Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

sexta-feira, janeiro 30, 2015

Lombo de porco recheado com frutos secos


Já não coloco receitas de lombo aqui no blog há muito tempo, esta foi inspirada no livro de receitas do continente magazine, uma receita fácil, e diferente.

1 lombo de porco
1 chávena de frutos secos (usei amêndoas, castanhas do Maranhão e passas)
tomilho, sal, piri-piri,
1 colher sopa de mel
louro
3 dentes de alho,
1 laranja de preferência amarga
azeite e vinho branco.

Abra o lombo ao meio, tempere com sal, pimenta (usei molho de piri-piri), alhos picados, vinho, sumo de laranja, raspa  de laranja, folhas de louro, e deixe marinar.

Triture os frutos secos, junte o tomilho, sal, 1 piri-piri e o mel, misture bem.

Recheie o lombo com o preparado de frutos secos, ate o lombo com ajuda de um fio de cozinha de forma a que o recheio não saia.

Coloque-o no tabuleiro do forno, junte a marinada e um fio de azeite, e uns raminhos de tomilho, leve a assar por cerca de 40 minutos em forno pré-aquecido a 200º, regando-o  de vez em quando com o próprio molho.

Acompanhei com batatinhas assadas e grelos salteados.


segunda-feira, janeiro 26, 2015

Coxas de frango com manteiga de ervas






Coxas de frango bem assadas com pele estaladiço, bem ao gosto cá de casa, acompanhadas de batatas assadas e nabiças salteadas, muito simples.

Primeiramente temperei as coxas com sal, molho de piri-piri (caseiro) e sumo de limão e deixei marinar.
Preparei uma manteiga de ervas, misturando a manteiga ligeiramente amolecida, com salsa e coentros picados, alhos esmagados e mais um pouquinho de sal e piri-piri, para ficar bem temperadinha.
Levantei ligeiramente a pele das coxas e no interior coloquei a manteiga.
Coloquei-as num tabuleiro de forno, reguei com um pouco de azeite, juntei batatinhas e levei ao forno a assar até ficarem bem douradinhas e com a pele bem estaladiça.

sábado, janeiro 24, 2015

Bolo humido de laranja


Bolo simples, muito fofinho e húmido,

6 ovos
1 xícara e 1/2 de açúcar
Sumo de 2 laranjas
2 xícaras de farinha com fermento

Calda:
sumo de 2 laranjas
1 xícara de açúcar
1/2 de agua

Na Batedeira bater as claras em castelo, aos poucos juntar o açúcar, e as gemas uma a uma, e o sumo de laranja. Envolver aos poucos a farinha com o fermento. Colocar em forma untada com margarina e polvilhada com açúcar.
Levar ao forno´a 180º por cerca de 25 minutos, ou até colocar o palito e este sair seco.
Entretanto faça a calda com á agua e o açúcar até ficar ponto de pérola, nessa altura juntar o sumo de laranja e deixar ferver mais um pouco. Retirar.
Quando retirar o bolo do forno, regue com esta calda. Deixe amornar, Desenforme.

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Peito de frango recheado com alheira




Abri os peitos de frango de forma a ficar em envelope, temperei com sal, pimenta e sumo de limão, deixei marinar por alguns minutos. Recheei  cada peito com  alheira, fechei com um palito.

Dourei os peitos de frango numa frigideira com azeite, uma noz de manteiga, dois dentes de alho com pele esmagados, e um raminho de tomilho.

Quando estiver dourado por todo, coloque num pirex  com todo o molho da frigideira, refresque com um bocadinho de vinho branco e leve ao forno, por 20 minutos, virando ao meio do tempo e regando, com o próprio molho.

Ao fim do tempo verifique se está cozinhado. Retire do forno e deixe repousar tapado com papel de aluminio.

Corte em fatias  e sirva. Eu acompanhei com grelos salteados.

segunda-feira, janeiro 19, 2015

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Salada de agrião, peras e romã


Bem sei que com este frio não apetece salada. Mas o agrião é uma folha de inverno, muito rica em vitaminas, que ajuda a prevenir gripes e constipações, pelo que devemos utiliza-los com frequencia neste tempo frio.

As folhas um pouco amargas do agrião combinam muito bem com frutas ou legumes doces, e neste caso combinou perfeitamente com a fatias de pera e bagos de romã. e foi regada com um simples vinagrete de azeite, sal, e vinagre balsamico, na hora de consumir.


segunda-feira, janeiro 12, 2015

Folhado de alheira


Inspirada no chefe Igor Martinho, uma entrada maravilhosa, que neste caso foi o meu almoço. Muito simples e delicioso.

Comecei por retirar a pele a duas alheiras, juntei sultanas, amêndoas raladas, envolvi tudo.

Estendi uma base de massa folhada, no centro coloquei o recheio de alheira, enrolei de forma a ficar um rolo com a carne no meio, unindo bem as pontas para que o recheio não saia, pincelei com ovo batido e levei ao forno pré-aquecido a 200º até ficar bem dourada.

Acompanhei com uma salada de pêra, agrião e romã.

segunda-feira, janeiro 05, 2015

Lombinhos de bacalhau com crosta de alheira e broa em cama de molho de tomate



Comecei o ano inspirada nas combinações improvaveis do chef Avillez, lombinhos de bacalhau com crosta de alheira e broa em cama de molho de tomate, acompanhado por batatinhas fritas em rodelas, uma delicia.

Comecei por fazer o molho de tomate, num tacho coloquei um fio de azeite, uma cebola cortada em rodelas, 2 dentes de alho, temperei com sal, deixei a cebola alourar levemente e juntei 3 tomates pelados e cortados em pedaços,  deixei apurar, rectifiquei os temperos polvilhei oregãos secos. Retirei e coloquei no fundo de uma travessa de forno.

Dei um corte em volta da pele da alheira e grelhei-a. Depois de grelhada e sem pele esmaguei-a com um garfo e juntei miolo de duas fatias de broa de milho. Misturei bem, juntei um fio de azeite para ajudar a ficar pasta.

Coloquei os lombinhos sem pele e espinhas por cima do molho de tomate, por cima destes coloquei a crosta de alheira e broa. Polvilhei com oregãos secos, alho ralado e um fio de azeite. levei ao forno a 160º por cerca de 15 minutos.

Acompanhei com batata frita as rodelas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...