Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

sexta-feira, maio 29, 2009

Brownie de nozes da Leticia

Mais um bolinho saído desta cozinha pelas mãos da filhota, uma delicia. Receita retirada do livro Culinária para Crianças







90 g de chocolate em barra
150 g de manteiga
125 g de farinha
15 g de cacau
1/2 colher chá de fermento
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
300 g de açúcar amarelo
2ovos
100 g de nozes
Aquece o forno previamente a 180º .

Unta e forra a base da forma com papel vegetal. (usamos forma de silicone, assim não precisa de untar nem forrar)
Parte o chocolate para uma tigela e junta a manteiga. Derrete o chocolate no micro-ondas, por 1 minuto, retira e mexe bem para que todo o chocolate se misture e fique um creme, se não estiver bem derretido, coloca mais 1 minuto e volta a mexer bem.
Peneira a farinha, o cacau, o fermento e o sal numa tigela á parte.
Numa terceira tigela, bate os ovos e junta o açúcar e o extracto de baunilha. Mexe os ingredientes até ficarem misturados.
Envolve o chocolate derretido na mistura dos ovos batidos. Acrescenta a mistura de farinha e nozes e mistura tudo muito bem.
Põe a massa na forma, alisa o topo com uma espátula e leva ao forno por cerca de 25 minutos.
Deixa arrefecer na forma antes de cortares em cubos.

quarta-feira, maio 27, 2009

Bolo de chocolate com recheio de coco



Mais um bolinho feito pela filhota, que a mãe está preguissinhas.


BOLO COM RECHEIO DE COCO

Para a massa:
175 g de farinha
100 g de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
100g de açúcar
6 colheres sopa leite
3 ovos
1 colher sopa fermento em pó
1 colher sopa de cacau em pó

Modo de Fazer:
Bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada, junte as gemas, uma a uma. Acrescente a farinha, o leite e o chocolate em pó.
Mexa bem, acrescente o fermento e misture mais um pouco
Bata as claras em neve e incorpore-as delicadamente na massa.

Para o Recheio:
100 g de coco ralado
50 g açúcar
1 clara de ovo
1/2 colher sopa de maisena
Modo de Fazer:
Bata a clara em castelo e junte os restantes ingredientes.

Forma com furo central untada e enfarinhada ( usei uma lisa de silicone): coloque a metade da massa, depois coloque o recheio e por último a outra metade da massa. Levar em forno pré-aquecido 180º.

Calda de chocolate: derreter 100g de chocolate com 2 dl de leite, mexer bem até ficar um creme liso e brilhante.
Colocar por cima do bolo e deixar arrefecer.
Decorar a gosto.

quarta-feira, maio 13, 2009

Frango do campo estufado na panela de pressão




A minha velhinha panela de pressão tem sido muito utilizada nos últimos tempos, o tempo que urge, o cansaço próprio de um ano de trabalho, as férias que teimam em chegar, enfim levam-me a preparar refeições praticas que me deixam tempo para ir adiantando outras coisas e algum tempo livre.


Foi assim com este frango que estava maravilhoso.


Depois de partido em pedaços, temperei o frango do campo com sal, alho picado, um pouquinho de pimentão, limão, ervas usei salva, alecrim e salsa, pimenta moída na hora, um copo de cerveja e deixei marinar.


Na hora de cozinhar, coloquei um fio de azeite na panela de pressão, escorri o frango e deixei alourar no azeite, depois de levemente dourado juntei o liquido da marinada, e um copo de água e deixei cozer cerca de 20 minutos depois de apitar. Deixei sair a pressão verifiquei se o frango estava tenrinho e levei novamente ao lume mais uns minutinhos para apurar o molho.

Servi com batatas fritas ( coisa rara cá em casa) e acompanhei com a salada de couves salteadas.

terça-feira, maio 12, 2009

Bolo de limão da Leticia




Pois este bolo foi a filhota que fez para a mãe, estava muito bom, eu é que estraguei tudo quando desenformei e estalei a cobertura. Fica um bolo bem fofo, mas pequeno. A cobertura foi feita com açúcar cristal pois era o que vinha indicado na receita e o que tinha em casa, mas com açúcar confeiteiro ficava bem melhor.


Bolo:

115 g de margarina amolecida

175g de açúcar

2 ovos batidos

casca de um limão ralado bem fino

175 g de farinha com fermento

80 ml de leite


Cobertura:

sumo de um limão

115 g de açúcar cristal


Numa tigela bata a margarina com o açúcar até ficar leve e fofa. Adicione os ovos, a casca de limão, depois a farinha peneirada alternadamente com o leite, misture bem até ficar uma massa homogenea.

Despeje numa forma rasa (usamos de silicone) untada e forrada com papel vegetal. Alise e leve a assar em forma a 180º. Enquanto o bolo assa faça a cobertura.
Misture o sumo de limão com o açúcar. Espalhe sobre o bolo ainda quente e deixe o bolo na forma até estar completamente frio. Desenforme e corte em quadrados.

salada de couves salteadas


Esta saladinha saiu para aproveitar um resto de couve roxa e de repolho que tinha no frigorífico.

Comecei por cortar as couves em juliana fina. Escaldei-as em água fervente, escorri, e salteei-as num pouco de azeite, juntei pedaços de cenoura cortados em tiras finas, deixei saltear, temperei com sal e alho picado. Coloquei numa taça, piquei alguns picles e azeitonas, umas folhas de salsa picada e misturei tudo, no final reguei com mais um pouco de azeite.

sexta-feira, maio 08, 2009

carne estufada na panela de pressão com legumes


Comidinha simples do dia-a-dia, preparadas com ajuda da panela de pressão, é o que tem saído desta cozinha.

Neste caso saiu uma carninha de vaca estufada com batatinhas, cenouras, repolho e cogumelos de acompanhamento.
Tudo muito simples, comecei por colocar um fio de azeite, na panela de pressão, a carne de vaca cortada em pedaços, 2 colheres sopa de polpa de tomate, um copo de cerveja e um de água, cebola picada, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, sal e pimenta. Tapei a panela e deixei cozer uns 20 minutos depois de começar a pressão para ficar uma carne tenra. Desliguei, deixei sair a pressão e abri a panela, nesta altura coloquei batatas cortadas em cubos, cenoura cortada em rodelas, cogumelos e meio repolho cortado em fatias grossas. Tapei novamente e cozeu mais 10 minutos.

costelinhas assadas


Estas costelinhas foram acompanhadas por feijão preto, farofa e couve salteada, uma refeição que todos apreciaram, esqueci-me da foto do feijão, e ainda não vai ser desta que vou colocar a receita do feijão.



Mas as costelinhas são muito fáceis, ficam óptimas para uma entrada, como petisco ou mesmo como refeição principal.



Comprei costelinha rapada, pedi para cortarem ao meio, para ficarem costelinhas mais pequenas, temperei com sal, pimentão, alho esmagado, piri-piri, vinho branco, folha de louro, e ficaram a marinar de um dia para o outro.

Coloquei num tabuleiro de forno, reguei com um pouquinho de azeite e levei ao forno a assar, juntei também umas linguiças toscanas, com uns golpes. Quando assadas retirei do forno e cortei aos pedacinhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...