Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

domingo, fevereiro 19, 2012

Pavê de Limão



Esta sobremesa  é muito pratica e rapida de preparar, no entanto para mim é muito doce, o que não quer dizer que não seja boa.

Precisa:
1 lata de leite condensado
Sumo  e raspa de 1 limão pequeno
1 xicara  de chá de vinho branco
200 g de biscoitos champanhe
cerejas e raspas de chocolate para decorar

Misture o leite condensado com o sumo e raspa de limão até obter uma consistencia cremosa.

Coloque o vinho num prato fundo, junte 4 colheres sopa de água, e humedeça os biscoitos.

Monte o pavê num refractario retangular, alternando camadas de biscoitos com uma fina camada de  creme de limão, terminando com uma camada de creme. Decore com cerejas e raspas de chocolate. Sirva bem fresco.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Tarte de laranja



Esta tarte é optima, não ficou bonita, pois  não consegui o efeito pretendido, ao cruzar as tiras de massa estas partiram-se, e não ficou aquele cruzado lindo, que eu tanto queria.


Massa:
300g de farinha (espiga)
125 g de margarina
1 colher sopa de óleo
3 colhers sopa de açucar
1 colher sopa de fermento em pó
100ml de leite
1 pitada de sal
2 gemas

Numa taça misture os ingredientes secos. Abra uma cavidade no centro e adicione a margarina levemente , as gemas  e o leite, amasse bem até dar ponto para estender com o rolo. Unte uma forma, estenda 2/3 da massa e forre a forma, reserve o outro terco para fazer as tiras.

Recheio:
2 ovos batidos
200g de açucar
sumo de 8 laranjas ou o equivalente a 0,5l de sumo
1 colher sopa de margarina
1 colher sopa de amido de milho (espiga)

Primeiramente dilua o amido de milho num pouco de sumo de laranja ou água.
Num tacho junte todos os ingredientes do recheio, cozinhe mexendo sempre  até ficar um creme homogéneo. Deixe amornar, recheie a massa. Cubra com tiras da massa reservada entrelacando-as.
Leve ao forno para assar durante cerca de 30 minutos, até ficar bem dourada.


segunda-feira, fevereiro 13, 2012

moelas á minha moda



Já publiquei aqui uma receita de moelas, a minha forma de as preparar com antecedencia e acaba-las rapidamente quando são necessárias.

Hoje deixo aqui outra forma de as preparar, que também é usual nesta cozinha.

Limpei as moelas, e cortei-as em pedaços, na panela de pressão, juntei um pouco de azeite, duas cebolas bem picadinhas, dois dentes de alho, uma folha de louro, deixei refogar ligeiramente a cebola, acrescentei as moelas, sal, piri-piri, tomates pelados, um ramo de cheiros (usei salsa e um pouco de hortelã) e reguei com  1/2 garrafa de cerveja, tapei a panela e deixei cozinhar por cerca de 20 minutos.
Apaguei a panela, deixei sair a pressão, misturar bem, se precisar levar novamente ao lume  com a panela destapada só para  molho apurar mais um pouco.

Fica optimo para aperitivo ou como prato principal com puré, ou massa ou mesmo arroz branco, e uma saladinha.

sábado, fevereiro 11, 2012

Tentaculos de potas á minha moda



Esta é uma versão do meu polvo á lagareiro, com  tentáculos  de potas que são bem mais em conta e igualmente gostosas, mas muito mais rápida.

Uso uma embalagem de tentáculos de potas, que levo a cozer na panela de pressão apenas com um fio de azeite, 1 cebola descascada, 1 dente de alho e 1 folha de louro, por 15 minutos.

Depois retiro a pressão á panela, abro e retiro as potas do liquido que largou.

Num tachinho refogo uma cebola grande picada, alguns dente de alho, 1 piri-piri- também picado, logo que a  cebola estale, junto o polvo, misturo bem para que absorva o sabor da cebolada, junto um bom punhado de salsa picada, salteio mais um pouco e retiro.
(Note: não coloco sal, as potas largam água que já é salgada, mas convém provar para verificar o sabor.)
Servi com batatas cozidas , broculos e reguei com o próprio molho.

