Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quinta-feira, setembro 30, 2010

Lombo de porco assado á minha moda


Lombo de porco é carne muito usada nesta casa, uso quase sempre cachaço, é mais gordo, no entanto mais saboroso e  mais tenro e suculento.

A forma de temperar vai variando conforme a disposição e os ingredientes disponiveis neste caso, uma mistura de sal, coentros e alho desidratados, pimentão e louro, azeite e vinho branco, massajar a carne com este tempero e deixar repousar pelo menos uma hora. Levar a assar, regar com mais um fio de azeite e vinho branco, ir virando de vez em quando para assar por igual. 

Servi com batatas assadas, penca salteada com cenoura.

terça-feira, setembro 28, 2010

Bolo de chocolate da Beira Baixa



Este bolinho foi feito pela filhota, receita do livro "Cozinha Regional Portuguesa", muito fofo e gostoso. Serviu também para experimentarmos o óleo em spray espiga  para untar formas, acabaram-se os dedos untados com margarina.



4 ovos
250 g de açucar
60 g de manteiga
2 dl de leite
200 g de farinha com fermento
100 g de chocolate em pó
1 colher chá de sumo de limão

Batem-se as gemas com o açucar e a manteiga derretida, junta-se o leite, o chocolate e a farinha. Bate-se bem, adiciona-se o sumo de limão e as claras em castelo, envolve-se.
Leva-se a cozer em forma untada e polvilhada com farinha.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Pudim dos Amores


Eu adoro fazer doces, tanto como os comer, há muito que não fazia pudins, comprei uma teleculinária onde só aparece pudins, anotei alguns para fazer e este foi o primeiro. Muito bom.

3 dl de leite
2 dl de natas
raspa da casca de 1 laranja
4 gemas+3 ovos
120 g de açúcar
1 colher de farinha maisena
Caramelo liquido

Untar a forma com caramelo liquido que pode ser de compra, eu fiz o caramelo, coloquei 100 g de açúcar numa frigideira pequena e alta e levei ao lume até o açúcar derreter e ficar com tom levemente dourado, nessa altura reguei com sumo de meia laranja, e deixei ferver até ficar novamente liquido (normalmente ao adicionar o liquido fica endurecido e salta bastante, mas com a fervura volta ao normal).

Ferver o leite com as natas e a raspa de laranja, deixar amornar.
Bater as gemas e os ovos com o açúcar e a farinha maisena, adicionar o leite morno aos poucos mexendo sempre.
Passar esta mistura por um coador e colocar na forma.
Levar a assar no forno em banho-maria por 45 minutos. Desenformar depois de frio.


quarta-feira, setembro 22, 2010

melão e figos com presunto em cama de folhas verdes


Uma entrada simples e deliciosa, que consistitu numa salada verde de mistura de alfaces verde e roxa, rucula e agrião, temperadas com sal, azeite e vinagre balsamico, melão cortado em cubos, figos cortados em quatro e tiras finas de presunto.

terça-feira, setembro 21, 2010

Farofa de cenoura e bacon


Esta é a farofa preferida pelo pessoal da casa e foi a que acompanhou o feijão preto e a couve.

1 cenoura ralada
1 cebola pequena finamente picada
1 dente de alho
cubinhos de bacon
1/2 pimento cortado em cubinhos bem pequenos
8 a 10 colheres de farinha de mandioca
azeite

Colocar um fio de azeite numa frigideira e levar ao lume com a cebola,o alho e o bacon picado, a cenoura e o pimento a fritar ligeiramente,(até a cebola ficar transparente), temperar com sal, acrescentar a farinha e misturar para agregar bem todos os ingredientes, a farinha vai absorver toda a humidade e engrossar ficando com um tom dourado. Apague e sirva .

domingo, setembro 19, 2010

penca salteada com alho e bacon



Esta foi a couve que acompanhou o feijão com orelheira do post anterior, como não tinha couve galega, foi uma penquinha, ou couve portuguesa como quiserem chamar.

A penca foi lavada e escolhida, retirei os talos mais grossos, miguei-a como se fosse para caldo verde, escaldei-a em água fervente, escorri.

Numa frigideira coloquei um fio de azeite, uma cebola pequena e 2 dentes de alho picados, acrescentei bacon cortado em cubinhos pequeninos e deixei fritar ligeiramente só até a cebola estalar temperei com sal e acrescentei as couves e deixei saltear, misturando bem para absorver os sabores.


sábado, setembro 18, 2010

Feijão preto com orelheira


Feijão preto


orelheira fumada

linguiça

cebola, alho e folha de louro

1 laranja





A orelheira costumo preparar de véspera, queimam-se todos os pelos, lava-se bem, raspa-se e volta-se a lavar. Costumo deixar de molho em água abundante.



Cozo em agua abundante, deixo esfriar e corto-a em pedacinhos.



Cozo o feijão preto em bastante água (costumo usar a panela de pressão). Reservar a água de cozer o feijão.



Num tacho coloco um fio de azeite, a cebola e o alho picado, junto uma folha de louro, e a linguiça cortada em rodelas, quando a cebola começa a alourar refresco com um pouco de vinho branco, junto a orelheira, um pouco de água e deixo refogar. Vou acrescentando aos poucos a água de cozer o feijão, nesta altura convém ver se está temperado ou se precisa de sal, normalmente não coloco pois a orelheira já é salgada. Quando a orelheira estiver bem refogada, junto o feijão e uma laranja inteira, deixo apurar mais um pouco. Gosto de deixar este feijão com algum molhinho.A Laranja é para absorver a gordura e deixa um gosto especial, depois do feijão pronto retiro-a.
Acompanho o feijão com farofa e couve salteada.

quinta-feira, setembro 16, 2010

Bifinhos de peru com bacon


Esta receita eu vi no blog da colher de pau, achei uma boa ideia para variar os bifes de peru, que em minha casa são muitíssimo usados.
Uma refeição muito simples e muito saborosa. 


bifes de peru cortados em pedaços

um fio de azeite

bacon cortado em tirinhas

50 ml de vinho branco

sal e pimenta



Temperar os bifinhos com sal e pimenta.

Numa frigideira coloque o azeite e frite ligeiramente o bacon, até dourar. Retire-o e reserve-o.

No mesmo azeite frite os bifes de peru em ambos os lados, até ficarem dourados. Junte o bacon e o vinho e deixe ferver alguns minutos para perder o álcool.

Servi os bifinhos com arroz de ervilhas

domingo, setembro 12, 2010

Arroz de tamboril com delicias de camarão


Tamboril limpo cortado em cubos pequenos.


3 tomates sem pele

1 cebola

2 dentes de alho

1/2 pimento verde

azeite

2 dl de vinho branco

coentros

1 chávena de arroz carolino

delicias de camarão

piri-piri

sal

limão

1 colher de sopa de pó de sopa de marisco



Temperar o peixe com sal e sumo de limão e reservar. Ferva as espinhas do tamboril. Coe e reserve



Pique a cebola, os alhos e o o pimento e leve-os a refogar num pouco de azeite, refresque com o vinho branco, acrescente os tomates cortados em pedacinhos e deixe-os refogar até desfazerem, acrescente um pouco do caldo reservado tempere com um pouco de sal e o piri-piri (pouco lembre-se que o peixe também tem sal), junte o arroz, misture com um garfo, e vá acrescentando o caldo aos poucos.Quando o arroz estiver a meio da cozedura, acrescente o tamboril e o liquido da marinada, misture, junte também as delicias de camarão, rectifique os temperos,se gostar dissolva a colher de sopa de pó de marisco num pouco de água fria e junte ao arroz, deixe o arroz acabar de cozinhar. Quando cozido acrescente os coentros picados. Apague o lume e sirva de seguida.



Nota: este arroz deve ficar bem malandrinho, por isso é necessário ir juntando o caldo á medida que vai cozendo.

sexta-feira, setembro 10, 2010

carne de porco estufada na panela de pressão


Comprei um pedaço de perna de porco que pedi para cortarem em pedaços para fazer rojões, mas acabei por não os fazer, e acabaram estufados na panela de pressão.

A carne de porco cortada em pedaços foi temperada com sal, pimentão, louro, cominhos, piri-piri, e vinho branco, ficou a marinar algumas horas, depois coloquei na panela de pressão com um fio de azeite e deixei alourar, acrescentei o liquido da marinada, um cebola cortada as rodelas, 1 pimento em tiras, 3 tomates médios sem peles, e um copo de água, tapei a panela e deixei após tomar pressão durante uns 15 minutos. Terminado o tempo, retirei a pressão e abri, a carne já estava macia, deixei ao lume com a panela aberta mais uns minutos para o molho apurar. Servi com arroz branco e salada de tomate.

quarta-feira, setembro 08, 2010

Arroz de carne de cozido


Este arroz surgiu da necessidade de aproveitar arroz branco que tinha sobrado de uma refeição e aproveitar a carne e enchidos (sobras de um cozido) que estavam no congelador. Viraram uma refeição saborosa e muito fácil e rápida de confecionar.

Coloquei um tacho com um pouco de água a ferver. Arranjei metade de um repolho, e cortei-o em pedaços, uma cenoura que cortei em rodelas, quando a água começou a ferver juntei os legumes e deixei cozer.


Quando cozidos juntei a carne e os enchidos do cozido e deixei ferver mais alguns minutos para libertarem o sabor e a gordura, provei, não juntei sal, pois a carne já tinha sal suficiente.

Juntei o arroz que já estava cozido e temperado, envolvi bem no caldo, deixei ferver para que o arroz absorvesse os sabores.

terça-feira, setembro 07, 2010

Que fruto é este?



Alguem conhece este fruto, foi a primeira vez que o vi, e provei,  o sabor é um pouco exotico vai do sabor a meloa, sem ser doce, ao sabor leve de pera.
Se alguem o conhecer e me puder dizer o nome para que eu possa procurar mais informações sobre o mesmo. Agradeço.

sábado, setembro 04, 2010

Parfait de limão


Uma delicia geladinha, numa tarde quente, uma maravilha.

3 dl de água
300 g de açúcar
1 limão
8 gemas
2 dl de natas

Ferva a água com o açúcar e as cascas de limão cortadas (só o vidrado). Deixe ferver 3 a 4 minutos, retire do lume e deixe amornar.
Verta 1,5 dl desta calda sobre as gemas, mexendo sempre. Passe por um passador de rede fina e leve as gemas a lume brando, mexendo sempre, até cozerem mas sem deixar ferver.
retire o preparado do lume e continue a bater com a batedeira eletrica até obter um preparado espumoso e firme.
À parte bata as natas até ficarem firmes e envolva-as delicadamente no preparado anterior.
Forre uma forma com película aderente ( eu usei a forma de silicone, pelo que não precisei de forrar) encha--a com o preparado e leve ao congelador.
Alguns minutos antes de servir desenforme, decore com as cascas de limão da calda  ou se prefeir cascas cristalizadas e sirva com a restante calda de limão levemente aquecida.

quinta-feira, setembro 02, 2010

sopa de penca






Raramente me lembro de publicar sopa, talvez porque a como todos os dias e a base das minhas sopas sejam normalmente idênticas variando os legumes conforme a época.

Neste caso a base foi composta por 2 batatas grandes,  1 xuxu, tudo descascado, lavado e cortado em rodelas, 1 cebola cortada em tiras, e 1 dente de alho, foi tudo a cozer num tacho coberto com água, quando cozido, foi reduzido a puré,e temperado com sal, quando recomeçou a ferver juntei uma penquinha que foi previamente lavada, escolhida e cortada em juliana fina. Deixei a couve cozer reguei com um fio de azeite e retirei do lume.
Gosto desta sopa também com feijão previamente cozido. 







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...