Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

sábado, fevereiro 28, 2009

Pão branco vulgar



Mais uma experiencia, desta vez saida do livro de receitas da MFP, um pãozinho bem simples e que saiu muito bem.
300ml de água
1 colher sopa de sal (puz só meia colher)
1 colher sopa de açucar
500 g de farinha t55
2 colheres cha de fermento seco (usei Ramazotti)
Colocar por ordem na cuba da MFP, selecionar programa pão branco, cor média, peso 750g


sexta-feira, fevereiro 27, 2009

bifinhos de peru com legumes gratinados




bifinhos de peru cortados em tirinhas


cogumelos frescos laminados


couve lombarda cortada em juliana fina


cenoura ralada


molho bechamel


queijo


sal e pimenta


massa a gosto




Coza a massa em água abundante e temperada de sal e um fio de azeite.




Temperar os bifinhos com sal, pimenta e sumo de limão. No Wok ou frigideira larga, colocar um fio de azeite, deixar aquecer e saltear os bifinhos até ficarem dourados, mexendo de vez em quando, para dourarem por igual. Quando estiverem dourados, juntar os cogumelos, previamente lavados, e escorridos. Deixe cozinhar até a agua que os cogumelos libertam se evaporar. Adicione então a couve e a cenoura. Deixe suar um pouco até os legumes murcharem. Verifique os temperos.


Escorra a massa e coloque num refractario, por cima coloque os bifinhoscom os legumes, regue com bechamel e polvilhe com queijo, e leve ao forno a gratinar.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Pão de canela




Estou viciada, daqui a pouco estou quadrada, este pão quentinho que se desfazia a partir, e tão perfumado fez as nossas delicias no pequeno almoço a receita é do virtual chef


300 ml de leite

50 ml de óleo
2 ovos (não usei, não tinha ovos em casa)

1 colher cha de sal

1 colher sopa de açucar

1 colher sopa de canela em pó

raspas de um limão

500 g de farinha tipo 55

2 colheres cha de fermento seco (usei Ramazoti)


Colocar na maquina pela ordem, selecionar programa normal, peso 1Kg, cor médio.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Pão cremoso - Marta



Fiz este pão para o lanche e não sobrou nem uma migalhinha para amostra, é super delicioso, muito fofo, e o creme faz as delicias das crianças. A receita tirei deste blogeu queria um pão simples, pelo que fiz desta forma, na próxima farei o receita original.

(Medida da xicara 250 ml)
1/4 xicara de água morna
1/3 xicara de manteiga
3/4 xicara de leite morno
1/3 xicara de açucar
1colher rasa de sal
2 ovos
4 e1/2 xicara de farinha trigo (500g)
2 colheres cha de fermento seco (usei Ramazoti)

Colocar na maquina pela ordem, selecionar o programa amassar.

Entretanto faz-se o creme:
250 ml de leite
4 colheres cha de farinha trigo
1 gema
1/2 colher cha de essencia baunilha
açucar a gosto (coloquei 4 colheres sopa)

Misturar tudo com a vara de arames e levar ao lume até engrossar. Deixar esfriar.

Quando o programa amassar terminar coloque a massa em superficie polvilhada com farinha, entenda com o rolo da massa, coloque o creme por cima e enrole. Coloque em tabuleiro untado e polvilhado, pincele por cima com clara, e coloque em local morno sem correntes para duplicar de volume (cerca de 30 minutos). Depois leve a assar em forno a 180º até ficar dourado. Faça o teste do palito para ter a certeza que está cozido.


sexta-feira, fevereiro 20, 2009

salada couve roxa


Uma saladinha cai sempre bem, esta super colorida, abre o apetite e é super facil.

Couve roxa cortada em juliana fina e colacada em agua com sal, depois é escorrida.
cenoura ralada
cebola cortada em meias luas finas também colocada em água fria salgada, depois bem escorrida
tomate cortado em cubos
abacate cortado em pequenos cubos
azeitonas descaroçadas

Mistura-se tudo e tempera-se com maionese .

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

pão

Este pãozinho inspirado na receita de pão basico de Jamie Olivier "Regresso á cozinha" foi o meu ultimo pãozinho feito á mão, ficou super fofo, uma delicia.



