Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Bacalhau á brás com espinafres rápido


Com a falta de tempo com que ultimamente me debato, tenho que preparar refeições rápidas e simples, penso que já tinha colocado neste blog uma versão idêntica deste bacalhau á Brás com espinafres, a minha versão original em que as batatas eram fritas por mim. Nesta versão uso batata palha de compra, ficando assim bem mais rápida a preparação.

Coze-se duas postas de bacalhau, e desfia-se. Faz-se uma cebolada com cebola, alho e azeite, quando a cebola estiver transparente, junta-se o bacalhau, e os espinafres, envolve-se bem, quando os espinafres estiverem murchos, junta-se a batata palha, envolve-se. Entretanto bate-se 4 ovos e envolve-se no preparado anterior, mexer bem para que os ovos envolvam todo o preparado e cozam levemente.
Retirar do Lume e servir.

Nota: Não costumo temperar com sal pois o bacalhau e as batatas fritas palha já tem sal suficiente, mas convém provar e rectificar os temperos se deles precisar.

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Sopa de agriões e espinafres



Uma sopa simples para aquecer estes dias frios.

Há quem faça a sopa começando por refogar cebola em azeite, eu faço há moda antiga, cozo todos os ingredientes e só depois de tudo cozido, junto o azeite, assim ele não perde as propriedades.

Nesta sopa coloco  uma panela com água, 4 batatas, 1 cebola e 1 dente de alho, quando as batatas estiverem cozidas, junto 1 molhinho de espinafres e 1 molhinho de agriões, deixo ferver, tempero com sal e reduzo a puré, deixo ferver novamente junto um fio de azeite e retiro do lume.

Para quem gostar ao servir, poderá colocar uma colher de natas ou iogurte para decorar. Eu pessoalmente gosto assim simples.

sábado, fevereiro 16, 2013

Bolo de Laranja caramelizado Branca de Neve

Já conhecem o novo preparado de Bolo de laranja da Branca de Neve?





Eu não conhecia, a Branca de Neve enviou-me esta embalagem para experimentar. Como não tenho tido tempo para grandes cozinhados, e queria um bolinho para o chá resolvi fazer este, que é muito simples, só seguir as instruções da embalagem e forno, em 25 minutos temos um bolo pronto.
Como queria um bolo bem húmido, resolvi fazer um caramelo claro para barrar a forma e aqui inovei um pouco, para ficar um caramelo mais cítrico...
Deixo aqui a sugestão para quem quiser experimentar.

Caramelo claro para barrar a forma:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 grãos  de cardamomo espiga (facultativo)
2 cascas de laranja
Sumo de 1 laranja
1 Laranja

Levar o açúcar, a agua, o cardamomo e as cascas de laranja ao lume até formar um caramelo claro, nessa altura juntar o sumo de laranja e deixar ferver mais um pouco. Retirar do lume e barrar uma forma com esta calda. Use a calda toda para que o bolo fique bem húmido. Depois da forma caramelizada, corte uma laranja em rodelas e forre a forma com elas.

Bolo:
1 saqueta do preparado Branca de Neve
4 ovos
100g de margarina
1 dl de leite

Na batedeira coloque os ovos, a margarina, o leite e o preparado, misture tudo em velocidade mínima
até juntar todos os ingredientes. Bata seguidamente 5 minutos em velocidade máxima.
Verta esta massa na forma já caramelizada.

Leve a cozer em forno pré-aquecido pior cerca de 25 minutos a 180º, verifique a cozedura com um palito, se sair seco, está pronto. Desenforme.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...