Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

sexta-feira, agosto 14, 2015

Tarte tatin de nectarinas


Recebi um cesto de nectarinas caseiras, e resolvi fazer esta tarte que é tão simples e deliciosa, e fica ainda melhor a acompanhar uma bolinha de gelado. Neste caso foi mesmo simples para acompanhar um café.

1 placa de massa folhada
nectarinas (usei umas 6)
100g de margarina cortada em pedacinhos
100g de açúcar
1 cálice de vinho do porto
canela em pó

Esta receita é feita directamente na frigideira  que vai ao forno. Como não tenho nenhuma frigideira que possa ir ao forno, fiz numa frigideira normal, depois coloquei numa forma para ir ao forno. Pode também optar por fazer logo na forma.

Primeiramente lave as nectarinas, corte-as em metades e retire-lhes o caroço.
Numa frigideira coloque a manteiga cortada em pedaços, e o açúcar, leve ao lume para derreter e fazer um caramelo. Logo que a manteiga comece a derreter junte as nectarinas com a parte cortada para baixo para cozinharem, de vez em quando vire-as com muito cuidado para não desfazerem. Quando o açúcar começar a caramelizar junte o vinho do porto com cuidado e deixe ferver bem. Polvilhe com um pouco de canela. Nesta fase está pronta para receber a massa folhada, pode cobri a frigideira com a massa folhada, se esta puder ir ao forno, ou no meu caso, com cuidado coloquei o caramelo numa forma, dispus as nectarinas, e por cima cobri com a massa folhada, faz-se uns leves cortes para sair o vapor e leva-se ao forno até a massa folhada dourar e ficar estaladiça.

Depois é só desenformar com cuidado, para não se queimar com o caramelo, e servir quente ao frio.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...