1 saqueta fermento seco (fermipan) 11g
2 colheres sopa de mel
1 kg de farinha trigo ( eu coloquei 800 g e 200 g de farinha integral)
625ml de água morna
1 colher cha de sal
farinha para polvilhar
Dissolva o fermento e o mel em metade da água morna.
Numa tigela grande, faça um monte coma a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e deite lá para dentro a mistura do fermento dissolvido.
Com movimentos circulares partindo do centro para fora, acrescente lentamente a farinha, até toda a mistura de fermento estar absorvida. Depois acrescente a restante água para fazer uma massa humida.
Agora é a vez de amassar, durante 5 minutos, puxar a massa, enrolar, puxar e dobrar.Se a massa pegar ás mão passe-as por farinha.
Ao fim dos 5 minutos terá uma massa elastica, agora polvilhe as mão com farinha e por cima da massa também, de-lhe uma forma arredondada e ponhã-a num tabuleiro. Faça-lhe uns cortes por cima e ponha-a a levedar até duplicar de volume em local morno e sem correntes de ar, por cerca de 40 minutos.
Quando tiver duplicado de volume é preciso retirar-lhe o ar, amassando novamente, agora pode dar-lhe a forma que quizer, dividindo a massa, eu dividi em 4, estiquei com o rolo e enrolei, se quizer pode rechear.Coloquei numa forma e deixa-se levedar novamente até duplicar de volume
Quando estiver levedada leve ao forno, á temperatura de 180º até ficar douradinho, normalmente sabe-se se está cozido, batendo nele com os nós dos dedos e soar um som oco, eu prefiro fazer o teste do palito.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Pão de Deus- MFP



Eu adoro Pão de Deus e quando vi esta receita amassada na maquina de fazer pão foi a desculpa ideal para testar a forma o programa amassar da minha MFP e cozer no forno, a receita é do Blog Rap'ó tacho.

1 dl de leite morno
2 ovos
100 grs de manteiga
raspa e sumo de 1/2 laranja
1 colher de chá de sal fino
150 grs de açúcar
500 grs de farinha
30 grs de fermento de padeiro (usei 2 colheres cha de fermento seco ramazotti)
Cobertura:
1 ovo
80 grs de coco ralado
2 colheres de sopa de açúcar (usei um pouquinho mais)
açúcar em pó a gosto (não usei)
Colocar na forma da MFP os ingredientes pela ordem indicada, programar amassar. No fim do ciclo amassar retirar da forma para uma superficie enfarinhada, amassar mais um pouco, formar uma bola e deixar levedar novamente até dobrar de volume em local de temperatura amena sem correntes (deixo dentro do forno).
Fazer a cobertura misturando o ovo, o coco e o acuçar. Pincelar o pão com ovo batido e colocar por cima a farofinha do coco. Levar a assar em forno a 180º até ficar douradinho. Fazer o teste do palito para verificar se está cozido.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

perna de peru assado




Pedir no talho para dar uns golpes na coxa de peru. Eu costumo tirar as peles. Num pilãozinho colocar uns 5 dentes de alho socados, uma cebola ralada, sal, uma malagueta, 1 colher sopa de paprika, 1 pouco de alecrim, misturar tudo bem .Colocar um fio de azeite sobre a perna de peru, massajar e barrar com esta massa, regar com sumo de limão e colocar rodelas de limão por cima, levar a assar até ficar bem douradinho, tendo o cuidado de regar de vez em quando com o proprio molho.



Para acompanhar, um arrozinho feito com a caldo do assado, batatinhas assadas e uma saladinha







Pão de leite -MFP


Continuando com as experiencias na maquina do pão, desta vez foi deixar programada para ter pão quentinho no dia seguinte, experimentei esta receita que vi nos comentários deste blog , receita da Sandra Oliveira, ficou um pão super fofo, uma delicia, receita aprovadissima.

Para um pão 900g

320 ml de leite com um ovo (coloque o ovo dentro do copo medidor e complete com leite)
2 colheres sopa de manteiga (na original natas)
1 colher cha de sal
2 colheres sopa de açucar
960 ml de farinha
2 colheres cha de fermento seco (usei ramazzotti)

Colocar os ingredientes na forma da maquina do pão pela ordem acima. Selecionar tamanho II de 1Kg, ciclo normal sanduiche.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Torta S.Lourenço da Marita


Ao visitar o blog da Marita deparei-me com esta torta que me fez crescer água na boca e tão facil de fazer, é claro que a foto dela está super apetecivel, eu por muito que me esforçasse para tirar uma foto decente, a melhor foi mesmo esta que não favorece nada mesmo.



Fazer uma receita de pão-de-ló :
Bater 4 claras em castelo bem firme adicionar aos poucos 4 colheres sopa de açucar, continuando a bater, juntar as gemas uma a uma, continuando a bater, juntar 4 colheres sopa de agua bem quente uma a uma batendo sempre, reduzir a batedeira para o minimo e colocar 4 colheres sopa de garinha com fermento, envolver bem. Colocar este creme em forma untada de margarina e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180º até estar cozido, fazer teste do palito se sair seco, está cozido. retirar do forno. Retirar da forma e colocar num pirex para servir.
Doce de bananas:
Faça um caramelo com 1 1/2 xícara de chá de açúcar e 1 xícaras de água. Deixe engrossar e junte 6 bananas nanicas cortadas em rodelas.Não deixe que as bananas se desfaçam.Deixe um pouco de calda, para umidecer o pão-de-ló.
Coloque sobre este último.
Creme branco:
1 copos de leite, 2 colheres de sopa rasas de açúcar, 2 colheres rasas de farinha de trigo.Misturar tudo com a vara de arames e levar ao lume a engrossar até ficar uma consistência de mingau grosso.
Cobrir as bananas e polvilhar com canela em pó.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Meu primeiro pão na MFP


Rendi-me aos encantos da maquina fazer pão, de tantos elogios que ouvia, decidi, comprei, agora é começar a testar. 3 horas foi uma eternidade á espera, sempre a espreitar se estava a funcionar. Mas correu tudo bem, a cozinha encheu-se do perfume tipico do pão acabado de cozer.



Meu primeiro pão na maquina do pão foi aprovado por maioria, confesso que logo na primeira receita alterei porque não tinha farinha suficiente e então juntei germen de trigo, ficou um pão tipo saloio, grosseiro mas fofo, que foi logo devorado quentinho com manteiga, hum...hum...



300ml de leite

2 colheres sopa de manteiga

1 colher cha de sal

1colher sopa de açuçar

440 g de farinha trigo T65

100 g de germen de trigo

1 saqueta fermento (usei ramazzotti)


Colocar os ingredientes na maquina pela ordem indicada, programa normal, peso 750g, cor media.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

lulas estufadas com ervilhas



Tinha retirado lulas do congelador e ainda não sabia o que me apetecia fazer com elas quando cheguei a casa já bem tarde.
Peguei no wok, que agora é uma peça fundamental na minha cozinha, coloquei um fio de azeite, deixei aquecer e lulas que já estavam arranjadas para dentro, cebola cortada em rodelas, alhos fatiados, cenouras em tirinhas, um pouquinho de polpa de tomate, um pouquinho de água, apura mais um bocadinho, falta o sal, acerta o sal, lembrei-me que tinha ervilhas no congelador, junta umas quantas, apura mais um pouco, lembrei-me que umas folhinhas de hortelã e salsa davam um saborzinho, vou pegar um pouquinho nos meus vasinhos. Apura mais um pouco e está pronto.
Para acompanhar um arrozinho branco. Para mim umas fatias de pão com as lulinhas e o molho por cima a ensopar o pão, uma delicia.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Carne assada no forno

Esta carninha foi o meu almoço de domingo, muito aromatica, muito tenra, desfazia-se a cortar. Foi acompanhada por batatas á murro e uma saladinha bem colorida.
Usei uma peça de Vazio (vaca), que pedi para cortarem com altura de uns 5 cm.





Num pilãozinho colocar sal, pimenta moida na hora, alecrim, alhos, salsa e salva, pisar bem para misturar os sabores.

Pegar na peça de Vazio pingar um pouco de azeite e massajar a peça da carne. Temperar com a mistura de sal e ervas, massajando bem para o tempero aderir.

Colocar numa grelha com tabuleiro por baixo e levar a assar por cerca de 15 minutos em forno forte, tendo o cuidado de virar a meio do tempo para assar por igual.

Retirar do forno deixar repousar por cerca de 5 minutos e fatiar a carne em tiras finas.
Para acompanhar uma saladinha multicolor

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Bife assado



Um bifinho que é de comer rezando, foi acompanhado de batatinhas á murro e broculos cozidos salteados em azeite e alho. Pena que as pressas tenham -me feito esquecer das fotos.


