Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quinta-feira, setembro 26, 2013

Doce de tomate


Chegou a fartura de tomates a minha casa, está na hora de prepara-los para o Inverno, os madurinhos
mais pequenos já congelei, hoje foi dia de fazer doce com os coração de boi madurinhos, e ficou tão bom, que já estou a planear fazer mais.

Usei 3 tomates que tinham 1.200g
800g de açucar
1 pau de canela
raspa  e um pouquinho de sumo de limão

Primeiramente retirei as peles ao tomate, tarefa muito fácil, com a faca fazer um corte em cruz no topo dos tomates, coloca-los num recipiente e cobri-los com água a ferver, retirar, e puxar as peles.
Retirar o talo de baixo. Corta-los em pedaços e colocar num tacho alto, por cima ditar o açucar, o pau de canela a raspa de limão e o sumo. Deixar macerar alguns minutos. Levar ao lume baixo, até ficar em ponto de estrada.

Nota: primeiramente vai ficar bastante liquido pois o sumo vai ser extraído, com a cozedura vai engrossar á medida que a calda vai ganhando ponto.
Para sabermos se está no ponto, colocar uma colher de doce num prato, deixar amornar, passar um dedo, se o creme não se unir está pronto.
Quando atingiu o ponto de estrada, retirei do lume, e triturei com a varinha, levei novamente ao lume mais uns minutinhos para apurar.
Depois é só encher os frascos que foram previamente esterilizados. Colocar as tampas e coloca-los de tampa para baixo.

Eu não retirei as sementes, pois o tomate coração de boi é muito carnudo e tem poucas sementes, e gosto de as encontrar no doce, fica muito lindo. Mas isso é ao gosto de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...