Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

terça-feira, outubro 10, 2017

Lasanha de carne picada à minha moda



Desde o início do blog, várias receitas de lasanha foram publicadas, mas só há algum tempo é que reparei que nenhuma delas era a minha receita de lasanha tradicional, a habitual e a preferida da casa.

 Muito saborosa e com um generoso e delicioso recheio de carne, molho e queijo, este prato surpreende pela simplicidade dos seus ingredientes, pelo seu aspeto cremoso e sabor intensivo, mas sobretudo pela sua adaptabilidade aos diferentes gostos e preferências, sendo que se pode facilmente acrescentar legumes, como cenoura, espinafres, alho francês, beringela, courgette ou até substituir a carne pela proteína da sua preferência. Assim, apesar de ser um prato trabalhoso, é capaz de deixar água na boca, e fazer a delícia de quem a come.


Ingredientes:

- Carne
500 gramas de carne picada
Azeite
Cebola picada
1 dente de alho
1 folha de louro
Vinho branco
Cenoura Ralada
Polpa de tomate ou Tomate sem pele picado
Sal
1 piri-piri
1 copo de água

- Lasanha
6 ou 8 folhas de lasanha
2 pacotes de molho bechamel com 200 ml cada
Queijo ralado (eu uso parmesão ou queijo da ilha para um sabor mais intenso)


Preparação:

-Carne
 Numa fase inicial, é necessário refogar a carne picada. Para tal, num tacho coloque um fio de azeite com a cebola picada, o dento de alho e a folha de louro, e deixe-a a refogar até ficar transparente.

 A partir daí, adicione a carne e deixe-a fritar, refrescando-a de seguida com um pouco de vinho branco. Nesta etapa, adicione o tomate e os legumes da sua preferência, sendo que neste caso juntei a cenoura, temperando depois a carne com sal e piri-piri.

Após temperar, junte água e deixe a carne estufar até ficar tenra e cremosa.

-Montagem da Lasanha
Comece por colocar numa forma refratária um pouco de molho bechamel, distribuindo de seguida as folhas de lasanha, de forma a que a superfície inferior fique toda coberta.

Por cima da massa, ponha a carne picada, seguindo-se das folhas de lasanha, molho bechamel e, outra vez, a carne, e um bocado de queijo, repetindo o processo até acabarem os ingredientes.

 Para uma lasanha mais crocante, termine com folhas de lasanha, ou se preferir uma parte superior mais cremosa, com a carne e creme bechamel. Independentemente da maneira como preferir, ponha uma generosa quantidade de queijo ralado por cima.

Esta receita pode variar de acordo com as suas preferências. Assim, deixo algumas sugestões para uma Lasanha de carne com molho de espinafres ( a substituir o molho bechamel), Lasanha de atum e cenoura , Lasanha de atum e espinafres e  Lasanha de frango e espinafres .



4 comentários:

  1. Adoro lasanha! Essa até faz babar! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro lasanha faço mais vezes de carne pois é a preferida do meu filho.
    Essa esta muito tentadora e já de comia.

    ResponderEliminar
  3. Uma bela lasanha caseira é mesmo uma maravilha!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...