Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

1:16 da tarde

coelho assado com limão e alecrim

by , in

Coelho é uma carne muito apreciada cá em casa, de preferencia assado e bem tostadinho, assim a melhor forma de variar é na sua marinada que desta vez foi inspirada no Livro Regresso à Cozinha de Jamie Olivier

Arranja-se o coelho retirando as gorduras, e partindo aos bocados, tempera-se de sal e pimenta a gosto.
Para a marinada 2 colheres sopa de alecriam picado, sumo e casca de 2 limões, 1 colher chá de mostarda em pó, 6 dentes de alho socado,uma malagueta picada e uma boa dose de azeite, misturar bem e deitar sobre o coelho, massajando a carne para o tempero impregar bem. Deixar repousar durante a noite.
Levar a assar, regando de vez em quando com o proprio molho até ficar bem tostadinho de ambos os lados, mas tenro.
Depois de assado, retire o coelho da assadeira e junte 1 copo de agua aos residuos que ficaram na mesma, leve ao bico do fogão e raspe os residuos, deixe ferver bem, coe, e terá um delicioso molho para acompanhar.

Dica:

A meio da assadura, retire um pouco do caldo que se formou e prepare um arroz delicioso com o mesmo. Basta fritar levemente uns dentes de alho em azeite, junte 1 xicara de arroz e deixe fritar um pouco, junte o caldo coado do assado e perfaça 2 xicaras juntando água, misture bem, rectifique os temperos e deixe cozer, quando o liquido secar, retire do lume misture com garfo e leve ao forno até ficar bem sequinho.

Eu acompanhei com batatinhas assadas, arrozinho seco feito com a calda do coelho, salada mista.
9:46 da manhã

tarte salsichas, broculos etc,

by , in

Esta tarte surgiu para acabar com algumas coisas que estavam no frigorífico, um restinho de broculos, 3 salsichas, 2 fatias de bacon, o restinho de uma lata de cogumelos, um pouquinho de parmesão e a necessidade de uma refeição pronta a servir no dia seguinte.
Tinha massa folhada de compra e com ela forrei a forma.
Num tachinho coloquei 2 colheres azeite, bacon cortado em bocadinho e alho fatiado, deixei alourar levemente o bacon e juntei os raminhos de broculos, deixei saltear, temperei com um bocadino de sal, juntei as salsichas, os cogumelos laminados, uma cenoura ralada, deixei saltear mais um pouco, polvilhei com uma colher de farinha, misturei bem, juntei 2 dl de leite e deixei engrossar mexendo sempre. Retirei do lume e acrescentei 2 dl de natas que misturei com 2 ovos, misturei bem, rectificar os temperos. Coloquei na forma, polvilhei com o parmesão e levei ao forno a 180º até adquirir a cor dourada.
9:54 da manhã

Premio Dardos

by , in

Este Blog recebeu mais um miminho da querida Piteca a quem agradeço.



Uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento pelo nosso trabalho e de promover a confraternização entre os blogueiros!

As regras deste prémio são as seguintes:

O premiado deve:

Colocar a imagem do selo no seu blog

Linkar o blog pelo qual recebeu a indicação

Nomear outros 15 blogs a quem entregar o PREMIO DARDOS

Informar os escolhidos
Para mim é muito dificil escolher 15 blogs, a maioria já recebeu este prémio, e para mim são todos merecedores deste miminho, por isso deixo aqui o desafio a quem me visita e ainda não recebeu este miminho, para que se sinta mimado, e desafiado.
2:12 da tarde

Desafio Livros

by , in
Repondendo ao desafio da Anita a quem agradeço todo o carinho, fica aqui o livro que ando a ler, e como tal foi o primeiro que me veio á mão.
O desafio consiste:

Agarrar o livro mais próximo
Abrir na página 161
Procurar a quinta frase completa
Colocar a frase no blog
Não escolher a melhor frase, nem o melhor livro! Utilizar mesmo o livro que estiver mais próximo
Passar para 5 cinco pessoas





"As viaturas de RobertMurat, dos seus amigos, bem como a viatura usada pelo casal McCann deveriam ser objecto de exames forenses, por parte dos cães EVRD e CSI, os quais possuem capacidades para verificar se um cadaver foi ali transportado."


Retirado do Livro "Maddie a verdade da mentira" de Gonçalo Amaral.

Como acho que quase todos os blogs já responderam a este desafio, fica aqui o desafio a quem ainda não respondeu.
9:41 da manhã
by , in
Meus amigos criei um novo blog para colocar tudo o que me der na gana que não esteja relacionado com culinária, mensagens que me enviam e acho interessantes, poemas, reflexões, paisagens etc.

http://mensagensconceicao.blogspot.com/

Não deixem de dar uma espreitadela neste meu outro cantinho.
11:00 da manhã

peito de peru recheado

by , in


Meu almoço, são servidos?



Peito de peru cortado longitalmente de forma a criar uma bolsa, temperado com sal, mistura de pimentas e sementes de coentros, sumo de limão,de ambos os lados e dentro do corte.

forrei o interior com fatias de bacom, por cima fiambre, depois uma camada de cenoura cortada em fatias finas, para terminar queijo. Fecha-se a carne de forma que o recheio não saia, usei fio que amarei em toda a volta da carne.

Coloquei na assadeira, polvilhei com alhos picados, azeite e um pouquinho de polpa de tomate, em volta coloquei batatinhas previamente descascadas e lavadas, cenouras cortadas em tiras grossas, cebola cortadas em quartos, temperei os legumes com sal, sementes de coentros e reguei com mais azeite. Levei a assar até ficar levemente dourado, virando e regando com o proprio molho de vez em quando .



Acompanhei com broculos cozidos al dente e salteados em azeite e alho.
9:53 da manhã

leite creme conventual

by , in

Este leite creme é divinal, confesso que não coloquei as gemas todas pedidas na receita original, e não tenho pá para queimar o creme então tive de improvisar.


1 litro de leite

1 casca de limão

200 g de açucar

2 colheres sopa de farinha

12 gemas de ovos (usei só 6)


Colocar o leite frio num tachinho, retirar uma xicara e nela dissolver a farinha, com a vara de arames para não ficar grumos, misturar no leite frio.

Bata as gemas com o açucar e mexer até dissolver e junte ao leite,junte a casca de limão misture bem e leve ao lume em banho -maria ( fiz directamente no fogão em lume baixo)mexendo sempre até engrossar.

Depois de pronto coloque em taças, deixe arrefecer, polvilhe com açucar (juntei também uma pitadinha de canela) e queime com um ferro em brasa, ou maçarico, na falta destes, faça como eu, se tiver forno eletrico coloque na parte de cima do forno só para queimar o açucar.
12:20 da tarde

Azevias de Chila

by , in



Mais uma vez fiz azevias, desta vez o recheio foi de chila com amendoa, estavam muito boas, que o diga a filhota que as devorou quase todas.



Para a massa:

250 g de farinha

1 pitada de sal fino

75 g de manteiga

1 ovo

um pouco de agua (mais ou menos 4 colheres sopa)juntei também 1 colher de aguardente


Recheio:

150 g doce de chila

50 g de amendoas moidas

2 gemas de ovos



Prepare a massa:

Coloque a farinha e o sal numa tigela.

Adicione a manteiga fria aos pedaços e amasse, acrescente o ovo, amasse e vá juntado a agua aos pouquinhos até ficar uma massa que possa ser trabalhada com o rolo.


Recheio: Numa panelinha misturar tudo e levar ao lume para engrossar.
Estenda a massa, disponha uma colher de recheio, dobre a massa e corte em meias luas, com os dedos cole bem a massa dos bordos ou se preferir use um garfo precionando bem as pontas.para não abrirem durante a fritura.
Frite em óleo bem quente e escorra sobre papel absorvente.
Se gostar polvilhe com açucar e canela.


12:24 da tarde

sobremesa com sobras de pão-de-ló

by , in

Esta sobremesa surgiu da necessidade de reaproveitar as sobras do pão-de-ló do Natal

pão-de-ló

creme:
375 ml de leite
4 gemas
50 g de farinha
175 g de açucar (ficou muito doce porque o pão-de-ló já é doce, na proxima vez ponho apenas 100g)

Merengue : 4 claras + 4 colheres de açucar

Misturar ao leite frio, o açucar, a farinha e por fim as gemas, misturar bem e levar ao lume até engrossar, mexendo sempre.

