Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

segunda-feira, agosto 04, 2008

Bolo Folhado


Mais um bolo super bom , a receita foi retirada daqui onde está a receita na integra, eu não fiz a cobertura, usei o creme do recheio para cobrir, outra alteração foi na massa folhada, não dividi em duas, coloquei apenas uma placa de folhado no meio, da próxima vez que fizer vou fazer com as duas, sempre fica mais crocante.

Precisamos:

200 g de massa folhada congelada

P/Bolo:
5 ovos
o peso de 3 ovos em açúcar
o peso de 2 ovos em farinha (inclui 1 colher de sopa de farinha Maizena)
1 colher de chá de fermento em pó

P/ Creme de pasteleiro
1 litro de leite
3 ovos + 1 gema (usei 2 ovos +1 gema, eram os que me restavam)
120 g de açúcar
2 colheres sopa açúcar baunilhado (eu usei 1 colher café de essencia baunilha)
65 g de farinha


Descongelar a massa e pré-aquecer o forno. Esticar a massa com o rolo,até ficar um pouco maior que a forma utilizada para o bolo. Picar a superfície com um garfo e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno.

Usei a dica sugerida, pois começou a levantar
"Dica da Nanda: Durante a cozedura, ir controlando a massa para, caso ela levante, picar com a faca afiada para baixar."

Entretanto preparar o bolo:

Misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem, até ficar um creme mais líquido e esbranquiçado. Bater as claras em castelo e peneirar as farinhas e o fermento. Envolver com cuidado e alternadamente as claras e a farinha na massa. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada. Desenformar e deixar arrefecer na grade.

Enquanto o bolo assa preparar o recheio:

Aquecer o leite com a essencia. Reservar um pouquinho de leite. Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Colocar a farinha em chuva e o leite que reservou. Acrescentar o leite quente sem parar de bater. Levar este preparo ao lume até engrossar. Não parar de mexer. Quando estiver pronto deitar num recipiente para arrefecer.
"Dicas da Nanda:
- Depois de retirar o creme do lume, bater um pouco com a batedeira eléctrica para ficar um creme mais leve e fofo.
- No final, colocar película aderente em contacto com o creme, isto é, mesmo pousado em cima do creme para não ficar na superfície uma camada espessa."

Montagem do Bolo:
Cortar o bolo ao meio, sobre a base colocar uma boa dose de recheio, por cima deste a placa de massa folhada, outra boa dose de recheio, o segundo disco de bolo, aparar as pontas do folhado, barrar todo o bolo com o recheio e enfeitar a gosto, nas laterais usei as aparas da massa folhada por cima grangeias coloridas e bombons.

7 comentários:

  1. Fica um bolo de festa muito bonito. Adoro os bolos folhados ;)

    ResponderEliminar
  2. Hummm que delicia este folhado deve dar um toque super especial a este bolo!
    Adorei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Com folhado só pode ser bom.Ficou muito bonito.Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. que bolinho tao bom :-)
    esta mesmo uma delicia.
    Beijinhos
    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. O bolo ficou um espetáculo! Lindo demais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. amiga..eu já comi um bolo folhado..e..fiquei com tanta vonatde de fazer a receita e numca havia encontrado...fica muito bom mesmo..amei conhecer a receita..bjus

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/

    Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Central do Cerrado, Comadre Fulozinha etc.

    Abraços,
    Equipe Slow Food Brasil
    www.slowfoodbrasil.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...