A minha versão de bacalhau com natas, desta vez mais aproximada da versão original. Um dos pratos favoritos cá em casa.
Usei uma embalagem de bacalhau desfiado com 400g, que demolhei em água fria, para facilitar o trabalho.
Descasquei as batatas, lavei-as e cortei-as em cubos, que depois fritei em óleo bem quente até dourar levemente. Depois de fritas são escorridas e temperadas com um pouco de sal fino. Coloque-as no tabuleiro de forno.
Enquanto as batatas estavam a fritar, preparei uma cebolada com duas cebolas e 4 dentes de alho e um fio de azeite, (eu piquei bem a cebola e o alho, porque cá em casa não gostam de encontrar a cebola, mas deveria ser em rodelas) até a cebola ficar translucida, nessa altura juntei o bacalhau desfiado e escorrido, deixei refogar até o bacalhau estar cozido.
Preparei um molho bechamel, derretendo duas colheres de manteiga num tacho, acrescentei 2 colheres de farinha, envolvi bem, e acrescentei aos poucos 3 dl de leite, mexendo bem com as varas de arame para não ficar grumos, deixei engrossar, juntei 2 dl de natas, continuei a mexer até começar a borbulhar, entretanto temperei com sal, pimenta. retirei do lume e juntei umas gotas de sumo de limão para refrescar.
No tabuleiro do forno, envolvi as batatas fritas com o bacalhau e o bechamel com natas, reservei cerca de 1/3 do molho, que coloquei por cima e com queijo flamengo ralado. Levei ao forno até ficar bem tostadinho. servi com salada de alface.
Foi o nosso almoço de Domingo! É o muitissimo apreciado pela familia! Beijinhos
ResponderEliminarCá em casa também gostamos bastante!
ResponderEliminarObrigada pelas partilhas fabulosas!
Nina
https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/
Cá em casa todos adoram e é uma das receitas mais pedidas :)
ResponderEliminarSe puderes, faz-me uma visita em Gulosoqb