes para fazer.um bjs Natércia))

    ResponderEliminar
  2. Tenho um polvo enorme no congelador. Essa receita é uma excelente opção para o cozinhar... :-)

    ResponderEliminar
  3. Que bom!
    Adoro Polvo à lagareiro... Um dos meus pratos favoritos!

    ResponderEliminar
  4. Ainda tem um pouquinho pra mim?!?! Adoraria experimentar. :)

    ResponderEliminar
  5. Este polvo está absolutamente divinal, é sem duvida a minha receita favorita de polvo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto apetitoso :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,fiz esta receita do polvo e adoramos. parabens e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Estou mesmo agora a fazer esta receita, pelo cheirinho que deita prevejo que vai ficar muito bom, depois digo-vos o comentario do maridão beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  9. parabens o maridão aprovou

    ResponderEliminar
  10. a comida e muito boa mas a minha familia toda a vomitou com este comer so eu e que nao porque?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo, cá em casa é um dos nossos pratos favoritos, sempre fica bom.

    O que pode ter acontecido, é a sua familia não gostar de polvo, mem todas as pessoas se dão bem com o polvo. Ou o polvo não estar em condições, o que pode acontecer se ele for congelado e ter passado por várias descongelações.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá, sou um polvo à pouco tempo. Esta foi o meu primeiro contacto com a internet. Estava à procura do meu pai e identifiquei-o nessa imagem.
    Eu mato-te a natercia!

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Para quem não tem panela de pressão, há alguma diferença na cozedura do polvo? E, nesse caso, quanto tempo demora a cozer? Também se pode cozinhar sem água?

    A vossa receita não diz para quantas pessoas é, mas penso que 200g por pessoa será suficiente, não?

    Outra questão: há quem congele o polvo antes de o cozinhar para ficar mais macio – deve-se portanto comprar polvo congelado? Ou trata-se de um mito sem fundamento?

    Muito obrigada,
    Maria

    ResponderEliminar
  14. Maria, este polvo deu para 4 pessoas, com a cozedura o polvo minga muito.

    Pode cozer em panela normal seguindo os mesmos procedimentos, demora mais, mas não lhe posso dizer ao certo pois faço sempre na panela de pressão, mas tem que ir vigiando até que fique bem tenro, se precisar pode juntar um pouco de água a meio da cozedura, na panela de pressão não precisa pois não há tanta perda de vapor.

    Quanto ao congelamento, já fiz com polvo congelado e com polvo fresco e na panela de pressão não notei grande diferença, agora se fizer na panela normal talvés demore mais a cozer o fresco. No polvo fresco, depois de bem lavado convém dar umas pancadinhas com um martelo ou com o rolo da massa nos tentaculos para quebrar as fibras antes de o cozinhar.

    Espero ter ajudado, qualquer duvida estou ao dispor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram