Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Panacota de Tangerina


Uma sobremesa  deliciosa preparada com gelatina  de tangerina da Branca de Neve, já conhecem?


Levar ao lume 2 pacote de natas  de 200ml mais 1 dl de leite,  com 4 colheres sopa de açucar até começar a ferver. Retirar do lume e juntar 1 saqueta de gelatina de tangerina (Branca de Neve).  Misturar bem até a gelatina derreter.
Colocar em forminhas previamente passadas por água fria. Deixar reposar no frigorifico durante algumas horas, no meu caso no dia seguinte.
Desenforme.
Corte fatias de tangerina  ou laranja.
Num tachinho coloque um pouco de margarina, 2 ou 3 colheres de açucar, deixe derreter, junte as fatias de tangerina e ou laranja e deixe caramelizar levemente.
Sirva com a panacota.                  

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Salada agrião, kiwi cenoura e nozes



Depois de toda esta chuva, os agriões cresceram e estão viçosos, pelo que tem saido algumas saladas com estes, aqui fica uma sugestão.

Folhas de alface devidamente lavadas
folhas de agriões devidamente lavados
cenoura raspada
kiwis cortados em rodelas
nozes picadas grosseiramente

Dispor tudo na saladeira, temperar com o molho e envolver.

Molho:
Azeite
sal
sumo de limão 
1 colher chá de mostarda com sementes.

Misturar bem e temperar a salada.

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Salada de massa c/ peru e legumes



Para lembrar o calor que nunca mais chega, publico esta massa que já fiz há algum tempo atrás, e ficou aqui nos rascunhos á espera de ser publicada.
Esta massa é optima para aproveitar alguns legumes do frigorifico, e pode-se variar conforme o gosto.

Massa esparguete e broculos cozidos em água temperada de sal e escorridos.
pimento cortado em tiras
1 lata de milho doce
bife de peru grelhado e cortado em tiras
alface lavada e cortada em pedaços
sementes de sesamo

Misture tudo numa taça.

Faça um molho com 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher(sopa) de molho de soja, 1 colher (Café) de molho de piri-piri (ou a gosto) 1 colher (sopa) de manteiga de amendoim e sumo de lima. Misture bem e verta sobre a salada, envolva e sirva.


quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Empadão de bacalhau com grelos



Como batatas cozidas com bacalhau e grelos não são muito apreciados pela filhota, lembrei-me deste empadão, que nada mais é que batatas cozidas com bacalhau e grelos mas mais cremoso, mais apetitoso aos olhos das crianças.

2 postas de bacalhau
1 cebola
2 dentes de alho
2 dl de molho bechamel
1 molho de grelos
1 kg de batatas
1/2 chavena de leite
2 colheres manteiga
sal
1 dente de alho esmagado

Coza as batatas  com  o bacalhau e os grelos  em água temperada de sal. Com as batatas prepare um puré,
esmagando-as com um esmagador ou passevite. Leve novamente ao lume baixo, acrescente a manteiga o alho esmagado e o leite aos poucos mexendo bem até obter a textura desejada. Reserve.

O Bacalhau lasque-o, retire peles e espinhas. triture uma cebola e 2 dentes de alho na picadora. coloque esta pasta num tacho com um fio de azeite e refogue, junte as lascas de bacalhau e refogue mais um pouco. Retire do lume e acrescente metade do bechamel. Reserve

Escorra bem os grelos, e saltei-os com um fio de azeite e um dente de alho esmagado. Reserve.

Coloque metade do puré num tabuleiro de forno, por cima  o recheio de bacalhau  depois os grelos, cubra com o restante puré, e pincele a superficie com o restante bechamel, polvilhe  com queijo ralado e pão ralado. Leve ao forno a gratinar.

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Pão Saude Branca de neve


Este pão é uma delicia, e não tem segredo nenhum é só seguir as instruções da embalagem. Experimentem.

A farinha Branca de Neve para Pão Saúde permite-lhe preparar um pão rico em ómega 3, composto por farinha de trigo e sementes de linhaça, girassol e aveia.
Apresenta um excelente sabor e é extremamente saudável.

sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Red fish assado no forno


Comidinha preparada pelo M., muito simples mas soube tão bem.

1 embalagem de Red Fish congelado
sal, pimenta, cebolas, alho, limão
batatas.

