Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

segunda-feira, abril 29, 2013

Truta salmonada com limão e endro


Adoro peixe, há muito que não comia truta salmonada, encontrei-a em promoção e trouxe-a comigo, lembrei-me que ainda não tinha experimentado o frasquinho de  endro da Espiga, e que era uma óptima oportunidade para usa-lo. Só posso dizer que ficou uma delicia.

Amanhar a truta salmonada, temperar com sal, endro, alhos fatiados, rodelas de cebola e rodelas de limão. Colocar também dentro do peixe.  Espremer o sumo de limão sobre o peixe.
Levar a assar primeiramente coberto com papel de alumínio durante 15 a 20 minutos (depende do tamanho), retirar o papel e deixar assar por mais 10 minutos para alourar um pouco.

Servi com batatinhas novas assadas á parte, e salada de alface.

sábado, abril 27, 2013

Flan de Maça


Um pudim na panela de pressão muito bom.

50 g de manteiga
60 g de farinha
230g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
3 maças
250ml de leite

Calda:
1xicara açúcar
1/4 bicara de água

Faça uma calda com uma xícara de açúcar e 1/4 de xícara de agua, leve ao lume a ferver até ficar. um caramelo clarinho. Com esta calda forre a forma de pudim.

Descasque e corte gomos de 2 maças bem finas e coloque no fundo da forma. A restante maça descasque e corte em pedaços, junte aos restantes ingredientes e bata tudo no liquidificador. Coloque esta mistura sobre os gomos de maça. Leve a cozer em banho-maria na panela de pressão durante 20 minutos.

Desenformar morno e servir bem fresco.

Nota: fica um pudim pequeno.

quinta-feira, abril 25, 2013

Frango com alho e gengibre e limão



Mais uma refeição simples, e muito gostosa, para variar  o sabor do frango depois de cortado em pedaços pequenos, marinei-o  numa mistura de alho, gengibre ralado, piri-piri, sal e sumo de
limão, e um raminho de tomilho, durante uma hora. Depois escorri e coloquei num tacho com um pouco de óleo, deixei alourar bem de todos os lados lentamente para que ficasse bem cozinhado por dentro. Por fim juntei o liquido da marinada e deixei cozinhar até reduzir e começar novamente a fritar.

Servi com batatas fritas aos quartos e ervilhas de quebrar salteadas.


terça-feira, abril 23, 2013

Bolachinhas de manteiga de amendoim








Há muito que queria fazer estas bolachinhas, mas nem sempre encontro a manteiga de amendoim, desta vez saíram, e ficaram deliciosas.


50 g de manteiga
150g de açúcar
1 ovo
2 colheres sopa de manteiga de amendoim
Pepitas de chocolate
150 g de farinha

Na batedeira bater a manteiga com o açúcar, quando estiver um creme fofo juntar o ovo e a manteiga de amendoim, bater mais um pouco, acrescentar a farinha  e as pepitas de chocolate e envolver.

Retire colheradas de massa  (usei a colher de gelado) e coloque em forma forrada com papel vegetal, espaçadamente.

Leve ao forno até ficarem levemente douradas.

Retire e deixe esfriar sobre uma rede.

segunda-feira, abril 01, 2013

Bacalhau á Zé do Pipo á minha moda



Este bacalhau é delicioso, receita do Norte adaptada a minha maneira, no puré usei instantâneo para ser mais rápido, mas quando tenho tempo e disposição faço um puré caseiro que fica ainda mais delicioso.

Usei postas de bacalhau, devidamente demolhado, que escaldei em água a ferver. Reserve esta água para o puré. Sequei o bacalhau, passei por farinha e levei a fritar em azeite até ficar levemente dourado.

Enquanto o bacalhau frita, prepare os ingredientes para a cebolada, cebola cortada em rodelas, alhos picados, usei também um alho francês cortado em rodelas.

Retire o bacalhau e coloque no centro de uma assadeira, e na mesma  gordura de fritar o bacalhau coloque as cebolas, o alho e alho francês, deixe alourar, tempere levemente. Corte pikles em pedaços e junte á cebolada, (eu só usei pepinos), misture e retire do lume. Coloque por cima do bacalhau. Por cima desta cebolada coloque algumas colheres de maionese, e espalhe de forma a tapar todo o bacalhau.
Prepare o puré conforme o habitual ou conforme as instruções da embalagem, use a água de escaldar  o bacalhau para dar mais sabor.
Coloque em volta do bacalhau e leve ao forno a gratinar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...