Páginas

quinta-feira, maio 29, 2014

Choquinhos á Algarvia


Aproveitando as promoções e por estarem a bom preço trouxe uma embalagem de choquinhos para casa, para preparar este piteu inspirado nesta receita. Acompanhei com batatinhas novas e favas acabadinhas de sair da horta. Aqui fica a sugestão.

Descongelar os choquinhos e tempera-los com um pouquinho de sal (só um pouquinho, depois rectificam-se os temperos)
Num tachinho colocar azeite, alguns dentes de alho esmagados e uma folha de louro, e um piri-piri, quando o azeite estiver bem quente, junte os choquinhos, quando os choquinhos começarem a largar água, tape e deixe estufar por cerca de 10 minutos, após este tempo, destape e deixe evaporar a água até ficar quase só azeite, nesta altura rectifique o sal, polvilhe com salsa. Envolva, retire do lume e refresque com sumo de limão.

terça-feira, maio 27, 2014

Esparguete com mexilhões


Aproveitamos o tempo quente para ir á praia e apanhar mexilhões, depois saiu esta massa para o almoço, muito simples e deliciosa. Aqui fica a sugestão.

Raspar bem os mexilhões e retirar as barbas, é a parte mais demorada, mas vale a pena.  Depois disto costumo por em água salgada com uma colher de farinha, para ajudar a libertar as areias.

Entretanto picar uma cebola, dois dentes de alho, 1 alho francês, num tacho colocar um fio de azeite e refogar estes legumes, refrescar com um pouco de vinho branco, juntar um ou dois tomates cortados em pedaços, adicionar os mexilhões e um pouquinho de água. tapar e deixar cozinhar até que abram.

Cozer a massa conforme as instruções da embalagem em agua temperada com sal.

Quando os mexilhões estiverem abertos, coe o caldo e reserve, separe alguns mexilhões para decorar, e aos restantes retire da casca e junte ao caldo reservado.

Leve este caldo novamente ao lume. Escorra a massa e envolva neste caldo aromatico com sabor a mar, rectifique os temperos e polvilhe com salsa. Decore com os mexilhões reservados.

sexta-feira, maio 23, 2014

Rolo de carne recheado e embrulhado em massa folhada



Mais um rolo de carne desta vez embrulhado em massa folhada, estaladiça. Uma delicia que agradou a todos.



600 g de carne de vaca picada
2 dentes de alho
1 cebola
um raminho de salsa,
1 piri-piri (facultativo)
1 pão de véspera
1 ovo
queijo ralado (gosto da ilha por ser mais forte)
folhas de espinafres
sementes de sesamo
Fatias de queijo flamengo
Fatias de bacon magro


Na picadora pique o alho, cebola, salsa, piri-piri, pão e queijo, junte tudo á carne e pique mais um pouco. tempere de sal, junte o ovo e misture bem.

Separe metade desta mistura de carne e coloque numa assadeira rectangular coberta com papel vegetal. espalhe bem até ficar com cerca de 0,5 cm de altura.

Pique os espinafres e junte á outra metade de carne, envolva bem.

Por cima da carne que está no tabuleiro, coloque fatias de queijo, e por cima destas disponha o  bacon, por cima do bacon, coloque a carne com espinafres, espalhe bem até cobrir toda a superfície.

Com ajuda do papel vegetal, enrole a carne de forma a ficar um rolo, mantenha o papel á volta do rolo e leve ao forno a 180º por cerca de 40 minutos. Retire e deixe amornar. Retire o papel e embrulhe a massa folhada á volta da carne. Pincele a superficie com um pouco de água e polvilhe
as sementes de sesamo. leve ao forno a 200º até ficar dourado.

Corte em fatias e sirva, eu acompanhei com batatas assadas e salada de alface.


terça-feira, maio 20, 2014

Pudim de capuchino na panela de pressão


Vai uma fatia?

Pudim feito em 10 minutos na panela de pressão, uma delicia para os dias de preguiça, deixo aqui a minha versão que foi inspirada nesta da Amiga Teresa.