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Tarte de kiwi



O que é bom é para repetir, é o caso desta tarte, que já foi publicada neste blog em 2009, mas que voltou a minha mesa novamente numa altura em que os kiwis abundam cá em casa.

A  receita é a mesma com ligeiras modificações no creme pois fervi o leite com uma estrela de anis, o que lhe deu um aroma diferente e muito saboroso.  Aumentei a quantidade de gemas para 6 para ficar um creme mais amarelinho e por fim omiti o brandy, pois queria apenas o aroma do anis e no restante fiz tudo igualzinho.

Aqui fica a receita com as devidas alterações para quem quiser experimentar.

Para a massa: Usei uma base de massa folhada de compra, forrei a forma com a base, coloquei por cima uma folha de papel de alumínio e por cima desta feijões secos, foi a assar durante 15 minutos, retirei os feijões e a folha de alumínio e assou mais um pouco para dourar.

Creme:

6 dl de leite
1 estrela de anis
6 colheres sopa de açúcar
6 gemas
2 colheres sopa de farinha
2 colheres sopa de maizena


Coloque o leite a ferver com a estrela de anis. À parte misture as gemas com o açúcar, bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada, adicione a farinha, desfaça a maizena numa colher de leite frio e junte a mistura mexendo sempre. Adicione o leite fervido aos pouco no creme de ovo, mexendo sempre, e por fim leve ao lume para engrossar, mexendo sempre. Retire do Lume, retire a estrela de anis. Coloque este creme na base assada e deixe arrefecer.

Fruta: Coloque uma xícara de água e uma de açúcar num tacho e leve ao lume até formar uma calda junte o Kiwi cortado em rodelas e deixe cozer . Apague o lume.
Demolhe 2 folhas de gelatina em água fria. Escorra o kiwi, e na calda dissolva a gelatina escorrida.

Coloque as rodelas de kiwi sobre o creme, e regue com a calda, leve ao frigorífico. Sirva bem fresco


segunda-feira, fevereiro 06, 2012

courgettes recheadas



Mais uma refeição simples e saudável, que estava nos meus rascunhos, há muito tempo para publicar.

Lave e corte os pés ás courgettes. Abra as courgettes ao meio, com uma colher retire o centro, reserve o miolo, pincele com azeite, tempere com sal e pimenta.
Num tacho coloque um fio de azeite, 1 cebola picada, 1 dente de alho, 1 folha de louro, deixe a cebola estalar, e junte carne picada, mexa bem, junte polpa de tomate, sal e um pouco de vinho branco, deixe estufar. Entretanto pique o miolo da courgette, e junte á carne picada. Quando a carne estiver bem tenra, e quase sem molho, junte um raminho de salsa picada, mexa e retire do lume.  Recheie a courgette com este preparado, polvilhe com bastante queijo ralado e leve ao forno a gratinar por cerca de 10 - 15  minutos.
Eu servi com arroz branco e salada.

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Arroz de costelinhas e repolho


Já há algum tempo que não vinha ao blog, esta receita tem estado aqui nos rascunhos desde essa altura,  é uma das minhas receitas favoritas de arroz, num prato único temos uma refeição completa, simples e muito saborosa

As costelinhas são temperadas com sal, pimenta, alho e vinho branco, e ficam a marinar durante algumas horas.

Num tacho coloca-se um fio de azeite, 1 cebola picada 1 dente de alho, quando a cebola ficar transparente junta-se as costelinhas cortadas em pedaços e o liquido da marinada, um pouco de água, a cenouro cortada em cubinhos e deixam-se estufar até a carne ficar tenra.
Entretanto arranja-se meio repolho, corta-se em padaços pequenos.
Junta-se caldo suficiente para cozer o arroz (3 chavenas de caldo para 1 de arroz), deixa-se ferver, junta-se o repolho, ferve novamente, prova-se e retifica-se os temperos e junta-se o arroz, mexe-se de vez em quando para libertar a goma e tornar um arroz cremoso. Quando cozido retira-se do lume e deve ser servido de imediato.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...