Com a fartura de ameixas, chegaram os doces com ameixas e para começar esta tarte fresca e muito gulosa.
Como normalmente faço a olho, não me lembrei de pesar as ameixas, mas são precisas cerca de 300 a 400g. Também se pode fazer com qualquer doce comprado. podendo variar os sabores.
Massa folhada
4 folhas de gelatina
ameixas QB
1/2 xícara de água
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 pacote de natas
3 claras
Forre uma tarteira com massa folhada, cubra com papel vegetal, coloque feijões secos por cima e leve ao forno a assar. Retire os feijões e reserve. Pele e retire os caroços ás ameixas, coloque num tacho com metade do açúcar e água e cozinhe até ficarem macias. Hidrate a gelatina, escorra e derreta em banho-maria. Quando o doce de ameixas estiver pronto, reserve um pouco para a decoração e o restante , coloque no liquidificador juntamente com a gelatina derretida, e as natas, bata até ficar um creme homogéneo. Bata as claras em castelo, adicione o restante açúcar, bata mais um pouco e envolva-as no creme de ameixas. Coloque este creme na massa folhada assada e leve ao frigorífico até solidificar (por cerca de 3 horas). Coloque o restante doce por cima. sirva bem fresca.
Páginas
▼
sexta-feira, julho 13, 2012
quarta-feira, julho 11, 2012
Doce de Ameixa Vermelha
Ameixa vermelhas, brancas, vieram todas ao mesmo tempo, e agora que fazer a tanta ameixa é a minha pergunta. Desta vez saiu compota de ameixa vermelha, com vista a umas sobremesas que deverão aparecer aqui brevemente.
1 kg de ameixa vermelha
700g de açúcar
1 pau de canela
2 grãos de cardamomo
1 casca de limão
Retirar a casca e o caroço as ameixas e colocar num tacho, juntar o açúcar e as especiarias, envolver bem. Levar ao lume mexendo de vez em quando até fazer ponto de estrada. Para verificar o ponto, retire uma colherada para um pratinho, deixe arrefecer um pouco, passe o dedo se as partes não se juntarem, está no ponto. Coloque o doce ainda quente em frascos esterilizados. Tape bem e vire-os ao contrário até arrefecerem.
domingo, julho 08, 2012
conserva de rabanetes
Continuando com as conservas e para aproveitar os muitos rabanetes que aqui têm chegado, experimentei esta receita que não sei de onde tirei, com as pressas apenas apontei os ingredientes e adaptei ao meu gosto.
Rabanetes frescos
250 ml de vinagre de vinho branco
200 ml de água
1 colher sopa de sal
alho, e grãos de pimenta
Modo de fazer:250 ml de vinagre de vinho branco
200 ml de água
1 colher sopa de sal
alho, e grãos de pimenta
Primeiro esterilize um frasco de vidro.
Lave bem os rabanetes e corte-os em fatias finas. Coloque as fatias de rabanetes no frasco.
Leve ao Lume um tacho com o vinagre, água e o sal. Deixe ferver por uns minutos, desligue o lume e assim que estiver menos quente, coloque sobre os rabanetes, feche bem o frasco e deixe esfriar. Aguarde 2 dias e poderá consumi-los.
quinta-feira, julho 05, 2012
conserva de pepinos
Depois de uma boa colheita de pepinos há que lhes dar destino, fazer conserva é uma boa opção, são versáteis e duram muito tempo, ficam bem em saladas, com hambúrgueres e como aperitivos. Eu nunca tinha feito este tipo de conservas e fiquei surpreendida com o sabor, muito parecido com os picles agridoces daquela marca muito conhecida de hambúrgueres. Receita adaptada do site Panelinha.
1 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de sal
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de sal
4 pepinos
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho socados
2 dentes de alho socados
4 ou 5 grãos de pimenta
1 folha de loureiro
Lave muito bem os pepinos e corte-os em rodelas finas. Reserve.
Numa panela coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao lume, quando ferver, desligue e acrescente o pepino,os grãos de pimenta inteira, o alho e o azeite e a folha de louro, misture delicadamente.
Numa panela coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao lume, quando ferver, desligue e acrescente o pepino,os grãos de pimenta inteira, o alho e o azeite e a folha de louro, misture delicadamente.
Transfira o conteúdo da panela para um frasco de vidro esterilizado e tape bem. Sirva após 3 dias.
Dica: Reutilize frascos, apenas tem que os esterilizar bem, para isso ferva-os juntamente com as tampas por 15 minutos. Retire-os da água com ajuda de uma pinça e deixe-os escorrer sobre um pano limpo.