Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

4:47 da tarde

Bavaroise de tuttifruti

by , in



Esta era para ser a minha participação no dia verde, mas tive problemas com computador e não consegui resolve-los atempadamente, mas fica aqui registada a minha intenção de participar num envento que acho muito original.





Eu preparei para este dia uma bavaroise que deveria ter ficado verde, mas ficou muito pálida, pelo que completei com uma gelatina verde.



Uma sobremesa muito simples, mas que agradou a pequenos e graúdos.

2 pacotes de natas

4colheres sopa de açúcar

1 embalagem de gelatina de tutti-frutti (com 2 pacotes)



Dissolvi um pacote de gelatina em 2,5 dl de água fervente. Deixei arrefecer.

Bati as natas com o açúcar até ficarem cremosas e envolvi a gelatina com movimentos suaves.

Coloquei numa forma e levei ao frigorífico, até ao dia seguinte.

Com o outro pacote de gelatina preparei conforme as instruções da embalagem, levei ao frigorífico até solidificar e com um garfo desfiz de forma a ficar granizada.








12:07 da tarde

Carne porco género alentejana

by , in

Esta foi uma refeição que saiu um destes dias, tinha carne cortada para fazer uns rojões, mas á ultima hora vi que tinha um restinho de ameijoas que decidi juntar, fiz na panela de pressão, ficou uma carne tenra e muito gostosa. (Um género de carne alentejana, mas acompanhada de batatas cozidas e penca)

Fiz assim:
Tinha deixado a carne cortada em cubos e temperada com sal, alho picado, vinho branco, pimentão doce e um pouquinho de cominhos de manhã.
Quando cheguei a casa coloquei-a na panela de pressão com um fio de azeite e deixei-a dourar de ambos os lados.
Depois de estar loura, juntei o liquido da marinada, e 1/2 copo de água, as ameijoas,um raminho de salsa e algumas folhas de salva, fechei a panela e deixei cozer uns 20 minutos. Foi o tempo de colocar a cozer batatas e uma penquinha para acompanhar.

3:00 da tarde

tarte simples maça e framboesa

by , in



Pois é esta tarte é muito simples, tinha umas maças que precisavam ser gastas, e uma base de massa folhada no frigorífico, então surgiu esta sobremesa ao meio da semana.



Estendi a massa, e piquei o fundo.

Descasquei maças e cortei-as em pedaços pequenos, salpiquei com sumo de limão, açúcar e canela, juntei algumas framboesas que tinha no congelador só para dar uma corzinha e coloquei sobre a massa. juntei umas nozinhas de manteiga por cima e foi ao forno a 180º até a maçã ficar dourada e a massa assada.
3:30 da tarde

arroz de frango ?

by , in



Este arroz foi uma autentica aventura para mim, isto porque demorou mais de meia-hora a ficar al-dente, e levou uma quantidade de água que eu nunca tinha visto, para 1 chávena de arroz levou 6 de água, fora do vulgar, mas no final ficou bem saboroso. E não era arroz integral, era arroz carolino da marca continente que trouxe para experimentar. Já vos aconteceu algo parecido?


Eu fiz assim, tinha pedaços de frango temperados com sal e sumo de limão, que levei a dourar no tacho em um fio de azeite, depois de bem lourinhos juntei uma cebola e alho picadinhos até ficarem transparentes juntei também cenoura picadinha e meio pimento vermelho picado, folha de louro, um dl de vinho branco, 1 colher de chá de açafrão e deixei o frango estufar adicionando água sempre que necessário, quando já estava tenro juntei 1 chávena de arroz e misturei bem, juntei então 2 chávenas de água quente, como de costume, o que não foi suficiente, pois o caldo sumia e o arroz continuava cru, fui adicionando agua e mais agua sempre aos poucos, rectificando os temperos, juntando mais sal, até o arroz ficar comestível. Isto ao fim de levar 6 chávenas de água, e uma eternidade a cozer.

Ficou um arroz seco, al-dente, e bastante saboroso,mas que não é o ideal para uma refeição corrida do dia-a-dia.

