Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

domingo, fevereiro 28, 2010

Torta de Laranja


Uma das minhas tortas favoritas feita pela filhota. Uma delicia.

250 g de açucar
2 colheres sopa de farinha com fermento
1 colher de sopa de farinha maizena
8 ovos
2 laranjas (sumo de 1 e raspa das 2)
margarina p/ untar a forma

Misture o açucar com as farinhas e envolva. Adicione os ovos, um a um, sem parar de mexar. Bata até obter um preparado homogéneo.
Adicione a raspa e o sumo de laranja. Bata mais um pouco e verta a massa em tabuleiro untado com margarina e forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180º por cerca de 25 minutos.
Depois de cozida desenforme sobre papel vegetal e enrole.

domingo, fevereiro 21, 2010

torta com doce de cereja



Esta torta foi feita pela minha filhota, ficou uma tentação.
6 ovos
6 gemas
4 colheres sopa de leite
250 g de açucar
140 g de farinha com fermento
1/2 limão (raspa)
manteiga e açucar em pó q.b.
doce de cereja para recheio
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, volte a untar. Aqueça o forno.
Bata os ovos com as gemas e o leite, até ficarem em espuma. Adicione-lhes o açucar e bata mais um pouco. Peneire a farinha, deixando-a cair em chuva sobre o preparado anterior. Envolva delicadamente, juntando a raspa de limão. Verta o preparado no tabuleiro e leve ao forno por 15 minutos a 180º. Retire e deixe amornar. Vire sobre um pano humido de cozinha, barre com o dece de cereja e enrole. Polvilhe com açucar em pó.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Costoletas com espargos e cogumelos


Minha vontade de provar espargos vem se acentuando sempre que vou ao P.D. e os vejo verdinhos, nunca os tinha comprado, pois além de serem caros, não sabia como os preparar, desta vez eles olharam para mim tão verdinhos, que não exitei, trouxe-os logo comigo, pesquisei algumas receitas com eles e até tinha decidido fazer uma receita da amiga Colher-de-Pau, mas quando cheguei a casa tinha costeletas temperadas e mudei logo de ideias, improvisei e saiu uma refeição bem gostosa, rápida e que agradou a todos.




Cozi talharim em agua temperada com sal.


Fritei as costeletas que estavam temperadas com sal e alho num pouco de azeite, depois de fritas retirei-as e reservei, no mesmo azeite saltei cogumelos frescos cortados em laminas, um pouco de Bacon em tiras finas e os espargos aos quais tinha cortado as pontas fibrosas e depois em pedacinhos, juntei um pouco de água, e rectifiquei os temperos, juntei as costeletas tapei e deixei apurar.


Acompanhei com a massa.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Bolo de cacau com chocolate


Fiz este bolo para comemorar o meu aniversário. E já passou um mês e só agora consegui publica-lo.
Meus queridos amigos, sei que estou em falta convosco, tenho abandonado este cantinho, mas precisava de dar um tempo e repensar, o que vou fazer a seguir.
Deixo-vos esta delicia.




275 de manteiga amolecida


275 de açúcar amarelo


5 ovos levemente batidos


250 g de farinha com fermento


25 g de cacau em pó


1 colher de leite


3 colheres sopa de brandy


50 g de amêndoa picada




Forre e unte uma forma. Na batedeira,bata a manteiga com o açúcar. Aos poucos vá juntando os ovos. Junte a farinha e cacau peneirados, junte também o leite e o brandy. Quando estiver uma massa uniforme, junte as amêndoas aos poucos.


Deite a massa da forma, alise a superficie e leve ao forno e deixe a cozer, faça o teste do palito para ver se está cozido.


Deixe arrefecer alguns minutos e desenforme sobre uma rede e deixe arrefecer completamente.




Recheio:


200ml de natas


200g de chocolate culinário


75 g de manteiga


1 colher de brandy




Leve as natas ao lume até aquecerem . Junte o chocolate partido e misture até derreter. Retire do lume junte a manteiga e mexa até uniformizar. Junte o Brandy, misture. Guarde no frigorífico até precisar.




Cobertura:


200 g de chocolate de culinário


125 g de manteiga


200g de açúcar em pó


2 ovos levemente batidos




Derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga, misture bem até ficar uniforme. Deixe arrefecer. Junte o açúcar em pó, e os ovos ao pouco, mexendo bem. Leve ao frigorífico até solidificar.




Formar o bolo:


Cortar o bolo ao meio na horizontal. Coloque uma camada de recheio. Coloque a outra fatia. Espalhe a cobertura e decore a gosto. Polvilhe com lasca de chocolate.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...