Cozeu-se as batatas ligeiramente.
Depois de descongelado o red fish foi escamado e temperado com sal, e sumo de limão. Num tabuleiro de forno colocou-se o peixe, cebolas em rodelas e alho picado, as batatas, regou-se  com azeite, envolveu-se tudo, e foi a assar em forno moderado até o peixe se apresentar levemente dourado.


quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Empadão de atum



Rápido de preparar uma opção saudável para um daqueles dias de pouca inspiração ou poucos ingredientes na despensa. Se usar puré instantaneo ainda mais simples e rápido.

Recheio:

4 latas de atum
2 tomates maduros e pelados
meio pimento verde picadinho
vinho branco
salsa
azeite
cebola picada
1 colher de farinha

Refogar a cebola no azeite até estalar, juntar o tomate picado, o pimento deixar refogar mais um pouco refrescar com o vinho branco, juntar o atum, a salsa picada, temperar a gosto, deixar apurar mais um pouco, polvilhe com a farinha, misture bem. Retire do lume e reserve.

Puré:
1 kg de batatas
1/2 chavena de leite
2 colheres manteiga
sal
noz moscada

Coza as batatas  com casca em água temperada de sal. Depois de cozidas, pele-as, esmague-as com um esmagador ou passevite. Leve novamente ao lume, acrescente a manteiga os temperos e o leite aos poucos mexendo bem até obter a textura desejada. Retire e coloque metade num tabuleiro de forno, coloque o recheio por cima, e cubra com o restante puré, bata  um ovo e pincele a superficie. Leve ao forno a gratinar.

Sirva com uma salada verde.







segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Bacalhau cremoso



Mais uma receita simples para variar as ementas do dia-a-dia, e que todos adoram.

Cortar as batatas em cubinhos pequenos, coze-las em água temperada com sal.

Colocar as postas de bacalhau num tachinho, colocar metade de leite e metade de água até cobrir, uma folha de louro e 1 dente de alho, deixar ferver. Apagar e reservar. Lasque o bacalhau e separe de peles e espinhas. Reserve o caldo da cozedura para preparar um bechamel.

Para o bechamel, coloque uma noz de manteiga num tachinho, deixe derreter, junte 2 colheres de farinha, mexa e deixe dourar levemente. Junte o 0,5 l de caldo da cozedura do bacalhau aos poucos mexendo sempre com a vara de arames para desfazer qualquer grumo, e deixe cozer até engrossar, mexendo sempre.Retifique os temperos, poderá ter que juntar um pouco de sal, e um pouco de noz moscada.

Picar uma cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, na picadora. Num tachinho colocar um fio de azeite e refoga-se os legumes picados, quando amolecerem junte as lascas de bacalhau, refogue mais um pouco, misturando bem. Acrescente metade do bechamel, misture bem. Retire do Lume.

Escorra as batatas, e coloque-as numa forma refractaria, misture o creme de bacalhau, envolva bem, por cima coloque o restante  bechamel. Polvilhe com pão ralado. leve ao forno a gratinar.

sábado, fevereiro 08, 2014

Almondegas com favas



Quando faço almondegas faço sempre massa a acompanhar, desta vez não me apeteceu massa, até porque tinha arroz seco que tinha que o gastar, á medida que comecei a cozinhar, as ideias foram surgindo e saiu este prato que ficou bem delicioso, e foi a maneira de gastar as favas que tinha no congelador.

Para as almondegas
500 g de carne de vaca picada
1 dente de alho picado
1 colher chá de oregãos secos
1 ovo
2 colheres sopa de queijo ralado
3 colheres sopa de couscous (ou semolina)
1 bocadinho de piri-piri
sal

Misture tudo muito bem, e faça bolinhas.

Depois faça o molho:

Na picadora pique uma cebola e 2 dentes de alho até ficarem bem picados, colque esta pasta num tacho com um fio de azeite, e deixe refogar, junte 2 tomates sem pele, 1 cenoura cortada em rodelas,  adicione um pouquinho de agua  tempere com sal, oregãos, e uma colher café de açucar e uma pitada de pimenta. deixe apurar. Junte as almondegas e deixe cozinhar. quando estiverem quase  prontas, junte as favas descascadas e deixe cozinhar até estarem tenras.