10:29 da manhã

semifrio de bolacha com morangos

by , in


Estes semifrios são sobremesas fáceis de preparar e agradam a todos, é por isso que teem saído quase todas as semanas desta cozinha.


Desta vez:


Coloquei uma lata leite condensado( magro) numa taça juntei 250 g de morangos e triturei com a varinha magica. Demolhei 5 folhas de gelatina em água fria.

Bati 4 dl até ficarem creme, adicionei o creme de morangos, bati ligeiramente mais um pouquinho.

Derreti a gelatina no micro-ondas por cerca de 40 segundos, retirei misturei com garfo para desfazer qualquer pedacinho, e envolvi no creme de natas.

Preparei um café forte. Coloquei o aro no prato de servir e molhei as bolachas Maria no café e fui fazendo a 1ª camada no aro, 2ª camada creme, 3ª bolachas molhadas, 4ª morangos cortados em pedacinhos, 5ª creme, bolachas, morangos, termina com creme.

Levei ao congelador.

Uma hora antes de servir, retirei, decorei com rodelas de morangos, e por cima coloquei sumo de 5 morangos batidos com 2 colheres sopa de açúcar.
12:12 da tarde

medalhões de pescada com molho de legumes

by , in

Vocês sabem que meu tempo para preparar o jantar é sempre muito corrido, então opto sempre por refeições praticas que fiquem prontas em poucos minutos, de preferência que sejam o mais saudáveis possíveis.



Peixe adoro, mas a primeira ideia que nos vem á cabeça é frito, o que eu evito ao máximo, pelo que tento sempre fazê-lo de maneira diferente.



Desta vez saiu assim:



Num tachinho colocar azeite e uma cebola em rodelas e um dente de alho laminado, deixar ficar transparente, juntar 1 tomate grande e maduro cortado em pedacinhos, um pouquinho de água, um pouco de cerveja, deixar ferver e juntar cenoura em rodelas, 1/2 beringela em cubos, 1/2 pimento vermelho, 2 colheres polpa de tomate, temperar com sal, mangericão, coentros, algumas azeitonas, deixar cozer os legumes. Depois de cozidos pode passar este molho pela varinha e juntar medalhões de pescada, eu optei pelos legumes inteiros, deixar apurar até os medalhões se encontrarem cozinhados. Servi com puré de batata.



10:02 da manhã

Pão com sabor a folar de Pascoa - MFP

by , in


Este ano, queria fazer folar, mas o tempo decidiu o contrário, sempre a correr, chegamos a sábado ao fim da tarde e eu ainda não o tinha feito, não desisti, se não podia ter a forma que eu queria com ovinhos cozidos, teria um pãozinho com sabor a folar no domingo de manha.


2,5 dl de leite
2 ovos pequenos
100 g de açúcar
1 colher chá de sal
1 colher chá de erva-doce moída
1 colher chá de canela
100 g de manteiga
500g de farinha t65
2 colheres chá de fermento padeiro(ramazotti)

Colocar os ingredientes na cuba da maquina, seleccionar o programa pão branco (pois é o mais demorado e fica um pão super fofo)peso 750 g, cor média.
12:00 da tarde

Meu ninho de Pascoa

by , in

Este foi o ninho da Pascoa que fiz para levar para o almoço em família, bem sei que foi um ninho diferente, nem tinha nada a ver com ninho, mas sim um semifrio de bolacha fresquinho, a receita bem simples, foi feita sem receita, apenas com as lembranças que me vão ficando de outros semifrios que tenho feito e alguns que vou lendo pela blogosfera.


