Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

7:59 da tarde

Tarte fresca de ameixa

by , in
Com a fartura de ameixas, chegaram os doces com ameixas e para começar esta tarte fresca e muito gulosa.
Como normalmente faço a olho, não me lembrei de pesar as ameixas, mas são precisas cerca de 300 a 400g. Também se pode fazer com qualquer doce comprado. podendo variar os sabores.

Massa folhada
4 folhas de gelatina
ameixas QB
1/2 xícara de água
1 e 1/2 xícara de açúcar

1 pacote de natas
3 claras

Forre uma tarteira com massa folhada, cubra com papel vegetal, coloque feijões secos por cima e leve ao forno a assar. Retire os feijões e reserve. Pele e retire os caroços ás ameixas, coloque num tacho com metade do açúcar e água e cozinhe  até ficarem macias. Hidrate a gelatina, escorra e derreta em banho-maria. Quando o doce de ameixas estiver pronto, reserve um pouco para a decoração e o restante , coloque no liquidificador juntamente com a gelatina derretida, e as natas, bata até ficar um creme homogéneo. Bata as claras em castelo, adicione o restante açúcar, bata mais um pouco e envolva-as no creme de ameixas. Coloque este creme na massa folhada assada e leve ao frigorífico até solidificar (por cerca de 3 horas). Coloque o restante doce por cima. sirva bem fresca.

10:11 da tarde

Doce de Ameixa Vermelha

by , in


Ameixa vermelhas, brancas, vieram todas ao mesmo tempo, e agora que fazer a tanta ameixa é a minha pergunta. Desta vez saiu compota de ameixa vermelha, com vista a umas sobremesas que deverão aparecer aqui brevemente.

1 kg de ameixa vermelha
700g de açúcar
1 pau de canela
2 grãos de cardamomo
1 casca de limão

Retirar a casca e o caroço as ameixas e colocar num tacho, juntar o açúcar e as especiarias, envolver bem. Levar ao lume mexendo de vez em quando até fazer ponto de estrada. Para verificar o ponto, retire uma colherada para um pratinho, deixe arrefecer um pouco, passe o dedo se as partes não se juntarem, está no ponto. Coloque o doce ainda quente em frascos esterilizados. Tape bem e vire-os ao contrário até arrefecerem.
9:49 da tarde

conserva de rabanetes

by , in


Continuando com as conservas e para aproveitar os muitos rabanetes que aqui têm chegado, experimentei esta receita  que não sei de onde tirei, com as pressas apenas apontei os ingredientes e adaptei ao meu gosto.


Rabanetes frescos
250 ml de vinagre de vinho branco
200 ml de água
1 colher sopa de sal
alho, e grãos de pimenta
Modo de fazer:
Primeiro esterilize um frasco de vidro.

Lave bem os rabanetes e corte-os em fatias finas. Coloque as fatias de rabanetes no frasco.  
Leve ao Lume um tacho com  o vinagre, água e o sal. Deixe ferver por uns minutos, desligue o lume e assim que estiver menos quente, coloque sobre os rabanetes, feche bem o frasco e  deixe esfriar. Aguarde 2  dias e poderá consumi-los.

9:06 da tarde

conserva de pepinos

by , in



Depois de uma boa colheita de pepinos há que lhes dar destino, fazer conserva é uma boa opção, são versáteis e duram muito tempo, ficam bem em saladas, com hambúrgueres e como aperitivos. Eu nunca tinha feito este tipo de conservas e fiquei surpreendida com o sabor, muito parecido com os picles agridoces daquela marca muito conhecida de hambúrgueres. Receita adaptada do site Panelinha.


1 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de sal 
4 pepinos  
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho socados
4 ou 5 grãos de pimenta
1 folha de loureiro 

Lave muito bem os pepinos e corte-os em rodelas finas. Reserve.
Numa panela  coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao lume, quando ferver, desligue e acrescente o pepino,os grãos de  pimenta inteira, o alho e o azeite e a folha de louro,  misture delicadamente.
Transfira o conteúdo da panela para um frasco de vidro esterilizado  e tape bem. Sirva após 3 dias.


Dica: Reutilize frascos, apenas tem que os esterilizar bem, para isso  ferva-os juntamente com as tampas por 15 minutos. Retire-os da água com ajuda de uma pinça e deixe-os escorrer sobre um pano limpo.
 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram