Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

terça-feira, novembro 25, 2008

vitela na panela de pressão



Esta vitela estava muito gostosa, e muito pratica de fazer.



Temperei a carne com uma mistura de sal, alhos esmagados, colorau. Coloquei um pouquinho de azeite na panela de pressão e nela dourei a carne de ambos oas lados, juntei então 1 cebola cortada em rodelas, um copo de água, um copo de vinho branco, 2 colheres sopa de polpa de tomate, 1 folha de louro, 1 colher de sopa de pó de Sopa de Cebola, e um raminho de salsa, fechei a panela de pressão e contei depois de chiar 30 minutos. Apaguei o lume, deixei sair a pressão e abri, a carne já estava macia, retirei e cortei em fatias, juntei novamente no molho e juntei uma lata de cogumelos escorridos. Deixei o molho apurar e servi com puré de batata e nabiças salteadas.

sábado, novembro 22, 2008

pão de chocolate



Já há algum tempo que não fazia pão, eu adoro mexer na massa, adoro o cheiro da massa a fermentar e principalmente do cheiro do pãozinho a assar. Não vejo a hora de sair do forno para apreciar pão quentinho acabado de fazer. Este pão é uma delicia, fofinho e o chocolate lá no meio faz as delicias dos mais pequenos.

1 saqueta de fermento fermipan (11 g)
7 colheres açúcar
1 xícara de água morna
750 g de farinha
2 ovos
1 e 1/2 colher de sopa de margarina
1 colher sopa de óleo
2,5 dl de leite morno
1 pitada de sal
1 barra de chocolate picado ou pepitas de chocolate

1ª parte -Misture o fermento com 1 xícara de farinha, a água morna e 1 colher de açúcar, misture, cubra o recipiente e deixe crescer até dobrar de volume em local sem correntes (costumo colocar dentro do forno apagado)
2ª parte - Num recipiente bata bem os ovos, o restante açúcar, a margarina, o óleo, o leite morno e o sal.
Adicione este mistura á massa da primeira parte, e misture bem até obter um creme homogéneo.
Em seguida acrescente pouco a pouco restante farinha até a ,massa desgrudar totalmente do fundo do recipiente, amassando sempre.
Transfira a massa para superficie lisa polvilhada de farinha e continue a sovar até aparecerem pequenas bolhas na massa. Faça uma bola e deixe levedar até dobrar de volume em local sem correntes.
3ª parte - Amasse mais um pouco, abra a massa e coloque o chocolate picado, enrole, divida a massa em pequenas porçoes ou em porções maiores (eu dividi em 3, uma coloquei em forma de bolo inglês, a outra cortei em varias porções fiz bolinhas que coloquei em formas de queques, e a terceira fiz bolinhas e coloquei em tabuleiro) Deixei descançar mais um pouco, pincelei com ovo batido e levei ao forno a assar.

Minha apreciação: Adorei o pão da forma maior, ficou super fofo e muito bonito quando se corta em fatias, e o sabor é óptimo.
Em formas de queques também ficou muito fofinho e ficam lindos para levar para o lanche da escola.
Em bolinhas sem formas como não cresceram muito para cima e sim alargaram ficaram mais pesados.



quinta-feira, novembro 20, 2008

Arroz de coelho c/ vinho tinto


Em casa preferem o coelho assado ou frito, mas como gosto de variar desta vez foi arrozinho de coelho, que estava muito bom.



Temperar o coelho com sal, alhos, vinho tinto, folha de louro, (piri-piri para quem gostar de picante).


Num tachinho dourar o coelho num pouco de azeite, quando estiver louro de ambos os lados junte o liquido da marinada e deixe estufar até ficar tenro, sempre que necessário junte uns goles de água. Quando o coelho estiver bem tenro junte cenoura cortada em pedacinhos e o arroz, misture bem deixe ferver e junte água fervente necessária para o cozimento do arroz (eu uso 1 xicara de arroz para 3 de água gosto deste arroz malandrinho por vezes ainda coloco mais um pouquinho), rectificar os temperos, e quando o arroz estiver cozido. Apagar o lume, juntar um raminho de salsa picada, e tapar.


Servir logo de seguida.

terça-feira, novembro 18, 2008

Moelas



Há uns tempos atrás, vi no talho umas moelas lindas, confesso que não sou grande apreciadora, mas o M. andava a pedir e elas estavam a olhar para mim, trouxe. Cheguei a casa limpei-as bem, retirei as gorduras, depois de bem lavadas, e como não ia usa-las naquele dia, pois já tinha outros planos, coloquei-as na panela de pressão com uns dentes alho, um pouquinho de sal, folha de louro e piri-piri , agua, e cozi-as por cerca de 20 minutos. Arrefeci-as e coloquei-as no congelador á espera da sua vez. (Meio caminho andado para uma refeição ou um aperitivo em hora de aperto).
A vez chegou e optei por uma forma muito pratica de as servir.
Depois de descongeladas coloquei-as num tachinho com uma cerveja, 3 colheres sopa de Sopa de Cebola, 2 colheres sopa de polpa de tomate, e levei ao lume até o molho encorporar e apurar e elas apanharem bem o gostinho do molho, se achar necessário junte um pouquinho de água e deixe apurar novamente. Se gostar delas bem picantes junte mais um pouco de piri-piri.
Sugestão de acompanhamentos: Uma cervejinha bem fresquinha.
Pão, arroz seco, puré de batata, ou outro a gosto.

terça-feira, novembro 11, 2008

tarte de peixe com espinafres


Continuando com as tartes, variando o recheio.
Massa quebrada (usei de compra)

3 ovos

1 pacote de natas

2 dl de leite

1 colher café de açafrão

1 pitada de mangericão

sal, noz-moscada

espinafres cozidos

2 ou 3 postas de pescada cozida e lascada

6 delicias do mar

1 lata de cogumelos

1 courguete



Forrar a tarteira com a massa quebrada, picar o fundo. Colocar a pescada lascada, as delicias, os espinafres, os cogumelos, a courguete picadinha.

Fazer o molho misturando as natas, o leite e os ovos , temperar com sal, açafrão, mangericão e noz-moscada.Verter sobre os restantes ingredientes.

Levar ao forno.

Bifinhos de peru com molho de mostarda


Mais uma receitinha rápida e saudavel para o dia-a-dia, foi inspirada numa receita da Paula do Blog rap'o tacho, na verdade li a receita, achei interessante, fiquei com a ideia, mas hora h, saiu tudo naturalmente, bem diferente da receita original, mas a essencia estava lá.

Bifinhos de peru temperados com sal e sumo de limão, cortados em tirinhas.
No Wok coloquei um pouquinho de azeite, juntei os bifinhos e deixei que alourassem levemente, juntei 2 dentes de alho picados, uma xicara de chá de leite misturado com uma colher sopa de mostarda, e deixei apurar, juntei uma colher de sopa de salsa picada, rectificar os temperos, apura mais um pouco. Servi com massa cozida.

Castanhas fritas



Bom dia de S. Martinho, e como no S. Martinho come-se castanhas e prova-se o vinho, aqui ficam as castanhas, o vinho fica para a próxima.

Estas serviram de acompanhamento a uns rojões.

Dar um golpe em torno da castanha.
Numa frigideira colocar um pouquinho de óleo e as castanhas e leva-las a fritar até a casca abrir um pouco e ficar com cor dourada. (Normalmente tapo a frigideira com tampa quando começam a saltar e vou abanado para que fritem de ambos os lados.

Depois é só retirar as cascas enquanto quentes. Servir.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Bola de Carne da Zé "Raspas de Laranja"


Esta receita retirei daqui

Achei a receita interessante e prática, mais rápida do que as que tenho no blog, e como ainda continuo á procura daquela receita de bola ...

Gostei da massa, e da próxima vez vou seguir a dica da Zé de passar as carnes pela massa para fazer camadas mais fininhas, pois a massa cresce bastante e embora tenha colocado uma camada bem fininha de massa ela cresceu e a carne quase desapareceu, também vou colocar mais carne, pois gosto delas bem recheadinhas, embora que na forma em cru achei que tinha demasiada.

425g farinha
4 ovos
1,5 dl óleo
2 dl leite
1 c. (café) sal fino
2 c. (chá) fermento em pó
carnes a gosto (usei paio, bacom, fiambre, chourição)

Batem-se os ovos inteiros com o óleo e o sal.
Juntar pouco a pouco a farinha alternada com o leite.
Por fim adiciona-se o fermento.
Num tabuleiro barrado com manteiga e polvilhado com farinha, vão-se fazendo camadas de massa e carnes.
Podem-se usar todo o tipo de charcutaria, tais como: presunto, bacon, fiambre, chourição, paio, salame, etc.

Notas da Zè e minhas em azul:

Nota 1) A massa deve ficar como a massa de um bolo, se achar que deve juntar mais farinha ou leite, pode faze-lo.(eu tive colocar mais um pouco de leite, a massa parecia massa de bolo mas mais firme daquelas que para espalhar precisa de espatula)

Nota 2) Um pequeno truque: passar as rodelas de carne pela massa e colocar na forma, assim as camadas ficam mais fininhas. (da proxima vez sigo á risca)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...