Tempera-se o bife do vazio (deve ser alto) untando com um pouquinho de azeite, e com uma mistura de sal grosso, paprica e pimenta moida na hora, massage bem a carne para os temperos aderirem, dos dois lados. Coloque numa grade do forno por cima de um tabuleiro (o meu era o das batatinhas que estavam praticamente assadas) e leve ao forno bem quente por 10 minutos, virando a meio para dourar por igual. O tempo do assado é maior ou menor conforme o gosto bem ou mal passado, eu gosto da cor rosada no entanto sem ver qualquer vestigio de sangue. Antes de servir deixe repousar por 5 minutos, para ao cortar não sair os sucos da carne.

Miminhos e desafios

Hoje vou responder aos desafios e mostrar os miminhos que tenho recebido, muitos atrazados alguns, mas o tempo não tem sido muito. A todas que me enviaram estes miminhos o meu muito obrigado. Adorei todo o carinho demonstrado.



Assim começo pelo mais atrasado que me foi oferecido pela querida Isabel do blog Cozinhar com os Anjos .

Este consite em escolher 15 blogs que achamos merecedores e deixar um recadinho lá no blog a avisar.









Este foi me enviado pela Margarida do Blog Artesanato da Guidinha , o desafio consiste:

Quem receber este Selo deve mençionar as 8 coisas que sonha e deseja que aconteça e em seguida convidar 8 amigas(os) a fazer o mesmo nos seus blogs.


Os meus 8 sonhos:


  1. Saude para mim e todos que me rodeiam

  2. Paz no mundo inteiro

  3. Felicidade

  4. Trabalho que nunca nos falte

  5. Ver minha filha crescer sem problemas

  6. Dinheiro o suficiente para ter uma vida confortavel

  7. Que toda a familia se dê sempre bem

  8. Conhecer algumas amigas virtuais






Recebi este trofeu da querida Paula do Blog Rap'o Tacho e consiste:

Oferecer a 10 blogs que têm compromisso, afecto e educação

Exibir a imagem do selo do troféu em seu blog que é o prémio

Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação

Deixar comentário nos blogs seleccionados permitindo assim que eles saibam saibam que foram presenteados e quem os presenteou.

Agora vou escolher alguns blogs que gostaria que respondessem a algum destes desafios.



quarta-feira, fevereiro 04, 2009

arroz doce




A filhota andava a pedir arroz doce, eu que não aprecio fui adiando, adiando, mas no fim de semana saiu, fiz uma dose pequena e meio a olho, mas que ficou muito bom isso ficou.


Coze-se 1 xicara de arroz com duas de água, uma pitadinha de sal, casca de limão, pau de canela (não tinha em casa, nem sei como, é das coisas que não costumo deixar acabar, então substitui por uma estrelinha de aniz, hummm...não imaginam o cheirinho que se espalhou pela casa...)

Fervi 0,5 dl de leite com açucar (foi a olho...interessa é ficar bem docinho).

Quando a água do arroz comecou a secar fui adicionando o leite fervido, mexendo com um garfo para ficar cremosinho sem no entanto desfazer o arroz. Entretanto bati 3 gemas com um pouquinho de leite frio.

Quando o leite começar a desaparecer e o arroz estiver bem cremoso, retira-se do lume, junta-se as gemas aos poucos, mexendo sempre, e leva-se novamente ao lume para cozerem.Retira-se do lume, coloca-se em taças e pelvilha-se com canela.

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

panquecas de canela


Para as meninas que estão de dieta aqui está uma receitinha bem light, claro que eu tinha que estragar tudo com a compota de uva que coloquei por cima.

Ficaram umas panquecas fofas, muito saborosas, e fizeram do pequeno almoço de domingo uma festa.

2,5 dl de leite magro
2ovos
3 colheres sopa de sumo maça de compra
1 colher café essência de baunilha
2 colheres sopa de frutose (aqui usei açúcar mesmo)
200g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
uma pitadinha de sal fino
1colher de café de canela em pó

Numa tigela coloque o leite, 2 gemas e 1 clara, o sumo de maça, a essência de baunilha, misture bem. Deixe repousar 5 minutos.
Noutra tigela grande, coloque a farinha, o sal, o fermento, a canela e a frutose (ou no meu caso açúcar, misture e junte a mistura de leite, misture bem com a vara de arames para não ganhar grumos. Finalmente bata a clara restante em castelo e envolva no creme.
Coloque uma frigideira antiaderente untada com um pouquinho de óleo ao lume, quando estiver bem quente reduza o lume e coloque uma concha de massa, deixe ganhar borbulhinhas por cima e com ajuda de uma espatula vire para dourar do outro lado.

Eu achei-as óptimas para comerem simples, mas um fio de mel ou uma compota também combinam muito bem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...