Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Massa cotovelos com grão e espigos de penca


Isto é confortfood, comidinha da avó, óptima para nos reconfortar nestes dias frios, comidinha com muito sabor, pode ser antiquada, mas para mim a melhor massa do mundo.

Fazer um refogado com cebola e alho picado, acrescentar um pouco de bacon em cubinhos, cenoura e cubinhos, carne de vaca em cubinhos, refrescar com um pouco de vinho branco, acrescentar um pouco de água temperar com sal, 1 folha de louro, juntar um pouco de polpa de tomate, 1 cubo de caldo de carne, e deixar estufar, até a carne ficar tenra, juntar o grão cozido (uso de lata), a massa, e os espigos de penca cortados em pedaços, acrescentar água fervente aos poucos de modo a massa cozer e ficar com algum caldo. (Antes da massa estar cozida rectificar os temperos).
Servir quentinha.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Bolo pudim de chocolate e laranja


Um novo bolo pudim, diferente do outro que já  publiquei  aqui no blog, também delicioso e de facil preparo. Neste temos de ter atenção aos tempos de assadura, 30 minutos só o pudim, acrescentar a massa de bolo e assar mais 25 a 30 minutos.

Caramelo:
1 xicara de açucar
1/2 xicara de água

Colocar numa caçarolinha e levar ao lume até formar um caramelo claro. Com este caramelo ainda quente caramelizar  uma forma de buraco no meio e reservar.

Pudim:

1 e 1/3 de xicara de leite = 350ml
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 colher de sopa de raspa de laranja.

Bater tudo no liquidificador e colocar na forma já caramelizada. Levar ao forno em banho-maria a assar por 30 minutos, ou até ficar levemente firme.

Bolo:
2 ovos
1/4 de xicara de óleo = 50ml
1/2 xicara de sumo de laranja = 100ml
1 xicara de açucar
3 colheres sopa de chocolate em pó
1 xicara de farinha com fermento
raspa de 1 laranja

Bater no liquidificador os ovos, óleo, sumo de laranja e açucar. acrescentar aos poucos o chocolate e a farinha, bater mais um pouco, acrescentar a raspa de laranja, envolver.
Colocar por cima da massa de pudim  ao fim dos 30 minutos e levar a assar por mais 25 a 30 minutos até enfiar o palito e sair seco.
Desenformar morno.



sexta-feira, janeiro 25, 2013

Bacalhau no forno


Uma posta de bacalhau no forno, muito simples  e muito pratico.

As postas de bacalhau foram demolhadas previamente.

Cozi batatas com casca em água temperada de sal.

Fiz uma cebolada com azeite cebola e alho picados, temperei com uma pitadinha de sal e pimenta, só para aromatizar o azeite, quando a cebola ficou levemente dourada juntei uma pitadinha de salsa picada.

Coloquei o bacalhau no meu velhinho tabuleiro de barro, á volta coloquei as batatas que amassei levemente, por cima reguei com o molho da cebolada e levei ao forno até o bacalhau cozer (cerca de 20 minutos).


Minha sugestão:  compro bacalhau inteiro, peço para partir em postas, lombos e badanas, assim tenho bacalhau para várias opções, coloco-o todo a demolhar em água fria, mudando várias vezes a água, retiro primeiro as badanas e postas mais finas e deixo as mais grossas demolhar um pouco mais. Se o bacalhau estiver bem seco as postas grandes podem demorar 2 a 3 dias a demolhar, retire uma lasquinha do centro para verificar o sabor. Seco bem e coloco em sacos de congelação posta a posta e congelo. Assim tenho sempre o bacalhau pronto a usar, basta retirar a tempo de descongelar.

terça-feira, janeiro 22, 2013

Salada de polvo


Adoro salada de Polvo, mas raramente me lembro de a fazer, e fica tão bom.

Cozi o Polvo como costumo fazer sempre, coloquei-o na panela de pressão com um fio de azeite, 1 cebola. Fechei, deixei cozer 20 minutos, retirei a pressão e abri, retirei o polvo, cortei-o em pedaços para uma taça. Reservei.
Preparei o molho: 1 cebola, alho picado, 1 pimento picadinho, 1piri-piri muito bem picadinho, juntei também um pouco de cebolinho que tinha em casa, e salsa bem picadinha, juntei azeite extra virgem, e um pouco de vinagre de vinho, misturei bem e deitei sobre o polvo, envolvi bem e reservei até servir.
Acompanhei com batata cozida.

sábado, janeiro 19, 2013

Bolo encharcado de limão

 
A primeira receita retirada do meu novo livro "Prazeres divinos" da Nigela, feito pela filhota, e delicioso, ficou um bolo pequeno mas muito cítrico óptimo para quem gosta do sabor do limão.

Bolo:
125 g de manteiga
175 g de açúcar
2 ovos grandes Os meus eram pequenos usei 3)
raspa de 1 limão
175 g de farinha com fermento
pitada de sal
4 colheres sopa de leite

Xarope:
sumo de 1 limão e meio
100g de açúcar em pó (usei açúcar normal)

Pré-aqueça o forno a 180º, unte e forre uma forma de bolo inglês. (usei a minha forma de silicone por isso não forrei, mas concordo que é mais fácil para desenformar, o meu partiu-se um bocadinho).

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, depois junte os ovos, a raspa de limão.Acrescente aos poucos a farinha e o sal envolvendo suavemente, por fim junte o leite. Verta na forma e leve a cozer até ficar dourado, e enfiar o palito e este sair limpo.
Enquanto o bolo coze prepare o xarope: Coloque o sumo de limão e o açúcar numa caçarola e leve ao lume brando até o açúcar se dissolver.

Mal o bolo saia do forno, fure-o com um palito e regue o bolo com o xarope. Desenforme depois de frio para que não se parta.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...