Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

domingo, novembro 10, 2013

Tripas á Moda do Porto


Prato tipico da cidade do Porto, Tripas á Moda do Porto é um dos pratos preferidos aqui de casa, embora muito raramente faça, não que seja difícil, mas porque é um prato que exige disponibilidade e tempo, e é indicado para fazer em quantidade, para um almoço em família.

1 kg de feijão branco de preferência manteiga
2 cebolas
2 dentes de alho
um pouco de concentrado de tomate
1 kg de tripas
1 orelheira fumada (cozi mas não a usei toda)
1 chispe de porco
1 mão de vaca
1 tira de entremeada
carne de vaca (+ou menos 300g)
um peito de frango do campo
1 chouriço colorau
1 chouriço tipo salpicão
1 tirinha de bacon
sal
colorau
cominhos
salsa
folhas de loureiro


Para que o resultado final seja perfeito, algumas tarefas devem ser feitas antecipadamente.

  1. Feijão de preferência manteiga deve ser demolhado pelo menos 12 horas e depois deve ser pré-cozido, em água sem sal.
  2. As tripas, mesmo quando são compradas pré-lavadas, devem ser bem lavadas e  deixadas de molho com água sal, e limão, durante a noite, e depois cortadas e cozidas em água temperada com sal, e 2 folhas de loureiro. Depois de cozidas, escorrer bem e reservar. A água da cozedura das tripas deve ser rejeitada.
  3. A orelheira deve ser raspada, e lavada. Deixar de molho durante algumas horas. Levar a cozer em água. No fim escorrer, rejeitar a água da cozedura e cortar em pedacinhos pequenos.
  4. Chispe deve ser raspado, os pelos que possam existir queimados e raspados, lavados, e por fim temperados com sal. (eu gosto de deixar as carnes de porco temperadas com sal de um dia para o outro, acho que as carnes assim ficam mais saborosas)
  5. A mão de vaca, também deve ser raspada, e qualquer pelo que exista também queimado e raspado, deve ser bem cozida previamente, pois demora bastante tempo a cozer. Deve-se reservar a água da cozedura da mão de vaca para o caldo.
  6. Cozer as carnes de porco, vaca e frango previamente em água temperada e reservar a água da cozedura. Cortar todas as carnes em pedacinhos.
Nota: eu uso a panela de pressão para a cozedura de todos este ingredientes para ser mais rápida a cozedura.

Depois de todos estes elementos cozidos e cortados a preparação é muito fácil.

Picar muito bem as cebolas, o alho, e com elas fazer um refogado com um pouco de azeite, deixa-se alourar levemente junta-se os chouriços cortados em meias luas, o bacon cortado em tirinhas, vai-se mexendo, junta-se as cenouras as rodelas, o colorau, e um pouco de cominhos, e folha de loureiro, mistura-se, junta-se o concentrado de tomate, um pouco do caldo das carnes, deixa-se apurar um pouco, mistura-se bem, adicionamos as carnes cozidas e cortadas,  as tripas e um pouco do caldo de cozedura das carnes, deixa-se apurar até as carnes ficarem bem tenras, nesta altura juntamos o feijão e mais caldo ou água, rectifica-se os temperos e deixa-se apurar até o feijão estar bem cozido. No final da cozedura poderá acrescentar mais um pouco de cominhos e salsa picada.

Para acompanhar arroz branco é indespensável


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...