Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quarta-feira, abril 20, 2011

hamburguer á Jamie


Receita do Jamie, retirada do livro "Jamie Oliver Regressa á Cozinha" adaptada á minha cozinha, esta receita serviu de base para estes hambúrgueres e também para umas deliciosas almôndegas, aqui fica a sugestão.
Na receita original os hambúrgueres são do tamanho de bolas de críquete, e são assados no forno por 25 minutos. Eu apenas os grelhei.

1 kg de carne de vaca picada
2 cebolas médias finamente picadas
2 ovos
1 colher sopa de sementes de coentros esmagadas
1 pitada de sementes de cominhos, esmagados
1 colher sopa de mostarda-de-dijon
sal e pimenta moída na hora
um raminho de salsa picado ( acrescentei por minha conta)
1 a 2 mãos cheias de pão ralado fresco

Misture e esmague todos os ingredientes. Use o pão ralado para ligar e suavizar a mistura. Divida a carne em partes iguais. Faça bolas, com a palma da mão espalme-as na grossura que pretender. Eu grelhei-os em frigideira antiaderente apenas untada com um fio de óleo. Servi no pão acompanhados de tomate, alface e maionese de ervas.

sábado, abril 16, 2011

salada de alface e agriões


Nesta salada usei alface verde alface roxa e agriões.
Foi temperada com uma mistura de 6 colheres sopa de azeite,2 de  mostarda com sementes, 2 de vinagre branco, 1 colher salsa picada, sal. Foi tudo bem misturado.

quinta-feira, abril 14, 2011

Ervilhas tortas com hortela



Ervilhas tortas ou de quebrar, tem sido um acompanhamento bastante usado nos últimos dias, desta vez segui uma receita do livro de vegetais da vaqueiro.

Retire o fio ás ervilhas, lave-as e coza-as em pouca água temperada de sal, uma pitada de açúcar e uns raminhos de hortelã e pimenta moída na hora. Deixe cozer durante cinco minutos, mantendo-as um pouco rijas.
Escorra a água e seque-as sobre lume brando, agitando o tacho de vez em quando. Retire a hortelã e adicione 30 g de manteiga, tape o tacho e deixe suar. Rectifique os temperos e sirva.

terça-feira, abril 12, 2011

Pudim de chocolate




200 g de chocolate culinária
1 lata de leite condensado
0,5 l de água
8 gemas
1 clara
1 colher de sopa de rum

Coloque o elite condensado e a agua num tachinho, junte o chocolate cortado em pedacinhos e leve ao lume até ferver, mexendo bem para o chocolate derreter.
Retire do lume adicione as gemas e a clara batida e misture bem sem bater, adicione também o rum.
Coloque em forma untada e enfarinhada e leve a cozer em banho-maria durante 40 a 45 m.

quinta-feira, abril 07, 2011

coxas de frango marinadas em limão, alecrim, alho e salsa


As coxinhas de frango foram temperadas com sal, raspa de limão, sumo de limão, alecrim, alho esmagado, salsa picada, e azeite. Ficou nesta marinada de um dia para o outro. Foram a assar até ficarem bem tostadinhas.
Foram acompanhadas com batatinhas assadas e uma salada verde.

terça-feira, abril 05, 2011

Arroz de miudos delicioso


Esta receita foi a minha primeira experiencia de receitas retiradas de revistas, e já lá vinte e muitos  anos, foi a primeira que entrou para a colecção, um recorte da revista da Maria, das primeiras edições, a receita foi aprovada por todos quantos a provaram ao longo destes anos, já há algum tempo que não a fazia.

miúdos de frango (moelas e figados) limpos
1 cenoura grande
1 copo de vinho branco
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate maduro
azeite
arroz
sal e salsa

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume com o azeite, quando a cebola ficar transparente junte os miudos, previamente limpos e cortados em bocadinhos, a cenoura  descascada e também cortada em pedacinhos e o tomate pelado e cortado em pedaços. Refogue durante uns minutos, e regue com o vinho, tempere com sal e a salsa picada, deixe cozer bem, adicione água para cozer bem as moelas.Quando estas estiverem tenras junte água necessária á cozedura do arroz, deixe ferver, adicione o arroz, rectifique os temperos e acabe de cozinhar com o tacho tapado.

domingo, abril 03, 2011

Risoto de ervilhas tortas e cavala grelhada


Para acompanhar cavalas grelhadas, um risoto bem aportuguesado, com arroz carolino e ervilhas tortas acabadas de colher.

Num tacho coloquei um fio de azeite, uma cebola picadinha e um dente de alho esmagado, deixei a cebola ficar transparente, juntei as ervilhas que previamente lavei e retirei os fios, temperei com uma pitada de sal, deixei saltear bem, para extrair todo o sabor das ervilhas, retirei as ervilhas e juntei o arroz, fui acrescentando água fervente aos poucos e mexendo até que o arroz fique cozido, nessa altura, juntei as ervilhas, rectifiquei os temperos e deixei ferver mais um pouquinho, retirei do lume e acrescentei uma boa pitada de parmesão ralado, mexi bem para envolver e servi.
Acompanhei com cavala escalada temperada de sal, sumo de limão e pimenta moída na hora, grelhada.

sexta-feira, abril 01, 2011

Frango estufado com ervilhas tortas



Adoro frango estufado com ervilhas tortas, tão simples e reconfortante.

O frango foi temperado de véspera com sal, alho picado, e vinho branco, e pimenta moída na hora,e um raminho de salsa picada.
No dia fiz um refogado, com uma cebola e 1 dente de alho, quando ficou transparente juntei o frango escorrido, deixei alourar e juntei o liquido da marinada, deixei cozer o frango acrescentando de vez em quando um pouquinho de água, para que ficasse com molho e não secasse. Quando bem estufado, acrescentei as ervilhas que previamente lavei e retirei os fios, acrescentei também umas folhinhas de hortelã. Deixei apenas dar uma fervura para que as ervilhas cozessem sem no entanto perderem a  crocancia.
Acompanhei com arroz branco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...