Se há alguma comidinha que me lembre o Carnaval é o cozido á portuguesa, carnes fumadas, orelheira, enchidos,coisas que fazem mal, mas que sabem tão bem, só faço quando tenho muita gente á mesa pois rende bastante.
carne de vaca
entemeada de porco
frango (desta vez não usei)
orelheira fumada
pernil fumado
1 moira
1 morcela
1 chouriço de carne tipo salpicão
1 chouriço de colorau
cenouras
batatas
penca
Acho que todos o sabem fazer, mas cada qual tem a sua forma de o fazer, por isso aqui deixo a minha.
Lavo bem e raspo a orelheira e o pernil, se tiver pelos queimo-os no bico do fogão.
Deixo-os de molho de um dia p/ o outro.
A carne de porco fresca deixo-a temperada com sal de um dia p/ outro.
Começo sempre por cozinhar a orelheira e o pernil, na panela de pressão, com um pouco de água. Depois de chiar, deixo mais ou menos 15 a 20 minutos.
Tiro a pressão, retiro as carnes e deito esta água fora. Agora é a vez das carnes frescas, coloco na panela de pressão, com um pouco de água, não ponho sal, pois as carnes já estão temperadas, fecho, e deixo estar mais 15 a 20 minutos depois de chiar. Retiro a pressão, retiro as carnes e coloco as batatas e as cenouras cortadas ao meio, a penca arranjada, e os enchidos, aproveito a água de cozer as carnes, se alguma das carnes ainda não estiver bem cozida também junto para acabar de cozer. Fecho a panela e depois de chiar deixo uns 10 minutos.
Corto as carnes aos pedaços, os enchidos. Retiro os legumes, e volto a colocar as carnes que entretanto arrefeceram por mais uns minutos só para ficarem bem quentinhas.
Dispor em travessas e deliciarem-se.
New
Cozido á Portuguesa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que vontade de comer um bocadinho. FAz mal, é verdade, mas sabe muito bem!
ResponderEliminarbeijinhos
amiga..sei cozido..tá demais..de dar a agua na boca..uma cor linda!!!humme..isso deve tá muito bom...amei..bjos..li
ResponderEliminarCada familia tem a sua receita própria de cozido... Adoro!
ResponderEliminarBeijos.
Este cozido está muito pobrezinho..
ResponderEliminarFalta as couves, os nabos, o arroz, o feijão e mais variedade de enchidos.
Não sei se é portuguesa, mas cá leva muito mais coisas.
Mas gostei do blog, parabéns!
Minha avó que era uma bela portuguesinha e cozinhava,como nunca vi igual,fazia esses cozidos e mamãe aprendeu com ela.
ResponderEliminarMinha irmã,quando esteve em Portugal,comeu um cozido semelhante,só que com feijão branco.Foi feito por uma prima nossa na região dos trás dos montes.Diz a minha irmã que nunca esqueceu aquela comida deliciosa e cheirosa,esse cozido deve ser delicioss.
Bjs
Eu gosto muito deste blog, ando sempre a espiar para fazer receitas para o jantar :)
ResponderEliminarE desta vez é o cozido... so fiz umas 2 ou 3 vezes e nao foi na panela de pressao, nao achei tao saboroso pois nao aproveitei aguas...
Agora eu pensava que as acrnes eram cozidas logo com os enchidos e depois se retirava tudo e nessa agua iam os legumes... mas ja vi que faz e maneira um pouco diferente... as carnes assim ficam saborosas na mesma sem serem cozidas com os enchidos??
Um beijinho :)
Natacha
Natacha, obrigada pelo seu comentário.
ResponderEliminarEu só não aproveito a água do cozimento das carnes fumadas, pois acho que ficam com sabor pesado a fumo e em casa não gostam. A água de cozer as carnes frescas é a que aproveito para cozer os legumes, dão um sabor especial ás batatas e hortaliças, só não cozo os enchidos juntamente com as carnes pois o tempo de cozedura é bem diferente e não gosto de os ver desfeitos. Além disso gosto imenso do sabor que os enchidos dão nas batatas.(se por acaso alguma das carnes como por exemplo a carne de vaca que costuma ser a mais demorada a cozer não estiver no ponto desejado, junte também no cozimento das batatas).
Quando fizer alguma das receitas coloque o que achou, pois só assim podemos melhorar.
Beijinhos.