Acompanhei com arroz branco.

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Arroz doce cremoso com maça caramelizada



Uma sobremesa simples e muito boa, para aqueles dias que apetece algo, mas não queremos grandes complicações.

Cozer 1 chavena de  arroz carolino em duas chavenas de água temperada com sal. Quando a agua secar, e o arroz já estiver cozido, juntar duas chavenas de leite, deixar ferver, mexendo de vez em quando. enquanto o arroz acaba de cozer, bater bem 3 ovos, com 1 chavena de açucar até espumar, adicionar também meia chavena de leite e um pouquinho de essencia de baunilha,  retirar um pouco do arroz e misturar nesta mistura de ovo para aquecer os ovos e não talharem quando misturarmos no arroz quente, adiciona-se o creme do ovo ao arroz por duas vezes mexendo sempre para não talhar e deixa-se engrossar até ficar um arroz bem cremoso.

Retira-se e coloca-se em taças.

Descascar 2 maças, corta-las em fatias e levam-se ao lume com uma noz de manteiga e polvilha-se com 2 colheres de açucar, deixam-se caramelizar e servem-se por cima do arroz doce.

domingo, fevereiro 02, 2014

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS NO 24KITCHEN





Apaixone-se com as receitas do 24Kitchen

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS NO 24KITCHEN

  • Receitas ideais para uma noite romântica em casa
  •  Quatro episódios de quatro programas 24Kitchen: ‘Prato do Dia’, ‘Doce Diário’, ‘Receitas Fáceis da Rachel’ e ‘Bill’s Food’

ESPECIAL DIAS DOS NAMORADOS, dias 11, 12, 13 e 14 de fevereiro, no 24Kitchen


O dia mais romântico do ano está a chegar e, para assinalar esta data, o 24Kitchen organiza um especial de programação Dia dos Namorados para mostrar receitas apaixonantes para partilhar com as caras metade. Nos dias 11, 12, 13 e 14 de fevereiro, o canal emite episódios especiais dos programas ‘Prato do Dia 2’, ‘Doce Diário’, ‘Receitas Fáceis de Rachel’ e ‘Bill’s Food’ que nos mostram pratos simples e saborosos para surpreender no Dia dos Namorados.

No dia 11 de fevereiro o 24Kitchen emite um episódio de ‘Prato do Dia 2’ no qual a Filipa Gomes nos apresenta três receitas de fazer crescer água na boca e encher o coração: lagostins salteados com puré de batata-doce e chantilly negro, filetes de robalo em cama de tagliatelle de curgete e, como sobremesa, mousse de frutos vermelhos. No dia seguinte o amor está no ar com o episódio de ‘Doce Diário’ com Rachel Allen: seja num aniversário de casamento, no dia dos namorados ou apenas um dia especial a dois, nada exprime melhor o amor como um doce. Cupcakes de mirtilo são uma prenda perfeita para o dia dos namorados; cheesecake de chocolate e noz podem construir memórias especiais; bolo de pistáchio é o ideal para uma noite romântica; e um bolo de chocolate branco é um bonito bolo para partilhar com o namorado(a). Todas estas receitas serão apresentadas neste especial de ‘Doce Diário’.

Já no dia 13 de fevereiro, e mais uma vez pelas mãos de Rachel Allen no programa ‘Receitas Fáceis de Rachel’, são apresentadas as receitas perfeitas para um jantar romântico no episódio ‘Romantic Dinners’, incluindo uma salada picante de calamares. No dia dos namorados, 14 de fevereiro, o 24Kitchen emite um um episódio da segunda temporada de ‘Bill’s Food’ – ‘Days Together’ – onde o chef cria um jantar onde demonstra o quão simples é preparar uma refeição íntima para dois, incluindo churrasco de codorniz e tarte de framboesa. 

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS: Dias 11, 12, 13 e 14 de fevereiro, no 24Kitchen
  • ‘Prato do Dia 2’: Terça-feira, dia 11 de fevereiro, às 22h05
  • ‘Doce Diário’: Quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 19h35
  • ‘Receitas Fáceis de Rachel’: Quinta-feira, dia 13 de fevereiro, às 16h30
  • ‘Bill’s Food’: Sexta-feira, dia 14 de fevereiro, às 11h05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...