Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Sobrecoxas de frango com citrinos da Graça


Mais uma refeição de frango, simples e deliciosa, se achar necessário para equilibrar a acidez dos citrinos junte 1 colher de açucar mascado á marinada, eu não precisei, mas fica a sugestão.

As sobrecoxas de frango foram temperadas com sal, sumo de 1 limão e 2 laranjas, alho picado, ervas da provence, 1 colher de mel, e molho de piri-piri.

Num tabuleiro de forno colocar uma cama de rodelas de cebola, colocar as sobrecoxas, e a marinada, rodelas de limão e laranjas e levar ao forno até ficar bem douradinho, a meio da cozedura virar para assar por igual dos dois lados.

Acompanhei com batatas assadas e grelos salteados.

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Tarte de limão e leite condensado


Mais uma tarte de limão desta vez inspirada no livro paixão pela cozinha do continente magazine, muito simples e também muito boa, é óptima para quem não gosta das tartes de limão muito acidas.

300g de bolacha maria
200g de manteiga
1 lata de leite condensado
sumo e raspa de 1 limão
3 ovos
50 g de açúcar

Triturar as bolachas e misturar a manteiga amolecida. Forrar uma forma de tarte com esta mistura, pressionando bem. Leve ao frio, enquanto prepara o creme.

Misture o leite condensado com o sumo e a raspa de limão, junte as gemes e bata muito bem.
Coloque este creme por cima da base de bolacha e leve ao forno a 160º, durante 20 minutos.
Bata as claras em castelo, junte o açúcar e umas gotas de sumo de limão e continue a bater até ficar firme. Deite por cima da tarte e leve novamente ao forno para dourar a 180º por 5 minutos.
Sirva fresco.

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Pudim de leite condensado na panela de pressão



Um pudim super simples e rápido, assim não temos desculpas para não ter sobremesa.

1 lata de leite condensado
2 latas (a mesma do leite condensado) de leite
3 ovos

Bater no liquidificador e colocar em forma barrada com caramelo.

Na panela de pressão colocar, 0,5l de água, colocar a forma (eu tapei a forma de pudim com a tampa, mas já experimentei sem tampa e fica igual) a água não deve ultrapassar metade da forma. Fechar a panela de pressão. Depois de apitar conte 10 minutos e apague. Retire a pressão. Desenforme depois de frio.

Esta calda de caramelo fiz  desta forma:

1 xicara de açucar
1/2 xicara de água quente


Numa frigideira funda coloquei o açucar, deixei caramelizar levemente, em seguida juntei a água, cuidado que espirra, por isso todo o cuidado é pouco, deixar o açucar dissolver e engrossar. Apague e deixe arrefecer um pouco, com esta calda barre levemente a forma onde vai fazer o pudim, reserve o restante para colocar por cima ao servir.

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Raia confitada



Mais uma refeição de peixe, Desta vez raia confitada em azeite aromático, servi com batatas á murro e penca salteada com o mesmo azeite da raia, que lhe deu um sabor muito especial.

Depois da raia arranjada e cortada tempere-a com sal grosso. Coloque-a num tabuleiro de forno, juntamente com rodelas de 1 limão, uns raminhos de tomilho e 2 dentes de alho esmagados, e uma pitada de sal para temperar o azeite, regue com azeite até ficar coberta ou quase coberta (se não estiver coberta tem que a virar a meio da cozedura para que coza por igual), leve ao forno a 180º por cerca de 20 minutos.
Quando retirar do forno deixe repousar um pouco, retire a pele e sirva . Regue com o azeite.

domingo, fevereiro 08, 2015

costoleta de porco com mostarda





Refeição muito simples, rápida e saborosa.

As costeletas foram  temperadas com sal  e depois barradas com uma pasta de mostarda, alhos picados e molho de piri-piri que misturei. Repousaram alguns minutos para ganharem sabor. Depois foram grelhadas.
Foram servidas com nabiças salteadas.

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Croissants - MFP


A minha maquina do pão, tem estado arrumada, pensei que estava avariada e afinal era só cansaço, depois de umas longas férias, começou a trabalhar novamente, e saiu estes croissants para começar.

350g de farinha
30 g de açúcar
1 colher chá de sal
130g de leite morno
1 ovo batido
1 pacote de fermento  seco (usei ramazotti)
170g de manteiga
1 ovo batido e geleia p/ pincelar

Coloque todos os ingredientes na cuba da maquina e programe a tecla amassar.
Quando terminar o programa coloque-a numa superfície enfarinhada e estique a massa com o rolo.
Corte triangulos e enrole para formar os croissants. Coloque-os no tabuleiro do forno afastados, pincele com  ovo batido e deixe fermentar, até duplicarem de volume em local seco sem correntes, (eu coloco dentro do forno, por cerca de 30 minutos).
Depois é só assar em forno a 200º até ficarem bem douradinhos.
Depois de sair do forno pincele com geleia.

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Falsos quindins



Esta receita dá para 12 quindins, quando a vi, e conhecendo bem a receita original que adoro mas que leva muitos ovos, decidi que a tinha que fazer.
Não me arrependi, ficaram muito bons.

3 ovos inteiros
50g de coco ralado
1 colher sopa de margarina amolecida
2 chávenas de açúcar
margarina para untar as forminhas

Na batedeira bata os ovos e o açúcar até ficarem  esbranquiçados e volumosos, adicione depois o coco e a margarina, envolva bem.
Unte as forminhas com margarina e coloque o preparado.
Coloque as forminhas  num tabuleiro junte agua quente no fundo do tabuleiro, leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 minutos.
Verifique se estão cozidos com ajuda de um palito.
Retire do tabuleiro, deixe amornar e desenforme.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...