Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

sábado, outubro 30, 2010

Coelho assado com vinho do porto


Mais uma receita de coelho assado que sai desta cozinha, já aqui disse, que apreciamos bastante a carne de coelho, tento sempre valorizar mais as carnes brancas, pois são mais pobres em gordura e o meu colesterol agradece, e quando bem temperadas ficam muito saborosas.


1 coelho partido em pedaços e temperado com uma mistura de pimentão, alho esmagado, coentros, sal, e azeite, massajei bem o coelho com esta mistura, reguei com um copo de vinho do porto e deixei marinar durante algumas horas.
Antes de levar ao forno acrescentei uma cebola cortada em rodelas e reguei com um fio de azeite, juntei também batatas cortadas em quartos levei a assar.

Acompanhei com uma mistura de beringelas e cogumelos salteados.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Salada quente de beringelas e cogumelos salteados com bacon e vinagre balsamico

As beringelas eram para ser grelhadas, mas depois vi os cogumelos, o pimento e decidi que os tinha que misturar.

Então comecei por grelhar as beringelas que tinha cortado em rodelas finas e temperado com sal numa frigideira untada com azeite.
Quando grelhadas retirei-as juntei um mais um fio de azeite, juntei bacon cortado em pedacinhos, quando dourado juntei os cogumelos, deixei que fritassem levemente, juntei pimento em tiras e voltei a juntar as beringelas, para absorverem os sabores, temperei com mais um fio de azeite, sal, pimenta e um fio de vinagre balsâmico e deixei apurar mais uns segundos. Retirei e servi ainda quente.

sábado, outubro 23, 2010

Nachos


Mais uma receitinha que foi apresentada no dia mexicano, receita da nossa amiga Cris do blog From our Home to  yours

Fez as delicias de quem provou.


250 g de carne picada
sal e pimenta a gosto
1 colher (chá) de cominhos em pó
1 cebola picadinha
1 dente de alho grande ralado
1/2 xícara de molho de tomate
1 piri-piri (só coloquei um pouquinho para não ficar muito picante)
Queijo muzzarela ralado ou cheddar ralado
Doritos ou tortilhas

Doure a carne sem óleo nem temperos para ficar soltinha. Em seguida, acrescente a cebola picada e o alho e refogue até a cebola ficar translúcida. Adicione o molho de tomate, o sal, a pimenta e os cominhos e deixe tomar gosto por alguns minutos.
Coloque num recipiente os doritos e faça camadas com o molho de carne e cubra com queijo, levando ao microondas para derreter antes de servir.
Ou coloque a carne num recipiente e os doritos ao redor. Use as mãos para comer nachos, mergulhe os doritos ou as tortilhas na carne temperada.

Outra sugestão:


 Aqueça as tortilhas, no meio coloque a carne , queijo, por cima guacamole e enrole.








quinta-feira, outubro 21, 2010

Guacamole





Um sábado  decidi que aquele dia seria o dia Mexicano, a filhota á muito que pedia tacos, guacamole, chili e outras comidas mexicanas que eu nunca experimentara, resolvi fazer-lhe a vontade. Contive-me nos picantes, pois a ideia era cozinhar para crianças.

1 abacate maduro
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 tomate
coentros
1 limão
sal
malagueta (usei apenas pimento, pois não queria muito picante, a pensar nas crianças)

Retire a polpa ao abacate e esmague, regue com sumo de limão para não escurecer.
Pique o tomate sem sementes em cubinhos pequenos, a cebola e o alho bem picadinhos, e o pimento também bem picadinho se quiser picante use a malagueta bem picadinha, acrescente á polpa do abacate e envolva.
Pique também os coentros e junte ao preparado anterior. Tempere com sal e sumo de limão.
Sirva como aperitivo com doritos ou tostas, ou como acompanhamento de tajitas, tacos

terça-feira, outubro 19, 2010

Queijinhas de limão


Não me enganei no titulo, o nome da receita é mesmo essa, queijinhas, são género queijadinhas, o nome penso que será por causa do leite que com tanta  raspa do limão talha, mas no final temos umas queijadas com um sabor intenso a limão.
A receita foi retirada de uma teleculinária antiga, não sei o nº pois já não tem capa, mas, há muito que estava na minha lista das receitas a experimentar.
As queijadas no forno crescem muito, mas como queijada que se preze, abatem sempre um pouco, não se assustem é mesmo assim.
Rendeu 20 queijinhas que foram devoradas num instante.

0,5 dl de leite
1  colher sopa de manteiga
raspa de 1 limão
5 ovos
400g de açúcar (usei só 300g)
170 g de farinha
40g de farinha maizena


Unte as forminhas com manteiga e polvilhe-as com farinha.
Leve o leite com a manteiga e a raspa de limão ao lume num tacho até derreter a manteiga (o leite  talha, não se preocupe é mesmo assim).
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar, adicione depois o leite em fio, e mexendo sempre e, por fim, misture ambas as farinhas peneiradas, e envolva cuidadosamente para que não ganhem grumos.
Passe o creme por um passador de rede, verta para as formas e leve ao forno em banho-maria por cerca de 30 minutos em forno a 180º.
Espete o palito para verificar se as queijadas estão cozidas, retire-as do forno, e deixe-as arrefecer, desenforme-as e coloque-as sobre forminhas de papel.

terça-feira, outubro 12, 2010

Pudim de batata cenoura e pescada


Tinha copiado esta receita da Regina da Comunidade do Orkut - Culinária Receitas, para experimentar, acontece que um dia destes fiz batatas cozidas com pescada, e resolvi cozer um pouco a mais que as medidas do costume para que sobrasse. Assim fiquei com a base praticamente pronta para esta receita, acrescentei por minha conta sobras de pescada cozida sem peles nem espinhas, salsa, e  ficou uma delicia.

3 batatas grandes


3 cenouras cozidas

1 xicara de chá de leite

2 colheres sopa de farinha de trigo

3 ovos inteiros

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

3 colheres sopa de queijo parmesão ralado

1 colher chá de sal

Acrescentei por minha conta: Pescada cozida sem peles e espinhas e salsa picada


Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até homogenizar a massa.

Colocar em forma untada e levar ao forno moderado até que esteja dourado e cozido por cerca de 40 minutos.

domingo, outubro 10, 2010

Arroz de nabiças com filetes de carapau grelhados



Adoro nabiças, novinhas muito tenras, este arroz foi o acompanhamento de filetes de carapaus, mas para mim poderia ser apenas arroz que eu ficava muito bem.

Num tachinho colocar um fio de azeite, uma cebola e um dente de alho bem picadinhos, deixar estalar, juntar as nabiças previamente arranjadas, deixe-as murchar e aos poucos juntar um pouquinho de água fervente, juntar o arroz (para nós 3 uma xícara de arroz), deixar ferver, mexendo com um garfo para que fique solto, temperar com sal e adicionar aos poucos mais água fervente até o arroz estar cozido, mas com um pouquinho de caldo. Desligar o fogão tapar e deixar 2/3 minutos, servir de seguida.

Os Carapaus foram abertos ao meio, retirei a espinha, temperei-os com sal e sumo de limão, pincelei-os com um pouco de azeite e levei-os a grelhar na chapa quente

sexta-feira, outubro 08, 2010

Pasta de beringela





Gostei tanto da experiencia do babagamuche do   Fabio  que tenho experimentado a pasta com outros ingredientes, esta ainda sem o tahine que não consigo encontrar, mas com sabor bem Português, ficou  uma pasta muito saborosa.

2 beringelas
2 dentes de alho
sumo de 1/2 limão pequeno
azeite virgem extra espiga q.b
sal e pimenta moida na hora

Assar as beringelas no bico do fogão até ficarem bem moles. Deixar amornar e retirar a pele e o cabinho.
Colocar a polpa das berindelas numa taça funda, juntar os alhos, o sumo de limão, azeite, sal e pimenta
moida na hora, bater com a varinha magica, provar se achar que está muito acido juntar mais um pouquinho de azeite e bater novamente. Levar ao frigorifico por cerca de 1 hora. Servir com tostinhas.

quarta-feira, outubro 06, 2010

sopa de nabiças com feijão de debulhar (feijocas)

Feijão de debulhar é raro encontrar nos supermercados, estes foram-me oferecidos ainda nas vagens já secas,  foram debulhadas  e os feijões  para não estragarem, foram cozidos e congelados, assim  é meio caminho andado para uma refeição rápida, uma fervura e já está.

Esta sopa é muito apreciada por todos nós.


3 batatas grandes
1 cebola
1 dente de alho
1 molho de nabiças
1 mão cheia de feijões de debulhar (feijoca) previamente cozidos
sal a gosto
um fio de azeite clássico espiga



Colocar 3 batatas previamente descascadas, lavadas e cortadas em pedaços, 1 cebola e 1 dente de alho numa panela, juntar água até cobrir os legumes e levar ao lume até que fiquem bem cozidas. Passar com a varinha, se estiver um creme muito grosso juntar mais um pouco de água, quando levantar novamente fervura juntar as nabiças que foram lavadas, escolhidas e cortadas em juliana, e os feijões que foram também cozidos previamente. Temperar com sal  deixar ferver e juntar e um fio de azeite classico espiga. Quando as nabiças estiverem cozidas, retira-se do lume ( se as nabiças forem novinhas è só dar uma fervura).

segunda-feira, outubro 04, 2010

Moscovita



Um pudim bem fresco, e com crocante que faz as delicias de qualquer um

Como não levei ao congelador ele não ficou tão firme como deveria, mas ficou muito bom.


4 folhas de gelatina
4 gemas
150 g de açúcar em pó
2,5 dl de leite
1 vagem de baunilha
2 dl de natas

Para o nougat
1 colher de manteiga
150 g de açúcar
100 g de nozes

Ferva o leite com a vagem de baunilha.
Demolhe a gelatina em água fria.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.Junte o leite fervido, aos poucos mexendo sempre. Incorpore a gelatina escorrida e dissolva-a. Mexa de vez em quando para arrefecer.
Bata as natas e envolva-as no creme e leve ao congelador por cerca de 3 horas numa numa forma para pudins, previamente untada com óleo. (Eu coloquei no frigorífico em vez do congelador, ficou muito cremoso)

Para o nougat: Parta as nozes em pedacinhos. Numa frigideira leve o açúcar e a manteiga até derreterem e ficar um tom dourado, nessa altura junte as nozes, abane a frigideira para que estas sejam envolvidas no caramelo. Deite sobre uma superfície lisa e untada e deixe arrefecer. Com o rolo da massa parta o nougat em pedacinhos.

Desenforme o pudim, decore com o nougat.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...