Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

terça-feira, julho 13, 2010

Coxinhas de frango da Maria


Mais uma receita muito gostosa que aprendi com a Maria, amiga do Orkut, que tem uma comunidade maravilhosa, onde ensina a fazer salgadinhos, estas receitas tipicamente brasileiras, bem diferentes das nossas mas que eu adoro. Maria muito obrigada pelo carinho e disponibilidade em nos ensinar. Adorei....

06 batatas grandes (01 k.) ou mandioca
01 litro de água da cozedura do frango
02 caldo knor de frango
02 colheres de sopa de margarina
04 copos farinha (de 250 ml) (até dar o ponto na massa)

Massa:
Coza as batatas. Amasse bem e coloque novamente na panela, com o caldo do frango, o knor e a margarina. Deixe ferver, prove o sal e vá colocando a farinha aos poucos até dar o ponto. Pode precisar de mais ou menos farinha depende das batatas serem mais ou menos farinhentas. O ponto é quando se pega na massa ela não gruda nos dedos. E desgruda da panela.
Retire da panela e coloque numa superfície lisa, amasse-a com as mãos até ficar lisa. (dica da Maria: para não se queimar embrulhe a mão num pano, eu usei uma luva de pano, e coloque dentro de um saco plástico assim pode amassar sem se queimar)
Não deixe criar crosta na massa, vá misturando ela devagar pra alisar.
Faça bolinhas do mesmo tamanho e quando tiver uma boa quantidade, recheie as coxinhas. Abrindo-as com as pontas dos dedos, coloque o recheio e volte a fechar, tenha o cuidado de ir apertando a massa pra sair o ar ,(deixando ar nos salgadinhos, corre se o risco de estourar).
Não use farinha na mesa, se precisar, sempre passe margarina nas mãos.

Recheio:
02 peitos de frango
01 cebola picadinha
Cebolinho e salsinha a gosto, alho
Colorau e sal a gosto.

Cozinhe peito de frango com alho, cebola e temperos verdes.
Coe o caldo pra fazer a massa.
Desfie a carne. ...
Coloque óleo na panela, um pouquinho de colorau, alho e cebola, refogue sem queimar os temperos, coloque o frango, sal e os demais ingredientes que quiser, não deixe a carne com muito caldo, nem muito seca também. Deixe esfriar, pra rechear. Recheio pronto.

Para empanar:
01 copo (250 ml) de leite,
01 copo de água,
02 colheres(sopa) de maisena
01 pitada de sal,
Misture todos os ingredientes e passe os salgados de massa cozida nessa mistura e depois no pão ralado.

Para congelar: Coloque os salgadinhos numa forma de alumínio, um do lado do outro, leve ao congelador para congelar por umas 3 horas, depois coloque nos sacos, tire o ar e volte ao congelador de novo. Congele por 3 Meses

Para fritar, retire uma hora antes, deixe a gordura ficar quente, (colocar um salgadinho pra fazer a prova, antes de colocar os outros). Colocar poucos de cada vez, uns 4 ou 5 depende na panela, para evitar esfriar rápido a gordura



Os meus prontinhos para congelar.




sexta-feira, julho 09, 2010

Choquinhos


Uma refeição muito gostosa, pratica e apreciada por todos.

1 kg de choquinhos
azeite
alho
piri-piri
coentros
sumo de limão

Levar um tacho com um fio de azeite com os alhos picados e o piri-piri ao lume, quando o azeite começar a ferver juntar os chocos limpos. Tapar o tacho e deixar cozinhar até ficarem tenros abanando o tacho de vez em quando, os chocos largam água salgada durante a cozedura, por isso não costumo colocar sal, se o liquido que eles largam secar e os choquinhos ainda não estiverem tenros coloque um copinho de vinho branco, nessa altura juntar os coentros deixar apurar. Apagar e espremer o sumo de um limão, sacudir o tacho para os envolver bem no sumo e servir.
Acompanhei com batata cozida e vagens cozidas.

terça-feira, julho 06, 2010

Gelatina com creme rosado



Uma sobremesa fresquinha para estes dias de calor, foi retirada do site tudo gostoso
Para ficar mais bonito devia ter inclinado as taças enquanto a gelatina endurecia, como também só preparar o 2º creme depois da gelatina estar solidificada, mas como o meu tempo era escasso, preparei os dois cremes e deixei a mousse solidificar numa taça grande, na hora de servir, retirei bolas com a colher de gelado e coloquei por cima da gelatina solidificada, decorei com morangos e servi, não ficou tão bonito como o da receita original, mas assim poupei pelo menos 3 horas e ficou pronta a horas.
2 gelatinas de morango
Água fervente
1 medida da lata do leite condensado de leite
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de maisena
1 pacote de natas
Morangos para enfeitar
1.Prepare 1 gelatina de acordo com instruções da embalagem
2.Coloque em taças individuais pela metade
3.Para obter um efeito bonito, leve as taças ao frigorifico de alguma forma que fiquem inclinadas (eu não me preocupei com isso)
4.Quando endurecer prepare a segunda parte da sobremesa
5.Dissolva a outra gelatina em 1 copo de água fervente,reserve.
6.Leve ao lume o leite condensado com a maisena dissolvida no leite
7.Mexa até ferver. Retire do lume.
8.Deixe esfriar e misture a gelatina reservada e as natas (eu bati as natas assim ficou tipo mousse)
9.Complete as taças com o creme
10.Leve ao frigorifico até endurecer
11.Decore com morangos

quinta-feira, julho 01, 2010

tortellines com tiras de peru, espinafres e cogumelos



Quando preciso de uma refeição rápida o que me vem á ideia é massa.

Tinha bifinhos de peru temperados com sal, pimenta moída na altura alhos picados e coentros desidratados, azeite e um pouquinho de vinho branco. Cortei-os em tirinhas.

Tinha espinafres já lavados e separados em folhinhas.

Massa só tinha tortelinis de queijo, que coloquei a cozer em água fervente abundante temperada com sal.
Levei as tirinhas de peru a fritar num pouquinho de azeite até dourarem. Retirei o peru e adicionei os espinafres até murcharem temperei com um pouquinho de sal. Retirei os espinafres e juntei alguns cogumelos a perderem a água, nessa altura juntei tudo, a massa também já estava cozida, escorri tendo o cuidado de reservar um pouquinho da água da cozedura e juntei aos outros ingredientes. Envolvi tudo, deixei apurar mais um pouquinho e servi.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...