1 lata de leite condensado
2 latas (a mesma do leite condensado) de leite
3 ovos
2 colheres sopa de cacau
1 colher sopa de café instantaneo

Bater no liquidificador e colocar em forma barrada com caramelo.

Na panela de pressão colocar, 0,5l de água, colocar a forma (eu tapei a forma de pudim com a tampa, mas já experimentei sem tampa e fica igual) a água não deve ultrapassar metade da forma. Fechar a panela de pressão. Depois de apitar conte 10 minutos e apague. Retire a pressão. Desenforme depois de frio.

Esta calda de caramelo fiz  desta forma:

1 xicara de açucar
1/2 xicara de água quente
e duas colheres sopa de cacau.

Dissolvi o cacau na água quente.
Numa frigideira funda coloquei o açucar, deixei caramelizar levemente, em seguida juntei a água com o cacau, cuidado que espirra, por isso todo o cuidado é pouco, deixar o açucar dissolver e engrossar. Apague e deixe arrefecer um pouco, com esta calda barre levemente a forma onde vai fazer o pudim, reserve o restante para colocar por cima ao servir.

domingo, maio 11, 2014

Salmão grelhado




Mais uma refeição simples e rápida.

Tempere o salmão com sal, alho e sumo de limão, grelhe de ambos os lados. Derreta um pouquinho de manteiga, junte algumas alcaparras e regue com sumo de limão.
Regue o salmão com este molho.

Eu servi com arroz de grelos, mas também gosto muito com batatas cozidas e broculos.

quinta-feira, maio 08, 2014

Salada de massa com bacalhau




Uma sugestão muito simples e bem saborosa para os dias mais quentinhos que estão a chegar, e uma boa sugestão para levar para o trabalho. A vantagem é que podemos adicionar os mais variados legumes e adaptar ao N/ gosto pessoal.

Massa cozida com ervilhas, bacalhau cozido e desfiado. Cozem-se dois ovos, separam-se as claras das gemas, as claras cortam-se em pedacinhos e juntam-se á massa. Com as gemas prepara-se um molho.

Colocam-se as gemas numa taça alta, 1 colher chá de mostarda, sal, um fio de azeite, e um fio de vinagre, tritura-se com a varinha magica até ficar um molho cremoso, prova-se se precisar rectifique os temperos, ou junte mais um pouco de azeite.

Mistura-se este molho na massa e envolve-se bem.


segunda-feira, maio 05, 2014

Bolo de cenoura e pudim de alfarroba



Vi esta receita no site Culinária Receitas do Amigo Mauro Rebelo, a receita original é com chocolate, no entanto tinha farinha de alfarroba que precisava gastar e usei, ninguem se apercebeu que não era chocolate.
Ficou uma delicia. A receita é super facil. Deixo aqui a receita do Mauro, com a minha anotação.



Pudim:
1 lata de leite condensado 
1 e 1/2 lata de leite (usar a lata do leite condensado como medida)
3 ovos
4 colheres (sopa) de cacau em pó (usei farinha de alfarroba)

Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água fervendo

Bolo:
3 cenouras picadas 
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
100ml de óleo
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó


Modo de preparo:

Calda: Numa  panela derreta o açúcar até caramelar e ficar com tom desejado. Cuidado para não queimar.
Neste momento acrescente a água quente com muito cuidado para não se queimar, pois a calda espirra um pouco. Mexa um pouco até que misture da água se envolver bem com com o caramelo. Retire do lume, coloque na forma e deixe esfriar completamente para colocar o pudim.
Pudim: Bata todos ingredientes no liquidificador e reserve.

Bolo: Bata todos os 5 primeiros ingredientes no liquidificador. Em uma bacia misture a farinha e o fermento com o conteúdo do liquiificador até que fique uma massa homogênea.

Montagem na forma:
Coloque a massa do pudim na forma caramelizada. Em seguida distribua a massa do bolo por cima da massa do pudim. Não estranhe se a massa se afundar no creme do pudim, ao assar o pudim fica no fundo e o bolo sobe. 

Leve para assar em forno baixo a 180 graus em banho maria por cerca de 1 hora.
Faça o teste do palito enfiando no bolo. Se ele sair seco, está ótimo. Deixe esfriar completamente para desenformar.