Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quarta-feira, dezembro 29, 2010



Desejo a todos os amigos, visitantes e seguidores, um Feliz Ano 2011, repleto de saúde, paz, amor, e muitas realizações.

O meu muito obrigado a todos quantos visitaram, comentaram e partilharam este cantinho.


Beijinhos a todos

Conceição

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Bolo de crepes com creme de chocolate e bananas



Bolo de Crepes com creme de chocolate e fruta por Baú da Conceição
Este bolo diferente, fez as delicias de todos quanto o provaram. Parece complicado, mas é fácil e muito,muito guloso, óptimo para quem gosta de chocolate com frutas. Se quiser também pode variar as frutas do recheio, acho a combinação de chocolate e banana muito boa, mas também já fiz com fatias de maça que caramelizei num pouco de manteiga e acuçar e ficou muito bom.

Massa:
100 g de farinha
50 g de manteiga
3ovos
2 gemas
2 dl de leite
Raspa de 1 limão

óleo ( usei óleo spray espiga ) para untar a frigideira de preferência anti aderente

Creme:
400g de chocolate amargo
1 dl de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
1 dl de leite
bananas
sumo de limão

Decoração a gosto, usei bagos de romã e fatias de tangerina, mas pode usar chantily, frutos variados e chocolate branco, fica muito mais festivo.

Comece por preparar os crepes:
Junte a farinha com a manteiga amolecida e mexa bem. Acrescente os ovos, as gemas e o leite, misture tudo e adicione a raspa de limão, se ficar grumos passe a varinha magica para que a massa fique bem lisa. Deixe a massa repousar durante 15 minutos.

Decorrido esse tempo, unte a frigideira com óleo usei o spray da espiga, aquece-se bem, verte-se uma concha de massa, deixe cozinhar até ganhar borbulhas á superfície, vire e deixe cozinhar do outro lado, até ficar dourada. Repita até esgotar a massa.

Creme:
Parta o chocolate em pedaços, junte o leite condensado, a manteiga e o leite. Leve ao lume em banho-maria, e mexa até derreter e obter um creme homogéneo. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Enquanto o creme arrefece descasque as bananas e corte-as em rodelas, regue-as com sumo de limão, para não escurecerem.

Montagem:
Coloque um crepe no fundo de um prato, barre com o creme de chocolate, por cima deste rodelas de banana, outro crepe, chocolate e banana , até acabar os ingredientes, barre o bolo com o resto do creme, e decore a gosto com frutas, chantily  ou  raspas de chocolate branco, eu optei por bagos de romã e rodelas de tangerina.










Fatia de Bolo de Crepes com creme de chocolate e fruta por Baú da Conceição

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Farofias com molho de pudim de baunilha


Farófias com molho de pudim de baunilha

Tinha claras que queria aproveitar,  lembrei-me das farófias, mas como não queria gastar mais gemas para fazer o creme, usei uma saqueta de pó de pudim de baunilha que encontrei na despensa, ficaram tão lindinhas...  

6 claras
6 colheres sopa de açúcar
0,5l de leite
1 saqueta de pudim baunilha

Bater as claras com uma pitada de sal e acrescentar o açúcar até que estejam em castelo bem firme.
Ferver o leite com um pau de canela e uma casca de limão e baixar a temperatura para que não entorne.
Colocar colheradas (uso uma colher de bolas de gelado para ficarem mais redondinhas) no leite esperar uns segundos para cozerem, viram-se com ajuda de uma colher para cozer por igual,( isto é uma operação muito rápida, pois não convém cozer em demasia senão murcham), retiram-se com uma escumadeira e colocam-se na taça de servir.
Preparar o creme conforme as instruções da embalagem, aproveitei o leite de cozer as farófia  e acrescentei mais para perfazer a quantidade de leite pedida na embalagem.
Deixar o creme amornar e colocar por cima das farófias, polvilhar com canela, e servir de preferência frio.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Bacalhau á Braga á minha moda

Bacalhau á Braga

Esta receita não posso dizer que é a original, mas sim a minha interpretação do famoso bacalhau á Braga, muito apreciado por todos nós.

Para 3 pessoas:

3 postas de bacalhau
2 cebolas cortadas em rodelas
dentes de alho, folha de louro
azeite
sal, 1 colher de chá de colorau, um fio de vinho branco
batatas cortadas em rodelas para fritar.

As postas de bacalhau estavam devidamente demolhadas. Coloquei um tacho com água a ferver com um dente de alho e uma folha de louro. Quando fervida desliguei e escaldei as postas. Escorri, sequei-as com papel absorvente e reservei.

Coloquei as batatas a fritar.

Numa frigideira, coloquei o azeite, 2 dentes de alho inteiros socados (com casca). Passei as postas de bacalhau por farinha, sacudi e coloquei a fritar no azeite até estar dourado de ambos os lados. Retirei as postas do bacalhau coloquei numa travessa de servir. No mesmo azeite de fritar o bacalhau  juntei as cebolas em rodelas, os alhos picados, uma folha de louro, deixei a cebola ficar levemente dourada e acrescentei o colorau um pouquinho de sal e um fio de vinho branco, deixei o vinho evaporar e coloquei este molho sobre as postas de bacalhau. Rodeei com as batatas fritas. Servi imediatamente acompanhado de grelos salteados.

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Bacalhau assado com migas de broa


Bacalhau com Migas de Broa

Eu sei que o Bacalhau é uma espécie ameaçada, é bastante caro face aos dias de crise que estamos a atravessar, mas em casa adoramos bacalhau, e com a chegada do Natal, ele reaparece em força,  e este fiel amigo está sempre presente para nos relembrar das nossas tradições, os nossos usos e costumes, aqui deixo uma sugestão bem deliciosa para quem não dispensa de uma boa posta.

Para 4 pessoas:

4 postas de bacalhau demolhado que escaldei em água fervente, depois foram colocadas na assadeira untada com azeite.
Fiz umas migas com o miolo de broa, presunto cortado em cubinhos pequenos, um ramo de salsa cortados em pedaços, alhos picados, um pimento cortado em cubinhos, uma pitada de sal e azeite, coloquei na picadora até formar uma pasta grossa.
Barrei as postas do bacalhau com esta pasta , reguei com bastante azeite e levei ao forno a assar.

Acompanhei com batatas assadas e grelos salteados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...