Este fiz assim:
Bati 2 pacotes de natas bem firmes, juntei uma lata de leite condensado cozido, e bati mais um pouco. Demolhei 5 folhas de gelatina, as quais derreti no micro-ondas, e adicionei ao preparado de natas, envolvi bem e reservei no frigorífico, enquanto preparei café forte.
No prato de servir, coloquei o aro, molhei bolachas Maria no café morno, e coloquei no fundo do aro, por cima um pouco de preparado de natas que espalhei de forma a cobri toda a superfície, nova camada de bolachas molhadas no café, nova camada de creme, e assim sucessivamente, terminar com camada de creme. Levei ao congelador.
Uma hora antes de servir tirei do congelador. Derreti metade de uma barra de chocolate com cerca de 1 dl de leite, misturei bem até ficar um creme liso e brilhante e coloquei em cima do gelado, o que solidificou de seguida tornando uma placa estaladiça, decorei com raspas de chocolate, amêndoas, e um passarinho.
2:39 da tarde

Almondegas recheadas

by , in






Estas almôndegas foram inspiradas numa receita que vi neste blog que adoro, ficaram óptimas foram feitas a 4 mãos, e posso dizer que a filhota adorou tanto fazer como comer.


Acompanhei com arroz de tomate e uma boa salada.


Para as almôndegas usei metade da mistura, com a restante fiz hamburgueres que congelei para uma próxima refeição.





2 pães franceses duros


2 xícaras de leite


1 kg de carne moída


1 cebola picadinha


1 xícara de salsa e cebolinho


sal e pimenta


oregãos


2 colheres de farinha (usei pão ralado)


200 g de requeijão cremoso (usei cubos de queijo flamengo)


1 ovo


50 g de queijo ralado por minha conta





Picar os pães e demolhar no leite até amolecer.


Depois de estarem hidratados, aperte bem para retirar o excesso de liquido.


Num recipiente coloque a carne, a cebola picadinha, salsa, cebolinho, sal e pimenta, oregãos, o queijo ralado, os pães e o ovo. Misture bem e junte a farinha, volte a misturar.


Abra porções na palma da mão untada com óleo e coloque o cubo de queijo. Faça bolinhas.


Unte um tabuleiro de forno e arrume as almôndegas nele. Leve ao forno a 200g até dourarem.


Sirva quentes.















10:00 da manhã
by , in
10:00 da manhã

Bolo de laranja

by , in


Este é um bolinho simples, daqueles que se fazem rapidinho e ficam fofinhos, para acompanhar um cafézinho, eu coloquei as laranjas cortadas ás rodelas com a casca, mas os meus fofos reclamaram das cascas, eu gostei, mas sugiro que descasquem as laranjas.
Barrar uma forma com caramelo, e forra-la com rodelas de laranja.
Bater 6 claras em castelo, quando estiverem firmes vá juntando as 6 gemas uma a uma batendo sempre, junte 6 colheres de açúcar bem cheias, se quiser mais docinho ponha mais (umas 9), o sumo de 1 laranja e a raspa da mesma. Desligue a batedeira e envolva 6 colheres de farinha com fermento. Coloque na forma, e leva ao forno pré-aquecido a 180º. Faça o teste do palito para saber se está cozido.


2:23 da tarde

rolo de carne recheado

by , in



Esta receita foi uma adaptação desta que publiquei á uns tempos atrás, fica muito boa, e é muito pratica, as alterações ficaram no recheio em que coloquei fatias de bacon, por cima fatias de queijo flamengo e por cima destas uma boa quantidade de cenoura ralada, enrolei e levei ao forno, desta vez deixei mais tempo até ficar bem douradinho.


Acompanhei com batatinhas assadas, em casa adoramos batatas assadas, e uma salada bem colorida.
7:00 da tarde

peru com alecrim

by , in

Ando maravilhada com o sabor e o aroma do alecrim fresco. Então não sai outra coisa.

Temperei as coxas de peru com uma mistura de sal, alecrim fresco um ramo geitoso, piri-piri, uma colherzinha de pimentão, raspa e sumo de limão, um pouquinho de azeite, reguei com um copo de vinho branco e deixei marinar.

Na assadeira coloquei ramos de alecrim, por cima as coxas, e a marinada e levei a assar até ficar tenrinho e tostadinho, a meio do assado juntei batatinhas e maças, que envolvi no molho do assado e continuaram a assar.



Servi com esta saladinha.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram