Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

terça-feira, agosto 31, 2010

Coelho embrulhado



Em casa coelho é uma carne muito apreciada, por ser uma carne branca com pouco teor de gordura, eu tento que ele entre mais vezes nas refeições do dia a dia, mas as preferência da família vão para os assados, e este ficou muito especial.

Eu costumo retirar todas as gorduras do coelho, gosto de o partir em pedaços e então temperar, neste caso foi temperado com sal, uma mistura de pimentão e louro picado, coentros e alhos esmagados, um pouco pimenta moída na hora e um fio de azeite, ficaram neste tempero cerca de 2 horas, depois enrolei cada pedaço numa tira de Bacon magro bem fina.

Na forma de barro de ir ao forno coloquei uma cebola grande cortada em rodelas e tomates sem peles cortados em pedaços, coloquei o coelho enrolado no Bacon por cima, reguei com um fio de azeite e levei ao forno médio regando de vez em quando com o próprio molho, quando ele começar a ficar tostado, vire-o com cuidado para ficar assado por igual de ambos os lados.

Servi com batatinhas assadas á parte e salada mista.




segunda-feira, agosto 30, 2010

cotovelos com delicias de camarão e espinafres


Encontrei estas delicias de camarão no super mercado, são delicias do mar em forma de camarão grande, uma delicia mesmo, resolvi fazer esta receita que pedia camarão, mas que foi muito bem substituído.

Cozer a massa em água fervente temperada com sal juntamente com uma cenoura cortada em pedacinhos.
Escorrer e reservar.
Numa frigideira ou wok colocar dois dentes de alho picados, uma cebolinha também picada e um fio de azeite, deixar ferver temperar com um pouco de sal, juntar os espinafres em folhas previamente lavados, deixar saltear um pouco até os espinafres murcharem, juntar então as delicias de camarão deixar saltear mais um pouco, eu também juntei tomatinhos cereja que andam em abundância na minha cozinha, mas a receita não pede.
Quanto os espinafres e as delicias estiverem no ponto juntar a massa reservada, um fio de azeite, temperar com uma pitada de pimenta moída na hora, envolver tudo. Apagar o lume. Colocar na taça de servir e deliciar-se.

domingo, agosto 29, 2010

Babaganush do Fabio


Esta é uma receita Israelita do Fábio da comunidade do orkut minhas tuas nossas receitas, uma pasta de beringela para barrar umas tostinhas, bem light deliciosa, escolhi esta entre as inúmeras receitas de babaganush pois a maioria delas, libanesas, tem na sua composição pasta de gergelim, que eu ainda não consegui encontrar, esta por sua vez é composta por  ingredientes bem simples que temos sempre em casa.

2 beringelas grandes
1 colher de sopa de alho espremido (usei 3 dentes de alho)
azeite
1 colher sopa de vinagre tinto
paprica picante (usei um piri-piri)
sal

Queime as beringelas directamente no bico do fogão até que a casca esteja totalmente queimada e a polpa esteja quase a desmanchar-se. Deixe arrefecer um pouco, retire as cascas. depois amasse a polpa manualmente até que fique uma pasta acrescente os outros ingredientes e misture bem (eu aqui coloquei a varinha magica e reduzi a puré juntamente com o alho, sal, azeite, e vinagre).
Verifiquei os temperos se estavam a meu gosto. Depois é só colocar numa tacinha e levar ao frigorífico  por 3 horas, depois é só ir petiscando com umas tostinhas, com pão sirio....

sábado, agosto 28, 2010

Sumo de melão e canela



Tenho a mania de comprar melões grandes pois acho que são os melhores, acaba sempre por sobrar, então para aproveitar fiz este sumo que ficou bem agradável.
Bati pedaços de melão bem fresco juntamente com uma colher de café de canela no liquidificador. Depois é só colocar no copo e servir.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Espetadas de peru com legumes salteados


Compre bifes de perú mais grossos que o habitual e corte em cubos, tempere com sal, pimenta e sumo de limão.
Faça as espetadas intercalando os cubos de perú pedaços de cebola e pedaços de pimento, pincele com um pouco de azeite e leve a grelhar, virando de vez em quando para grelhar por igual de todos os lados.

Entretanto corte uma beringela em cubos, uma courgete em meias luas e alguns tomates cereja ao meio, tempere os legumes com sal, pimenta, cominhos, oregão e um fio de azeite.
Aqueça um Wok ou uma frigideira bem quente e salteie os legumes começando a colocar primeiro a beringela deixar saltear um pouco, depois juntar a courgete e por fim o tomate, deixar saltear mais um pouco, mexendo de vez em quando.

Servi as espetadas com os legumes e arroz branco.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Tagliatelle verde com salmão


Aqui fica um prato saudável, muito gostoso, e muito fácil de preparar. Uma forma diferente de servir salmão e agradar a todos.

Para 4 Pessoas:

300g de tagliatelle verde
500 g de lombinhos de salmão
1 cebola
2 dentes de alho
100 g de tomate cereja
azeitonas pretas descaroçadas
1 colher de alcaparras (se gostar)
sal, azeite, pimenta moída na hora e mangericão


Cozer a massa em água fervente temperada de sal. Escorra-a e reserve-a.
Cortar o salmão em cubinhos e tempera-o com um pouquinho de sal.
Picar a cebola e o alho e refoga-lo no azeite até a cebola ficar transparente, junte o salmão e deixe dourar. Corte o tomate em metades e junte-o ao salmão, acrescente as azeitonas.
Deixe cozinhar por 5 minutos, acrescente a massa cozida e as alcaparras. Envolva, transfira para a taça de servir. Regue com um fio de azeite tempere com pimenta moída na hora e mangericão finamente picado. Sirva de imediato.

terça-feira, agosto 24, 2010

Salada de tomates e pimento assado


Estes pimentos foram assados no disco do fogão até ficarem bem chamuscados, depois foram pelados por baixo de água fria corrente, retirei as pevides e cortei-os em tiras temperei-os com sal, alho picado, um fio de vinagre e bastante azeite, ficaram nesta marinada de um dia para o outro.
A salada é uma vulgar salada de tomate cereja, azeitonas e cebola , a que se juntou o pimento assado e temperou-se com o molho dos pimentos.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Fanecas fritas com arroz de tomate e pimentos



Arroz de tomate malandrinho com peixe frito é das minhas refeições prediletas, não tem nada que saber, mas aqui fica a sugestão.


Amanhar as fanecas, temperar com sal e sumo de limão e reservar.


Fazer um refogado com azeite, cebola e alho picadinhos, quando a cebola murchar juntar tomates previamente pelados e cortados em pedacinhos deixar fritar um pouco e juntar um pouco de água e deixar ferver até o tomate ficar desfeito, nessa altura acrescentar o pimento cortado em pedaços, e 3 copos de água, temperar com sal e deixar ferver. Juntar 1 copo de arroz, misturar e deixar cozer, mexendo de vez em quando com um garfo, até estar cozido, solto e ainda com alguma calda.
Passar as fanecas por farinha, sacudir, e frita-las em óleo quente, até estarem douradinhas.

quinta-feira, agosto 19, 2010

coxas de frango assadas




Mais frango assado, neste caso coxas, normalmente vou juntando os ingredientes e os temperos conforme o tenho á mão e desta vez foi assim.





Temperei as coxas com uma mistura de sal, alho, coentros e pimentão, reguei com um fio de azeite e espremi o sumo de um limão, juntei as cascas e deixei a marinar por cerca de 2 horas no frigorífico, coloquei na assadeira juntamente com a marinada, juntei batatinhas pequenas descascadas e golpeadas, tomates cherry e folhas de mangericão, envolvi tudo, reguei com mais pouquinho de azeite e foi a assar ao forno até estar bem douradinho como eu gosto.

terça-feira, agosto 17, 2010

Salada de tomates com azeitonas e mangericão


Mais uma saladinha de verão, nestes dias quentes é o que sabe melhor.



Tomates cherry cortados ao meio

cebola em fatias finas

azeitonas descaroçadas e cortadas ao meio

mangericão cortado em pedaços



Juntar tudo numa saladeira e temperar com sal, vinagre tinto, azeite e um pouco de pimenta moída na hora.

domingo, agosto 15, 2010

salmão com salada de grão e beringelas grelhadas


Uma refeição completa, saudável, equilibrada, pratica, e faz-se num ápice.

Postas de salmão temperadas com sal, alho em pó e sumo de limão que vão ao grelhador depois deste estar bem quente até ficarem no ponto.
Beringela cortada em rodelas finas temperadas com sal que também vão a grelhar. Depois de grelhadas,rega-se com um pouquinho de azeite e sumo de limão.

Enquanto isso
1 frasco de grão cozido
tomate partido em cubos
pepino cortado em cubos
pimento também cortado em cubinhos
cebola picadinha

Coloca-se tudo numa saladeira, tempera-se com sal, azeite, vinagre e salsa picada.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Mil folhas de legumes


Que tal uma entrada de legumes assados, para reactivar o blog que tem estado de férias.

Esta entrada foi inspirada numa receita que vi numa revista já algum tempo enquanto esperava a minha vez num consultório, tão fácil e pratica e com um visual lindíssimo, decidi que tinha que a fazer. O tempo foi passando e agora decidi-me, com os legumes que dispunha em casa.

beringela
courgete
pimento
tomate
sal
alho em pó
ervas a gosto (usei orégão e mangericão fresco)
azeite

Cortar os legumes em rodelas com espessura de 0,5, o pimento preferi cortar em quartos. Numa assadeira colocar todos os legumes misturados e temperar com o sal, alho, as ervas se regar com um fio de azeite. Envolver tudo para que todos os legumes fiquem temperados e levar a assar por cerca de 10 minutos.

Depois de assado é só montar os mil folhas com os legumes em camadas , comecei por beringela, tomate, pimento, courgete, tomate, pimento,beringela, tomate pimento e courgete. Por cima regar com o molho dos legumes assados que ficou na assadeira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...