Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Pãezinhos de Sto. António


Como estamos na semana de Santo António, e consultando um livro chamou-me a atenção esta receita, tive que a fazer. A receita é bem simples, e pãozinho levemente adocicado cai sempre bem num lanchinho.

600 g de farinha
100 g de banha (usei manteiga)
175 g de açucar
25 g de fermento padeiro (usei 11 g de fermipan)
3 dl de leite morno
ovo para pincelar

Desfaz-se o fermento num pouco de água morna e amassa-se com uma mão cheia de farinha. Faça uma bola e deixe levedar por cerca de 2 horas. Põe-se a farinha num alguidar, faz-se uma cova , deita-se a bola de fermento e os restantes ingredientes e amassa-se muito bem.
Usando o Fermipan, não é preciso, ultrapassa-se esta fase. Misturam-se o Fermento com a farinha, abre-se um buraco no centro e colocam-se todos os ingredientes, mistura-se e amassa-se por 10 minutos. Tapa-se com um pano e coloca-se no forno que previamente se amornou um pouco e desligou. Deixa-se por cerca de 2 horas até duplicar de volume.
Formam-se bolinhas, cortam-se em cima com uma tesoura formando uma cruz, pincelam-se com ovo polvilham-se com açucar em pó. Deixar repousar por cerca de 30 minutos e levam-se a assar.

4 comentários:

  1. Bem lembrando, este pãozinho casado com um recheio salgado fica o céu.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Sto Antonio merece mesmo esses lindos paezinhos!!! bjs

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar desse pãozinho de Santo Antonio mas não tinha a receita que veio a calhar, pois tenho até a banha que por acaso comprei pra fazer uma outra receitinha, veja no meu blog mistinho.Vou fazer a receita dia 13 que também é aniversário da minha mãe.Bjss.

    ResponderEliminar
  4. São um estilo de pãezinhos de leite.Muito saborosos e apetecíveis.
    boa semana

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram