Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Arroz de cogumelos



Arroz de cogumelos - Baú da Conceição
Este arroz é delicioso usei  como acompanhamento de carnes porque os meninos não dispensam, mas para mim bastava o arrozinho.
Para este arroz usei arroz vaporizado, pois queria um arroz seco e solto.


Num tacho coloque um fio de azeite e dois dentes de alhos esmagados, quando estes começarem a ferver acrescente 200 g de  cogumelos (usei portobelos pequenos frescos que laminei, mas podem ser quisquer outros), e deixe saltear,  acrescente o arroz, frite-o durante dois minutos, mexendo sempre, regue com 1/2 copo de  vinho branco e deixe ferver até secar. Cubra o arroz com o caldo de galinha (usei um cubo de caldo dissolvido em agua fervente) que seja suficiente para a cozedura (para uma chavena de arroz duas de caldo),deixe ferver e rectifique os temperos, tape o tacho e deixe cozer.


quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Arroz malandro de grelos e feijão vermelho



Voltando ao arroz como acompanhamento, este arroz é muito apreciado lá em casa, malandrinho, com muito feijão e muitos grelos, a acompanhar um peixinho frito ou grelhado.

Eu não tenho colocado aqui o tipo de arroz que costumo usar para o arroz malandro, porque tinha a ideia que todos conheciam, mas como recebi alguns emails a perguntar, aproveito para esclarecer algumas dúvidas.
No Arroz malandro e arroz doce, uso sempre arroz carolino que é um arroz de grão pequeno e redondo com mais goma, apresenta uma textura cremosa depois da cozedura, também absorve melhor os sabor dos ingredientes que o acompanham.
Para quem não conhece a expressão " arroz malandro" é um arroz mais cremoso e com algum caldo.

Num tacho coloco um fio de azeite, uma cebola picada, um dente de alho esmagado, e uma folha de louro,  deixo a cebola estalar, refresco com um pouco de água, acrescento os grelos que previamente lavei e arranjei, uma cenoura cortada em cubinhos, tempero com sal e deixo refogar até os grelos ficarem tenros, nesta altura junto o arroz, misturo bem, junto uma lata de feijão encarnado, acrescento água fervente suficiente para a cozedura (para 1 chávena de arroz 3 de água), mexo com um garfo para misturar bem, rectifico os temperos, tapo o tacho e deixo cozer, vou mexendo de vez em quando com o garfo, para libertar a goma do arroz. Servir imediatamente.


segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Pudim de leite de coco


Há muito que queria fazer um pudim com sabor a coco, mas sem os floquinhos, numa das minhas idas ao super encontrei uma boa promoção nas latas de 800ml pelo que a trouxe comigo.

Fiz este pudim tamanho familiar p/ sobremesa,  com sabor  a coco e pouco doce, quem gostar mais doce aconselho a aumentar o açúcar, para mim estava óptimo.

1 lata de 800 ml de leite de coco
6 ovos
200g de açúcar

Bater tudo, colocar em forma caramelizada e levar ao forno em banho-maria por cerca de 45 a 50 minutos, espetar uma faca se sair limpa está pronto.
Desenformar depois de frio.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Brownies de chocolate


Brownies de chocolate por Baú da Conceição


Receita retirada do livro "Culinária para Crianças"de Katharine Ibbs, preparada pela filhota, ficaram deliciosos, firmes no exterior e macios e pegajosos. no interior.

90 g de chocolate culinária
150 g de margarina
125 g de farinha
15 g de cacau
300 g de açúcar amarelo
1 pitada de sal
1 colher chá de extrato de baunilha
2 ovos
100 g de nozes

Aqueça o forno a 180º. Unte e forre uma forma rectangular com papel vegetal.
Parta o chocolate para uma tigela e junte a manteiga. Levar ao lume uma caçarola com água (a caçarola deve ser mais pequena que a tigela de forma a que o fundo desta não tocar na água fervente.)  e colocar dentro a tigela do chocolate, deixar ferver no minimo mexendo de vez em quando até o chocolate derreter.
Retire a tigela do calor e deixe arrefecer um pouco.
Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal para uma tigela á parte, e junta-se as nozes.
Numa terceira tigela bata os ovos com o açúcar e o extrato de baunilha. Mexer até ficarem  bem misturados. Envolve-se o chocolate na mistura dos ovos batidos. Acrescenta-se a mistura de farinha e nozes e envolve-se bem.
Coloca-se a massa na forma, alisa-se a superfície com uma espátula e leva-se ao forno por 25 minutos.
Deixar arrefecer na forma antes de o cortar aos cubos.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Bolo pudim de limão da Marizé


bolo pudim de limão da Marizé

Este bolo pudim da Marizé  do Tachos de Ensaio é uma delicia, pelo que coloco aqui o link para quem quiser conhecer a receita original, e como  não a quero perder coloco aqui no Baú, para voltar a repetir mais vezes. 

90 g de manteiga derretida e morna
1 e 1/2 chávena de açúcar  branco
1 e 1/2 chávena de leite
3 ovos
1/2 chávena de sumo de limão
1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de raspa de laranja (eu usei limão)ralada muito fina

Unte 8 ramequins ou uma forma grande como foi o meu caso e pré-aqueça o forno a 180º.
Peneire a farinha com o fermento p/ uma tigela, junte o açúcar e misture.
Abra uma cova no meio e deite os ovos, o leite, o sumo, a manteiga e a raspa, com uma vara de arames desfaça os ovos, e envolva tudo numa massa ligeira, começando de dentro para fora.
Deite a massa nos ramequins e leve a assar por cerca de 40 a 45 minutos, no meu caso na forma grande por cerca de 60 minutos.

domingo, fevereiro 13, 2011

Panquecas de chocolate com peras



Panquecas de chocolate e pêras por Baú da Conceição

Estas panquecas são uma delicia e a combinação de pêras e chocolate faz destas panquecas um pequeno almoço especial. Receita muito adaptada de" minipanquecas do livro Culinária para crianças", receita elaborada pela filhota para a mãe com muito carinho.

125 g de farinha
25 g de cacau
1 colher sopa de fermento
1 pitada de sal,
1 ovo
30 g de açúcar
150 ml de leite
Pera cortada em pedacinhos

Peneira a farinha, o cacau, o fermento e o sal para uma tigela e mistura tudo.
Parte o ovo para outra tigela, junta-lhe o leite e bate a mistura com a vara de arames. Deita a mistura de ovo na farinha  e mexe bem, envolve a pêra com cuidado para não esmagares-
Unta uma frigideira anti aderente  com óleo e leva-a ao lume até aquecer bem, deita uma concha de polme e deixa fritar até que façam bolhas e as bordas fiquem douradas, vira-as e deixa-as fritar do outro lado. Retira-as e repete a operação até a massa acabar.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Arroz malandro de pencas



Arroz malandro de penca


Eu gosto muito de arroz malandro, pode ser de tomate, de feijão, de legumes, neste caso foi pencas que andam em abundância lá por casa, acompanha na perfeição carnes, peixes fritos ou grelhados, e torna-se uma refeição rápida para os dias que chego tardíssimo a casa e ainda tenho que pensar no jantar. Assim encontro uma refeição equilibrada num instante.

Coloco um fio de azeite num tacho, acrescento uma cebolinha e alho picado, deixo estalar, acrescento um pouquinho de água, deixo ferver, junto cenoura cortadinha em cubos, as folhas de penca que previamente lavei e cortei em pedaços não muito grandes, tempero de sal. Deixo refogar, acrescento o arroz, misturo bem, e acrescento a  água fervida (aqui pode acrescentar sabor e adicionar  caldo de galinha ou legumes), necessária á cozedura do arroz (+ ou - 3 medidas para uma de arroz) aos poucos e mexendo de vez em quando, como se tratasse de um risoto, assim vai libertando a goma do arroz e torna-lo mais cremoso. Serve-se de seguida.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Creme de Chocolate





Precisava de uma sobremesa simples, e saiu este creme de chocolate.

1 l de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
200 g de açúcar
60 g de farinha
50 g de cacau em pó
1 pitada de sal fino
2 ovos
5 gemas
amêndoas ou nozes para decorar

Leve ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela e aguarde que levante fervura.
À parte, misture o açúcar com a farinha, o cacau, o sal, os ovos e as gemas.
Verta o leite fervido em fio, misturando bem com o batedor de varas. Leve ao lume médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, elimine a casca de limão e o pau de canela e distribua por taças.
Deixe arrefecer e decore com amêndoas ou nozes picadas.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Pescada com todos gratinada





Pescada cozida com todos, é uma refeição que a minha dieta pede e que eu gosto, mas a filhota não, pelo que tenho que inovar de forma a que ela coma sem reclamar. Aqui os legumes cozidos foram cortados em pedaços, a pescada retirei peles e espinhas e foi lascada, os ovos cortados em pedaços, envolvi com um pouco de bechamel, temperei com alho e coentros desidratados e levei ao forno a gratinar. 

 

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Lulinhas fritas


lulinhas fritas

Estas lulinhas são deliciosas, e muito fáceis de fazer, tem um senão mingam muito, o  melhor é colocar sempre a mais para chegarem para todos.

Amanham-se as lulas, e tempere-as com pimenta moída na altura, se quiser picantes adicione piri-piri, junte sumo de limão, alho picado, e deixe repousar para absorver os temperos (as lulas ao fritarem libertam a própria água, pelo que é melhor colocar sal só nessa altura se precisarem senão ficam salgadas).
Coloque um fio de azeite numa frigideira funda, deixe aquecer bem, escorra as lulas do tempero e coloque no azeite. Deixe fritar, com acção do calor começam a libertar a água que normalmente é suficiente para cozerem e ficarem tenras, nesta altura vire-as, e junte o liquido do tempero, tape a frigideira com uma tampa e deixe apurar, o molho que se formou vai engrossar e evaporar. Retire quando estiverem tenras. Junte coentros picados, pingue umas gotas de sumo de limão e sirva, com o restante molho.

Eu acompanhei com batata cozida e legumes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...