Meu Marido foi á pesca e trouxe enguias, ao contrario do que muitos pensam, não é difícil preparar as enguias, o difícil é morrerem, tenho apanhado vários sustos com elas, já me aconteceu por várias vezes ,já depois de lhes ter cortado a cabeça elas saltarem da pia. Por isso essa parte fica para o M., que as coloca em agua com sal e vinagre. Depois corta-se a cabeça, da-se um pequeno golpe na pele de cada lado, levanta-se um pouco de pele com ajuda de uma faca e depois é só puxar a pele com cuidado para não rebentar, elas esfolam num instante. Agora é abrir a barriga e estripar, limpar bem com água corrente, não deve ficar vestígios de sangue. E estão prontas para ser confeccionadas.
Desta vez preferi bem simples, fritas, não tem nada a saber, tempera-las com sal e limão, escorrer passar por farinha e frita-las em óleo bem quente.
Para acompanhar arroz de tomate e salada.
bem interessante o teu blog!
ResponderEliminarparabéns!
Oi
ResponderEliminartambém tenho um blog de gastronomia quando puder, de uma passadinha por lá
bjos
Thais
www.comereumbarato.globolog.com.br
Quero agradecer-lhe por ter passado no meu cantinho, Obrigado Linda...
ResponderEliminarCom pescador em casa só bons petiscos,este está divinal.
bjos.
Enguias que adoro!!!(frias ou de ensopado)bem a esta hora já marchava esse pratinho,está uma maravilha...beijinhos doces
ResponderEliminarTEnho uma certa dificuldade em encarar as enguias vivas, faz-me impressão aquela pele escorregadia... enfim... depois de fritas no prato até como de boa vontade. :)
ResponderEliminarOi!!! Alguém conhece enguias de água doce chamadas mãe-rosa ? Que existem nos rios de MG, SP e RJ ? Onde posso encontrar informação a respeito ?
ResponderEliminareu pesquei algumas enguias na água salgada ... ela pode ser consumida
ResponderEliminar?
São as melhores
Eliminar