Receitas culinárias simples, de rápida preparação, testadas por mim.

quinta-feira, junho 14, 2007

Peixe espada grelhado


Este peixinho foi inspirado no Blog O fogão do Kuca, não foi assado na brasa, foi grelhado num grelhador electrico, mas ficou bem gostoso.
http://esfomeado.blogspot.com/2007/05/peixe-espada.html#links,

Peixe espada cortado em postas
azeite,
sal
cebola
salsa
piripiri,
vinho branco (usei tinto)

Primeiramente arranjar o peixe, retirar as tripas, as peles pretas, e lavar bem para não deixar vestigios de sangue. Temperar o peixe com sal e deixar apurar um pouco.
Levar a grelhar em grelha bem quente pincelando o peixe com um pouco de azeite para não pegar. Enquanto vai grelhando vai-se pincelando com o seguinte molho até estarem no ponto.

Mistura-se a cebola cortada aos cubinhos, salsa bem picadinha, azeite, sal, piripiri e um pouco de vinho branco que no caso usei tinto e mexe-se muito bem.

Acompanhei com batatinha cozida, repolho cozido, e salada de tomate.

Arroz de frango com queijo


Mais uma receita bem facil e gostosa, para os nossos dias de correria, neste caso usei frango caseiro, o que deu um sabor mais acentuado, mas costumo usar frango do campo.




1 frango
sal
2 dentes de alho
louro
2 cebolinhas
1 cenoura
1 chavena de arroz
1 ramo de salsa
azeite
queijo

Arrange o frango, e corte-o em pedaços.
Coza o frango em 1 l de agua temperada com sal, a cebola, a cenoura, alho, louro, o ramo de salsa. Retire o frango e desfie. Coe o caldo da cozedura e reserve.
Refogue a restante cebola e 1 alho no azeite. Adicione o arroz, a salsa e 2 chavenas de caldo de cozer o frango filtrado. Tempere e coza.
Deite metade do arroz numa travessa refractária , cubra com o frango desfiado, polvilhe com queijo e junte o restante arroz e volte a polvilhar com queijo. Leve ao forno até o queijo derreter e dourar.

Se preferir reserve algumas peças do frango cozido e leve também a alourar no forno.

sábado, junho 09, 2007

Bifinhos de porco recheados com molho de tomate



Mais uma refeição pratica para o dia a dia.




3 bifinhos de porco fininhos e compridos

3 fatias de bacon magro

3 fatias de queijo

cebola

polpa de tomate

1 dl de vinho branco

1 lata de cogumelos

1 cenoura cortada em juliana

azeite, sal, pimenta,louro

coentros



Tempere os bifinhos com sal, pimenta e sumo de limão.

Sobre cada bifinho coloque 1 fatia de bacon e uma de queijo, dobre e prenda (eu prendi com palitos).

Doure os bifinhos no azeite e reserve. Na mesma gordura aloure a cebola, junte a polpa de tomate, o vinho, os cogumelos, a cenoura, tempere com sal, louro, e deixe apurar um pouco, junte os bifinhos polvilhe com coentros e deixe acabar de cozinhar.

Eu acompanhei com batatinhas cozidas.

Salada com ovos mexidos

Nestes dias de calor, em que não apetece ficar muito tempo na cozinha, uma saladinha cai sempre bem, esta foi uma inspiração do momento.

2 ovos
1 fatia de bacon
1 lata de cogumelos
1 tomate
1 cenoura
1 cebolinha pequena
alface
sal, azeite e vinagre, mangericão
Saltear o bacon cortado aos pedacinhos, juntar os cogumelos laminados e deixar saltear mais um pouco. Juntar os ovos previamente batidos e mexer, temperal com sal e pimenta a gosto.
Cortar a cenoura em juliana, os tomates em cubinhos, a cebola em tirinhas e farripar a alface.
Forrar a saladeira com a alface, misturar os ovos mexidos com a cenoura, tomate e cebola e colocar na saladeira.
Temperar com sal, azeite, vinagre e mangericão a gosto.

Queques da Mi


Estes queques são um pouco diferentes das outras receitas que já publiquei , estes são uma mistura de queques com pão doce, não sei bem como classificar, mas ficaram muito bons, cresceram bastante, e rendem bem.

Fiz a receita completa depois dividi a massa em dois e numa das partes coloquei 3 colheres sopa de chocolate. Pode-se também variar com passas ou nozes.
3 ovos


300g de açucar


150 ml de óleo


300 ml de leite


900g de farinha


3 colheres de chá de fermento


1 laranja (sumo + raspa)





Colocar na batedeira, os ovos, o açucar, o óleo e bater bem, juntar o leite, bater mais um pouco, juntar a farinha e a raspa de laranja, o fermento e bater mais um pouco (aqui é melhor usar o batedor de massas) adicionar o sumo e continuar a bater até ficar uma massa um pouco elastica.


Deixer repousar no minimo por 10 minutos.


Levar ao forno em forminhas de queques untadas e polvilhadas com farinha em forno a 200º por cerca de 20 minutos.

Nota: Coloque a massa até meio das forminhas, pois crescem bastante.

sexta-feira, junho 08, 2007

Premio Blog com Tomates

A Lidia, autora do blog Jardim dos sabores , e a Paula do blogRap´ó Tacho ofereceram ao Baú da Conceição o Prémio Blog com Tomates, que agradeço.

"Considero um Blog com Tomates aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano. Havendo quem possa ter outra interpretação do mesmo, a nomeação de blogs e seus respectivos conteúdos são da responsabilidade de quem os indica."



Os cinco blogs nomeados por mim são os seguintes:
Agdá
Trem Bom
100% Açúcar
Elvira's Bistrot
Diário de Cozinha

Se os nomeados estiverem interessados em dar continuidade à cadeia, têm de ir ao Blog com Tomates descarregar a imagem, informar esse blog da sua nomeação e publicar um post com as nomeações.

terça-feira, junho 05, 2007

bolo da comunhão da Leticia



Bolo da 1ª comunhão da filhota, este bolo não fui eu que fiz, foi feito por um amigo da familia, estava delicioso, super fofo, muito simples , agora só falta a receita, logo que a tenha coloco aqui.


Para desvendar a massa era de pão-de-ló, super leve, recheio creme de ovo, cobertura creme de ovo, e uma leve camada de massapan muito fina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...