Numa taça forre o fundo com fatias finas de pão-de-ló, por cima destas despeje metade do creme, volte a cobrir com fatias de pão de ló, novamente creme, depois cubra com as claras que foram batidas em castelo bem firme com uma pitadinha de sal e depois de bem firmes juntou-se o açucar aos poucos batendo sempre.
Vai ao forno na parte de cima só para alourar as claras.




10:29 da manhã

panquecas com peras e cardamomo

by , in



Mais panquecas, tinha que experimentar as sementinhas de cardamomo que comprei, então a massa é a mesma da receita anterior.


O recheio: cortei peras em fatias grossas, coloquei numa frigideira com uma nozinha de manteiga e polvilhei com açucar e algumas sementes de cardamomo esmagadas, levei ao lume para amolecerem e caramelizarem ligeiramente.
10:07 da manhã

panquecas com atum

by , in




Almoço para mim e para a filhota, tinha que ser algo leve, que não desse muito trabalho e de preferencia diferente.
A filhota pediu panquecas e sairam panquecas.


Massa:
50 g de margarina derretida
100g de farinha
3 ovos
2,5 dl de leite
pitadinha de sal

Numa taça colocar a farinha em monte. Incorporar os ovos um a um, misturando com a vara de arames de seguida junte o leite, o sal e a manteiga derretida, continuando sempre a misturar até obter uma massa lisa para fritar. Deixe repousar 2 horas (coisa que não fiz).

Unte uma frigideira com um pouquinho de óleo (costumo embeber um pouco de guardanapo de papel no óleo e com esse mesmo unto a frigideira) levar ao lume para aquecer bem e colocar uma concha de massa para fritar (costumo rodar a frigideira para a massa espalhar bem) assim que começar a alourar os bordos e a massa secar e fazer bolhas viro com ajuda da espatula para alourar do outro lado. Repetir a operação até acabar a massa não esquecendo de untar a frigideira ente cada panqueca.

Recheio: creme-cheese com ervas aromaticas, atum e espinafres cozidos. Misturar tudo e rechear.
9:00 da manhã

Brownie cookies da cinara

by , in
Biscoitos da Cinara e está tudo dito, simplesmente deliciosos....


2/3 xícara de gordura vegetal (usei margarina)
1 colher (sopa) de água (Só no fim é que reparei que não devia ter posto segundo as recomendações da Cinara)
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato
2 xícaras de gotas de chocolate meio-amargo
Pré-aqueça o forno a 190 graus centígrados.
Na batedeira, bata a gordura vegetal, a água, o açúcar e a baunilha.
Acrescente os ovos. À parte, misture a farinha, o chocolate em pó, o sal e o bicarbonato. Acrescente ao creme aos poucos, e bata apenas até misturar.
Com uma colher, misture as gotas de chocolate.
Despeje colheradas da massa em assadeiras não untadas (eu usei forma com papel vegetal), deixando 5cm entre elas.
Asse de 7 a 9 minutos, no máximo.
Deixe esfriar por 2 minutos antes de tirar da assadeira.
7:00 da tarde

biscoitos

by , in

Ainda com os biscoitos que fiz para a feirinha de Natal da filhota.

Esta receita é esta e como adoro estas bolachas aqui está, pena eu não saber trabalhar com a maquina dos biscoitos, que daria uns biscoitos lindos. A unica diferença é que no final não pincelei com a manteiga pois não queria o sabor amanteigado.

6:05 da tarde

Bolo de cenoura com pedacinhos de chocolate

by , in

Este bolo fiz para a filhota levar para a escola. Como sempre chego a casa tarde e fui logo recebida com a noticia amanha vamos fazer um lanche para partilhar, mãe fazes um bolo.

Lá fomos as duas para a cozinha e até que não nos saimos mal.
4 ovos

1 xicara de farinha de trigo

1xicara de farinha integral

3 cenouras grandes

1/2xicara de óleo

1/2 xicara de água

1xicara de açucar

1 xicara de açucar mascavado

1 colher sobremesa de fermento

1 pedacinho de chocolate partido em pedacinhos pequenos



No liquidificador colocar as cenouras cortadas em pedacinhos, o óleo, a agua, os açucares e os ovos, bater tudo até ficar um creme.

À parte peneirar as farinhas, o fermento e juntar o chocolate, misturar o creme com a vara de arames até ficar homogéneo.

Colocar em forma untada com manteiga, polvilhada com açucar e canela e levar ao forno a 180º .


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram